A Gestão de Documentos, que se constitui em um importante instrumento de qualidade da administração pública, é uma determinação recente no Brasil, que tem como base legal fundamental a(s)
A Gestão de Documentos Arquivísticos, entendida enquanto instrumento de racionalidade administrativa dos documentos produzidos e acumulados pelos estados modernos, tem em sua estrutura de fundamentação, o(a)
De acordo com a Lei de Arquivos (Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991), gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente, bem como:
O controle do fluxo de documentos de uma instituição desde sua criação até a destinação final chama-se
A documentação envolve técnicas de, EXCETO:
Racionalizar a produção de documentos e normalizar os procedimentos relacionados com sua avaliação e destinação, promovendo a transparência administrativa e agilizando o processo decisório, são, no âmbito do poder público, alguns dos objetivos
A respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
A gestão de documentos envolve as sete funções arquivísticas: criação, classificação, avaliação, difusão, descrição, aquisição e preservação.
O nível mínimo, um dos quatro níveis de aplicação de um programa de gestão de documentos, compreende
Com relação à gestão de documentos, julgue os itens seguintes.
Um código de classificação de documentos de arquivo é elaborado na fase de produção de documentos de um programa de gestão de documentos.
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.
A incorporação é considerada uma das fases mais importantes de um programa de gestão de documentos.
A fase da gestão de documentos que compreende a elaboração do instrumento de classificação dos documentos de arquivo é a da
Dentro dos acervos arquivísticos, a correspondência é um dos gêneros de documentos escritos que merece tratamento especial por ter relevância intermediária nas ações administrativas. Dadas as afirmativas seguintes,
I. A correspondência classifica-se em interna e externa.
II. Correspondência interna são os memorandos, despachos, circulares.
III. Correspondência oficial – trata-se de assunto de interesse específico de uma instituição.
IV. Correspondência particular – trata-se de interesse pessoal dos servidores da instituição.
V. Correspondência externa – trocada entre uma instituição e outras entidades, como cartas, ofício, telegramas.
Verifica-se que estão corretas
Dentro de uma entidade que produz bens ou serviços, a informação é uma ideia ou conhecimento. Para que seja transmitida necessita de um suporte que é o meio no qual a informação é registrada. No momento em que esse registro ocorre em um suporte, origina-se um documento. Esses documentos são colecionados em um arquivo. Com base nessas afirmações, assinale a alternativa que não tem relação com o conceito de arquivo.
Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de documentos.
A gestão de documentos contempla, principalmente, as fases corrente e intermediária.
Os arquivos que têm sob sua guarda os documentos resultantes da experiência humana em um campo específico, independentemente de seus suportes, como, por exemplo, os arquivos de engenharia e os arquivos hospitalares, são denominados: