A história da arte está relacionada à cultura dos mais variados povos existentes. Ela atravessa os tempos, criando e contando o passado e recriando o presente. Sobre esse assunto todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.
As danças folclóricas são uma forma de desenvolver essa expressão artística com base em tradições e costumes de um povo. Elas podem ser executadas de várias formas com pares ou em grupos e a forma original de dançar e cantar permanece praticamente a mesma. Em diversos países, a dança folclórica é a expressão daquele povo. Com relação às danças folclóricas brasileiras assinale a alternativa INCORRETA
O trabalho pedagógico com Arte-educação orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) e amplamente difundido no Brasil pela pesquisadora Ana Mae Barbosa denomina-se:
A arte tem muitas funções na vida do ser humano. Ela emociona, diverte, informa e instrui. Podemos dizer que ela expressa o
sentir da humanidade. O que é correto afirmar?
I) Para um artista se utilizar de recursos para a produção de Arte é possível expressar as suas ideias e sentimentos sem destruir a
natureza. Desse modo, a Arte tem também uma função ambiental.
II) As manifestações culturais mostram a identidade e os costumes de um povo ou classe social, elas representam o imaginário da
humanidade.
III) A Arte enquanto linguagem ultrapassa a função da simples comunicação, pois transmite sentimentos e informações que
transformam as ideias, os sentimentos e as informações já existentes, influenciando modos e atitudes.
São competências e habilidades a serem desenvolvidas com o ensino de Arte no Fundamental II, segundo as Expectativas de Aprendizagem da SME, relacionadas à linguagem visual:
O professor deve considerar essencialmente as relações estabelecidas pelo aluno entre os conhecimentos em arte, os conteúdos desenvolvidos e a sua realidade, para se fazer:
A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista. imagem O objetivo desta atividade era
Percepção e análise de produções visuais são atividades
intrínsecas à arte educação, incluindo a capacidade de
reconhecimento de linguagens da arte contemporânea, como o
hibridismo, marcado pela fusão de estilos, elementos e materiais.

Analise as imagens acima e assinale a opção que indica
corretamente exemplos de hibridismo na arte contemporânea.
Analise as imagens a seguir.

A respeito da dissolução das fronteiras entre ciência, tecnologia,
arte e natureza - própria das linguagens contemporâneas da arte
- e com base nas imagens, analise as afirmativas a seguir.
I.As linguagens artísticas baseadas nas tecnologias digitais
confirmam a tendência à especialização que caracteriza o
trabalho de artistas e cientistas, treinados, respectivamente,
em saberes práticos e teóricos.
II.O uso de técnicas digitais na produção de imagens artísticas e
científicas demonstra o caráter altamente técnico da arte
contemporânea, confirmando a irredutibilidade entre
natureza e artifício.
III.Arte, ciência e tecnologia formam um campo transdisciplinar
e transmetodológico, caracterizado pela convergência de
diversos graus de artificialismo.
Assinale:

A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as
afirmativas a seguir.
I.Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical,
formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como
“silenciosos".
II.Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma
execução musical, concentrando-se não na música em si, mas
em todos os sons não-musicais exteriores a ela.
III.A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em
ambiente acusticamente isolado, de modo que a música
ressoe sobre um fundo neutro.
As teses de Schafer são confirmadas

O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o
debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o
movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe
uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são
aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos?
Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas
a seguir.
I.Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva,
capaz de gerar identidade e promover a interação.
II.Compreender e apreciar as diversas danças como
manifestações culturais, sem hierarquizá-las.
III.Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em
movimento para entender o valor dos exercícios físicos.
Assinale:
A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma
técnica narrativa pautada na comunicação visual.

Com base na tira “Calvin e Haroldo", de Bill Watterson, assinale a
opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.
A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Todas as afirmações abaixo sobre a estética e a arte estão corretas, EXCETO.
A história da arte geralmente é organizada em períodos que acompanham o próprio desenvolvimento das civilizações. Analise as afirmações abaixo sobre a história da arte I. As pinturas rupestres, encontradas em sítios arqueológicos em todos os continentes do planeta, constituem as primeiras formas de expressão artística do homem pré-histórico. II. Heitor Villa-Lobos incorporou em suas obras elementos do folclore, das melodias indígenas, das músicas populares e a sonoridade dos pássaros e da realidade brasileira. Com ele iniciou-se a música moderna brasileira. III. No período da colonização do Brasil, a arte indígena foi bastante valorizada e compreendida pelos portugueses. IV. Na transição da Idade Média para a Idade Moderna, precisamente entre os séculos XIV e XV, houve uma explosão de renovação artística que culminou na Arte Renascentista, cujo triunfo ocorreu na Itália do século XVI. Após análise das afirmações acima podemos concluir que:
Todos os objetivos abaixo podem ser considerados um objetivo geral da área de dança, EXCETO.