Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Etimologia da palavra TEATRO deriva do grego THEATRON que significa "o que se vê" "teatro: olhar com interesse”; e "tron": donde Ou seja: o local de onde se vê. no teatro dramático há três elementos essenciais: o ator, o texto e o público. O teatro não acontece sem a conjugação dessa tríade. Analise as afirmações abaixo a partir dessas informações: I. Na cena teatral, o cenário e os figurinos situam o ator no espaço e são historicamente considerados mais importantes que a palavra. II. O ator pode ser considerado como o vínculo entre o texto do autor, as diretivas de encenação do encenador e o olhar e a audição do espectador. III. A plateia dá significado ao espetáculo. É um grupo com o qual o ator está compartilhando uma experiência. IV. A relação intrínseca entre as diversas linguagens presentes no teatro — cenografia, figurino, sonoplastia, iluminação etc. — não contribui para a definição do teatro como síntese artística. Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

As competências de produção dos alunos da escola média em teatro podem caracterizarse pelo saber: I. Fazer criações de possibilidades expressivas corporais, faciais, do movimento, da voz, do gesto; II. Improvisar, atuar e interpretar personagens, tipos, coisas, situações; III. Atuar na convenção palco/plateia e compreender essa relação; IV. Pesquisar, analisar e adaptar textos dramáticos e não dramáticos com vistas à montagem de cenas, performances ou espetáculos, inclusive os referentes a artes audiovisuais como televisão, vídeo, cinema, telas informáticas, dentre outros. Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

A famosa obra Abaporu, cuja imagem está

abaixo, sintetiza os novos rumos da arte

brasileira a partir da Semana de Arte

Moderna de 1922. A autora dessa pintura foi

a artista:

Na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) encontrase o ensino de Arte. Essa área do conhecimento apresenta as capacidades de representação e comunicação. Nesse sentido, os PCN analisam as implicações da relação entre os elementos ressaltando duas grandes áreas:

De acordo com o PCN Arte (1998), há uma linguagem artística que “promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas (...) os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano.”. Essa linguagem artística, portanto, recria a realidade, narra fatos. Marque a linguagem a que se refere o texto.

Observe as figuras abaixo:


Todas essas ilustrações retratam a personagem Iracema do romance de José de Alencar. As esculturas são produções artísticas de

diversos autores. Marque a opção que corresponde aos autores de cada uma dessas esculturas representadas.

Para desenvolver competências e habilidades nos alunos no âmbito da linguagem da Música, deve-se levar em conta a percepção e a vivência dos parâmetros musicais adequadamente. Assinale a alternativa que corresponde ao parâmetro musical e sua aplicação correta.

A Proposta Triangular foi intensamente pesquisada entre 1987 e 1993 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, quando Ana Mae Barbosa esteve à frente de um programa de arte educação naquela instituição. Essa abordagem

Em uma atividade voltada para a apreciação e leitura de imagens,

o docente opta pelo caminho da intertextualidade para aguçar a

percepção dos alunos e sensibilizá-los.

Ele apresenta as imagens da maternidade a seguir.

As opções a seguir apresentam características do processo de

análise intertextual das imagens, à exceção de uma. Assinale-a.

Exposição na Alemanha inova ao tratar tatuagem como arte

“Uma exposição em cartaz no Museu de Artes e Indústrias de

Hamburgo, na Alemanha, inova ao abordar tatuagens como

obras de arte. 'Nossa pele é uma dádiva, é um tipo especial de

tela', afirma Susanna Kumschick, antropóloga suíça que fez a

curadoria da mostra. Ela conta que foi motivada a realizar a

exibição pela necessidade de olhar para corpos pintados de um

novo ângulo".

Com base nas imagens e no texto, as afirmações a seguir

caracterizam um aspecto das tatuagens como obra de arte,

à exceção de uma. Assinale-a.

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados. Esta atividade tinha como objetivo principal

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como

O professor de Artes, em colaboração com o docente de História, propõe a apreciação e análise do filme “300”, de Zack Snyder (2007). O filme se baseou na série homônima de história em quadrinhos de Frank Miller e trata da Batalha das Termópilas, durante as guerras grego-pérsicas. Em relação às possibilidades metodológicas de trabalhar a relação entre conhecimento histórico e linguagem cinematográfica em sala de aula, analise as afirmativas a seguir. I.O tratamento digital das imagens gera um efeito realista e reforça os estereótipos oriente-ocidente, transformando a batalha entre espartanos e persas em um confronto épico. II.O enquadramento, o movimento da câmera e a trilha sonora são aspectos a serem analisados para avaliar o efeito dramático da narrativa cinematográfica. III.O formato de documentário, ao utilizar uma narrativa realista e fidedigna, transmite maior veracidade sobre o processo histórico. Assinale:

Um professor de história inspira-se nas observações metodológicas de Leandro Karnal a respeito do uso de obras de arte no ensino da História para tratar da cultura do Renascimento: “Não se deve estabelecer na análise artística uma leitura de 'reflexo' da sociedade, pois significaria negar o estatuto da própria arte. A arte não é um reflexo, mas constitui também a maneira de perceber o mundo e passa a constituir este mesmo mundo".

 

As opções a seguir interpretam corretamente o documento iconográfico no contexto da cultura renascentista, sem reduzir a arte a um reflexo da sociedade, à exceção de uma. Assinale-a.

Segundo os PCNs, o conhecimento artístico como experiência estética direta com a obra de arte pode ser progressivamente enriquecido e transformado pela ação de outra modalidade de conhecimento, gerado quando se pesquisa e contextualiza o campo artístico como atividade humana. Tal conhecimento estuda o fenômeno artístico como: EXCETO

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282