Para indicar os lugares ocupados por documentos temporariamente removidos faz-se uso de
À resolução ou decisão tomada coletivamente pelos tribunais dá-se o nome de
No Diagnóstico dos arquivos da Justiça do Trabalho (Brasília, 2009), levado a efeito pelo Grupo de Trabalho de Gestão Documental do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, foram recomendadas, entre outras, as seguintes providências:
I. Estruturar unidade organizacional, diretamente subordinada à Direção do Tribunal, com competência para a gestão de documentos administrativos e judiciais nas fases de guarda intermediária e permanente, em conformidade com a legislação brasileira e com os princípios da Arquivologia.
II. Tornar obrigatório que parte da dotação orçamentária anual dos Tribunais seja direcionada para ações de gestão documental e de processamento técnico do arquivo permanente, conforme planejamento estratégico, através de rubrica própria.
III. Solicitar estudos de viabilidade da centralização dos arquivos intermediários das unidades administrativas e judiciárias, incluindo as Varas localizadas na sede e fora da sede, bem como da implantação de arquivos setoriais de acordo com macrorregiões, estipulando-se cronograma para retirada e entrega dos documentos arquivados.
Está correto o que se afirma em
Os arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem jamais se misturarem aos de origem diversa, conforme estabelece o princípio da
Quando o documento, depois de colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva de duplo revestimento, continua solto e sem aderir ao plástico, diz-se que foi submetido à técnica de proteção conhecida como
Acórdãos e resoluções, documentos típicos dos tribunais brasileiros, constituem exemplos de
Relatórios, programas e projetos são exemplos de
Na literatura arquivística, os arquivos permanentes são também considerados arquivos:
As sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção à guarda permanente ou eliminação, constituem:
A sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido, é denominada:
O conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa, identificando e explicando o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos, é denominado:
Um documento deverá ser arquivado após ter sido classificado e tramitado. O exame do documento exige que se verifique se ele deve realmente ser arquivado, se possui anexo(s) e se a classificação a ele atribuída será mantida ou alterada.
Esses procedimentos fazem parte da operação de
Dentro dos acervos arquivísticos, a correspondência é um dos gêneros de documentos escritos que merece tratamento especial por ter relevância intermediária nas ações administrativas. Dadas as afirmativas seguintes,
I. A correspondência classifica-se em interna e externa.
II. Correspondência interna são os memorandos, despachos, circulares.
III. Correspondência oficial – trata-se de assunto de interesse específico de uma instituição.
IV. Correspondência particular – trata-se de interesse pessoal dos servidores da instituição.
V. Correspondência externa – trocada entre uma instituição e outras entidades, como cartas, ofício, telegramas.
Verifica-se que estão corretas
A documentação apresenta características de utilidade e temporalidade. Dadas as afirmativas seguintes,
I. A movimentação e arquivo da documentação devem considerar a utilidade e vida útil de cada documento.
II. O prazo de guarda representa o tempo em que um documento ficará arquivado.
III. O prazo de guarda é também estipulado pensando nas necessidades de quem elaborou os documentos.
IV. Temporalidade do documento significa a vida útil do documento.
V. A destinação final de qualquer documento é a guarda permanente em depósito.
Verifica-se que são corretas apenas
Antes de se guardar os documentos nas pastas, dossiês e móveis correspondentes, os funcionários de arquivo deverão obedecer a uma sequência de etapas, estando entre elas temos inspeção, que consiste na verificação de cada documento quanto ao seu destino, porque vários motivos fazem-no chegar ao arquivo.
Com base no enunciado, marque os elementos que correspondem à inspeção.