A resolução CFC Nº 986/03 que aprova a NBC TI 01 que estabelece orientações sobre a Auditoria Interna. No item 12.1.3 – que aborda os conceitos de Fraude e Erro, afirma que a Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. Com relação aos conceitos de Fraude e Erro na auditoria, marque a alternativa correta.
A Instrução Normativa Nº 24, de 17 de novembro de 2015 que dispõe sobre o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT), dos trabalhos de auditoria realizados pelas unidades de auditoria interna e do Relatório Anual de Atividades Da Auditoria Interna (RAINT). Sobre o Relatório Anual de Atividades Da Auditoria Interna (RAINT), marque a alternativa correta.
A partir dos artigos 7° e 8° da Lei de Licitações, são feitas distinções entre obras, serviços e compras. Com relação aos conceitos da Lei de Licitações, marque a alternativa correta.
Na auditoria governamental, os papéis de trabalho deverão estar acondicionados em arquivos do tipo permanente e corrente. Os papéis de trabalho correntes devem constituir um registro claro e preciso do serviço executado em cada
Em relação aos objetivos gerais do auditor independente e à condução da auditoria em conformidade com as normas de auditoria, segundo a NBC TA 200 R1, assinale a alternativa correta.
O Planejamento é um processo contínuo e interativo, que, muitas vezes, começa logo após a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual. Acerca do Planejamento de Auditoria, assinale a alternativa correta.
Dadas as afirmativas quanto à Auditoria no Setor Público,
I. O ambiente da auditoria do setor público é aquele no qual governos e outras entidades do setor público são responsáveis pelo uso de recursos provenientes de tributação e outras fontes, para a prestação de serviços aos cidadãos e outros beneficiários.
II. O governo e outras entidades do setor público devem prestar contas de sua gestão e desempenho, assim como do uso dos recursos, tanto para aqueles que proveem os recursos como para aqueles que dependem dos serviços prestados com a utilização de tais recursos, incluindo os cidadãos.
III. A auditoria do setor público ajuda a criar condições apropriadas e a fortalecer a expectativa de que as entidades do setor público e os servidores públicos desempenharão suas atribuições de modo efetivo, eficiente, ético e em conformidade com as leis e os regulamentos aplicáveis.
IV. A auditoria do setor público é prescindível, pois fornece aos órgãos do poder executivo, bem como aos responsáveis pela governança e ao público em geral, informações e avaliações independentes e objetivas acerca da gestão e dos gastos governamentais.
verifica-se que estão corretas apenas
Assinale a alternativa correta a respeito de risco de auditoria em relação a um caso no qual em uma situação "A" os registros contábeis decorrem de cálculos complexos, na "B" os saldos das contas são compostos de valores derivados de estimativas contábeis sujeitas à incerteza significativa e na "C" há transações cujos registros refletem o valor histórico do item sem a necessidade de cálculos complexos ou estimativas.
Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o(a):
O exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados é denominado Procedimento:
Assinale a alternativa correta a respeito de eventos subsequentes, conforme a NBC TA.
A evidência de auditoria é necessária para sustentar a opinião e o relatório do auditor. Ela é de natureza cumulativa e primariamente obtida a partir de procedimentos de auditoria executados durante o curso da auditoria. De acordo com a NBC TA 200 (R1), a medida da quantidade de evidência de auditoria é denominada:
Uma das finalidades da auditoria na Administração Pública é comprovar a legalidade e legitimidade dos fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados. A auditoria executada exclusivamente por servidores em exercício no órgão central ou nos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal é denominada
No processo de amostragem, população é o conjunto completo de dados sobre o qual a amostra é selecionada. O processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes, é denominado:
Entre as técnicas de auditoria adotadas pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, o cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, no âmbito da própria organização, com vistas à consistência mútua entre diferentes amostras de evidência, constitui-se no(na)