Após finalizar a sua prestação de contas anual, um ente público a enviou no prazo previsto para o tribunal de contas. Após alguns meses, o ente recebeu um relatório de análise preliminar em que foram apontadas algumas inconsistências nas demonstrações contábeis, que afetaram a sua análise e o processo de responsabilização. Em decorrência dessa situação, o gestor determinou que nos exercícios seguintes fosse realizada uma auditoria prévia ao envio ao tribunal de contas, para que a prestação de contas fosse corretamente operacionalizada.
Para atender a determinação do gestor, deve ser planejada uma auditoria:
A documentação de auditoria, também denominada papéis de trabalho, compreende todos os documentos e anotações que registram as evidências dos trabalhos executados pelo auditor e fundamentam sua opinião e comentários. Os papéis de trabalho podem ser permanentes ou correntes.
Os do tipo permanente contêm informações de natureza perene, passíveis de serem utilizadas em mais de um trabalho de auditoria, e podem ser exemplificados por:
No curso de auditoria de demonstração financeira, o auditor identificou mensuração de valor de ativo imobilizado que foi realizada com auxílio de especialista externo em engenharia contratado pela administração da entidade auditada. O auditor, então, obtém diretamente
do especialista confirmação da informação que consta na demonstração auditada, obtendo ainda a informação de que o especialista já fora contratado diversas outras vezes pela administração para a realização de outros serviços correlatos, sempre mediante o pagamento de honorários consideravelmente elevados, ainda que apropriados à reputação do especialista no mercado.
A respeito da situação descrita, é correto afirmar com base nas normas técnicas e profissionais que regem a atividade de auditoria que
Considerando a responsabilidade do auditor em emitir um relatório apropriado nas circunstâncias em que, ao formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, conclui que é necessária uma modificação em seu ponto de vista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao finalizar os trabalhos, em virtude da natureza do assunto e pelo fato das demonstrações contábeis apresentarem distorção relevante, o auditor decide pela abstenção de opinião, o que significa que no relatório não existirá opinião de auditoria.
( ) O auditor contábil deve abster-se de incluir qualquer opinião no relatório de auditoria, quando conseguir obter evidência
suficiente de que as distorções existentes nas demonstrações contábeis não são relevantes.
( ) Quando o auditor considerar necessário expressar uma “opinião adversa” sobre as demonstrações contábeis como um
todo, o seu relatório não deve conter, também, uma opinião não modificada com relação à mesma estrutura de relatório
financeiro sobre quadro isolado das demonstrações contábeis.
A sequência está correta em
À luz do que dispõe a NBC PA 400 – Independência para o Trabalho de Auditoria e Revisão, assinale a afirmativa INCORRETA.
Visando defender a importância de uma auditoria de demonstrações contábeis, um estudante de contabilidade fez as
seguintes afirmações; analise-as.
I. A auditoria detalha a realidade da organização e, com isso, assegura a sua viabilidade futura.
II. Com uma boa auditoria consegue-se minimizar problemas com a fiscalização e garantir a eficiência com a qual a administração conduzirá os negócios da entidade.
III. Em auditorias de demonstrações contábeis, é legalmente vedado ao auditor emitir opinião sobre a eficácia do controle interno.
Está INCORRETO o que se afirma em
No que diz respeito à disciplina de auditoria, julgue os itens de 76 a 78.
Suponha-se que, ao cotejar os saldos da conta Clientes nos balanços encerrados em 2020 e 2021, o auditor verifique uma oscilação abrupta que não guarda relação com a receita de vendas do período. Nesse caso, é correto afirmar que foi descrita a utilização do procedimento denominado “recálculo”
No que se refere à auditoria como técnica contábil, assinale a opção correta.
No que se refere à execução dos trabalhos de auditoria, se uma evidência de auditoria é apropriada e suficiente, isso constitui a principal razão para que o auditor possa
Assinale a alternativa que apresenta a definição correta.
O objetivo principal da auditoria de demonstrações contábeis é
Se o auditor, no curso dos trabalhos da auditoria, decidir realizar o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de ativo, está realizando o procedimento de auditoria tecnicamente chamado de
O risco de controle é uma função da eficácia do desenho
(controles estabelecidos), da implementação e da manu-
tenção do controle interno pela administração no trata-
mento dos riscos identificados que ameaçam o cumpri-
mento dos objetivos da entidade, que são relevantes para
a elaboração das demonstrações contábeis da entidade.
O controle interno, independentemente da qualidade da
sua estrutura e operação,
Assinale a alternativa que apresenta a definição correta.
Na elaboração do relatório de um trabalho de auditoria, o auditor deve recordar que seu formato e conteúdo dependerão da natureza da auditoria, dos usuários previstos, das normas aplicáveis e dos requisitos legais. A norma ISSAI 100 - Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público traz recomendações acerca de relatório de auditoria relativas a trabalhos de certificação e trabalhos de relatório direto.
Entre essas recomendações, destaca-se que, nos trabalhos de relatório direto: