Com relação à gestão de documentos, julgue os itens seguintes.
As rotinas de protocolo compreendem o recebimento do documento, o registro do documento no sistema e a distribuição do documento ao(s) destinatário(s), não sendo estendidas essas rotinas aos documentos de caráter particular.
Acerca de conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que
se seguem.
Os arquivos correntes armazenam documentos de valor secundário.
A recente Lei nº 12.527, de 18/11/2011, conhecida como a lei de acesso à informação, não se aplica a entidades privadas sem fins lucrativos, ainda que estas recebam recursos públicos a título de subvenção ou para a realização de ações de interesse público.
As entidades privadas sem fins lucrativos, ainda que sejam beneficiárias de repasses de recursos públicos, não integram a Administração Pública e a elas não se aplica o dever de prestar contas.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
Considerando que o acesso aos documentos públicos permanentes devem ser o mais amplo possível, recomenda-se, para esta finalidade, que o primeiro instrumento de pesquisa a ser produzido por uma instituição seja um
Relacione as colunas a seguir.
1. Catálogo.
2. Guia.
3. Inventário.
4. Repertório.
( ) Obra destinada à orientação dos usuários no conhecimento e na utilização dos fundos que integram o acervo de um arquivo permanente.
( ) Instrumento no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas.
( ) Instrumento de pesquisa que descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, conforme um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico.
( ) Instrumento de pesquisa elaborado conforme um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, que inclui todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos.
A sequência está correta em
Embora os documentos produzidos pelas instituições sejam, em grande medida, semelhantes, um dos principais argumentos de suas singularidades se sustenta a partir da
A Gestão de Documentos Arquivísticos, entendida enquanto instrumento de racionalidade administrativa dos documentos produzidos e acumulados pelos estados modernos, tem em sua estrutura de fundamentação, o(a)
O Poder Executivo Federal determina, através dos órgãos competentes, os critérios de descarte dos documentos produzidos em sua esfera de competência. No caso dos arquivos de autarquias federais, este descarte
A organicidade, enquanto propriedade que diferencia os documentos de arquivo, dos demais tipos de registros, pode ser justificada enquanto produto
Na metade dos anos 90, a Arquivologia brasileira foi marcada pela discussão em torno da Arquivística Integrada que, como linha de pensamento,
O conjunto de regras para a descrição de documentos arquivísticos, estabelecidos pela ISAD (G), visa
I. assegurar descrições consistentes.
II. facilitar a troca de informações sobre os documentos.
III. estabelecer critérios descritivos para os registros sonoros.
IV. um sistema unificado de informações.
Assinale
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.
O recebimento de documentos em um setor de protocolo compreende a separação da correspondência oficial da particular e a separação da correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso.
Acerca da legislação, dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.
Os documentos de arquivo são produzidos e(ou) recebidos para o atendimento de objetivos culturais e históricos.
Acerca da legislação, dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.
Conforme o disposto na legislação arquivística, os arquivos do TRE/RJ constituem arquivos federais.
Com referência à preservação e conservação de documentos de
arquivo, julgue os itens a seguir.
A limpeza dos documentos de arquivo pode ser feita com um pano umedecido com água sanitária.