Assinale a opção correta a respeito das características dos documentos de arquivo.
Os objetivos de produção dos arquivos estão relacionados às questões
Assinale a opção correta a respeito da avaliação de documentos.
No que concerne a ações culturais e educativas desenvolvidas em entidades arquivísticas, assinale a opção correta.
No que se refere à política de descrição, assinale a opção correta.
Com relação ao acondicionamento de documentos, assinale a opção correta.
A respeito dos instrumentos de pesquisa, assinale a opção correta.
Considere que os documentos de um determinado setor da DPU estejam organizados com base na procedência ou local. Nessa situação, o método de arquivamento adotado denomina-se
Considerando os procedimentos administrativos adotados nos
arquivos, julgue os itens a seguir.
De acordo com as regras de alfabetação, no caso de homônimos, os graus de parentesco deverão ser considerados.
Acerca de recursos humanos e materiais adotados pelos arquivos,
julgue os próximos itens.
A unidade de acondicionamento predominante nos arquivos correntes são as caixas-arquivo.
Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo
em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas
de arquivamento, julgue os itens que se seguem.
A correspondência ostensiva é distribuída por esse órgão sem que os profissionais que atuam no setor de protocolo tenham conhecimento de seu teor.
A respeito da microfilmagem e da automação em arquivos, julgue os itens a seguir.
A limitação do sistema informatizado de gestão arquivística de documentos está no fato de gerenciar apenas os documentos digitais.
A respeito da microfilmagem e da automação em arquivos, julgue os itens a seguir.
A adoção da sinalética constante na norma ISO 9878/1990 representa um esforço para que a microfilmagem no Brasil seja realizada dentro dos padrões e das normas internacionais.
Com relação à legislação arquivística brasileira, julgue os próximos itens.
Os arquivos permanentes produzidos e(ou) recebidos pelas agências reguladoras devem ser mantidos sob a responsabilidade da própria agência, garantindo o direito de a sociedade ter acesso aos documentos públicos.
A enorme quantidade de documentos que caracteriza o arquivo permanente público versus a necessidade urgente de pesquisa e divulgação motiva o estabelecimento de políticas de descrição que se concretizem em programas descritivos viáveis e eficazes.
Heloisa Liberalli Bellotto. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991. p. 141 (com adaptações).
Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.
A produção de instrumentos de pesquisa deve ser sucessiva, isto é, do geral para o particular, sendo o guia o primeiro instrumento a ser elaborado.