Na identificação da imagem digital, as sinaléticas básicas são:
A Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos, estabelece, entre outras medidas, que
O conjunto articulado de informações referentes a uma unidade de descrição é conhecido por
A organização dos arquivos, como enfatizou Janice Gonçalves, significa dar visibilidade às funções e atividades do organismo produtor. De acordo com a terminologia adota- da por alguns profissionais da área, o instrumento utilizado nessa tarefa recebe nomes distintos, conforme a etapa em que se encontram os documentos em seu ciclo vital: na fase corrente, trata-se do plano de classificação; e, na fase permanente, trata-se
Atenção: Para responder às questões de números 33 a 35, considere o texto abaixo transcrito. 
Quanto ao tipo documental, trata-se de
No âmbito de uma instituição arquivística, o histórico do órgão produtor, o levantamento de suas atividades, a análise da situação do acervo (dimensões, organização, estado de conservação) e dos recursos materiais e humanos disponíveis configuram o chamado
A guarda dos arquivos se inscreve na duração, no tempo longo da vida dos homens e das instituições, ao contrário das necessidades da comunicação, da informação e, em geral, da documentação, que são orientadas para a atualidade e o imediato.
Neste trecho de seu livro Arquivos para quê? (São Paulo, 2010), Bruno Delmas refere-se ao binômio
O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística é um instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades inerentes ao fazer arquivístico. Entre uma dessas atividades, a Avaliação é de fundamental importância para a prática de gestão documental.
Qual das alternativas abaixo está CORRETA, com relação ao termo Avaliação?
Julgue os itens que se seguem, acerca dos requisitos e metadados dos SIGADs.
Um requisito obrigatório em um SIGAD é permitir a associação de metadados às unidades de arquivamento.
Julgue os itens a seguir, relativos a sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs).
A incorporação de um documento a um SIGAD é conhecida como rastreabilidade, consistindo na análise e identificação do conteúdo desse documento.
Com relação às políticas de acesso aos documentos de arquivo, julgue os itens subsequentes.
O pleno acesso às informações contidas nos documentos de arquivo é limitado por razões de segurança da sociedade e do Estado, e em respeito à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.
Julgue os próximos itens, a respeito da análise tipológica dos documentos de arquivo.
A compreensão da composição de uma série documental é facilitada pelo emprego da tipologia documental na classificação de documentos de arquivo.
Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.
As fotografias que apresentam qualidade técnica inferior são consideradas documento de valor imediato.
Acerca da política, do uso e da difusão dos documentos arquivísticos, julgue os itens a seguir.
Entre os fatores determinantes para a etapa de recolhimento dos documentos, incluem-se a frequência de utilização e o respeito às condições físicas dos documentos.
Com relação às medidas preventivas adotadas para a conservação de acervos arquivísticos, julgue os itens seguintes.
O uso do pó de borracha é indicado para a limpeza de documentos em suporte de papel vegetal, como as plantas e os desenhos de arquitetura.