A NBC T 16 – Normas Brasileiras De Contabilidade Aplicadas Ao Setor Público em sua NBC T 16.8 - estabelece referenciais para o controle interno como suporte do sistema de informação contábil, no sentido de minimizar riscos e dar efetividade às informações da contabilidade, visando contribuir para o alcance dos objetivos da entidade do setor público.
Marque a alternativa incorreta sobre a finalidade do controle interno da entidade do setor público, conforme a normativa.
A NBC PA 290 (R2) – estabelece normas sobre a Independência – Trabalhos de Auditoria e Revisão. Os conceitos sobre a independência devem ser aplicados por auditores para:
A Instrução Normativa Nº 24, de 17 de novembro de 2015 que dispõe sobre o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT), dos trabalhos de auditoria realizados pelas unidades de auditoria interna e do Relatório Anual de Atividades Da Auditoria Interna (RAINT). Sobre o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT), marque a alternativa correta.
Na aplicação de sanções previstas no Código de Ética Profissional, pode ser considerada circunstância agravante
De acordo com a NBC TA 200 (R1) – OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA, risco de detecção é:
No setor público federal, o controle externo e o sistema de controle interno para concepção de seus objetivos, entre outras atividades, realiza auditorias nas entidades da Administração direta e indireta. No âmbito do poder executivo federal, as auditorias realizadas pelo sistema de controle interno, segundo a Instrução Normativa SFCI no 01/2001, classificam-se em avaliação de gestão,
Dadas as afirmativas acerca dos objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com as normas de auditoria (NBC TA 200 R1),
I. Os mandatos de auditoria para auditoria de demonstrações contábeis de entidade do setor público podem ser mais detalhados do que os de outras entidades.
II. É inadequada a manutenção do ceticismo profissional ao longo de toda a auditoria, pois o auditor incorrerá no aumento dos riscos quanto à generalização excessiva ao tirar conclusões das observações de auditoria.
III. O auditor não é obrigado e não pode reduzir o risco de auditoria a zero, e, portanto, não pode obter segurança absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante devido à fraude ou erro.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Em relação à forma de opinião do auditor, assinale a alternativa correta.
Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à auditoria, a auditoria interna está estruturada em procedimentos com enfoques
É possível dizer que a estrutura de controle interno compreende ambiente de controle; mapeamento e avaliação de riscos; procedimentos de controle; informação e comunicação; e monitoramento. Sobre essa estrutura, assinale a alternativa CORRETA:
No tocante a classificação das auditorias na Constituição Federal no art. 71, inciso IV são elencadas cinco tipos de auditoria.
Assinale a alternativa que apresenta esta classificação de auditoria.
A Norma e Procedimentos de Auditoria NPA 14 do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes Do Brasil – que trata dos laudos de avaliação emitidos por auditor independente, apresenta a Estrutura sugerida para o Laudo de Avaliação Contábil. Marque a alternativa a respectiva estrutura:
A classificação por natureza da despesa tem por finalidade possibilitar a obtenção de informações macroeconômicas sobre os efeitos dos gastos do setor público na economia. Além disso, facilita o controle contábil do gasto. Com relação à Classificação da Despesa Pública, marque a alternativa correta.
Com relação à auditoria interna, assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com a NBC TA 705, quando o auditor obtém evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis, o seu relatório deve conter um parecer de: