Com relação a políticas de arquivo e legislação arquivística, julgue os itens seguintes.
No âmbito do Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça desenvolveu um programa de gestão de documentos.
Em todos os arquivos, uma das tarefas mais difíceis é a avaliação de documentos. Quando essa atividade é desenvolvida, algumas perguntas orientam muito quanto aos valores dos documentos. Perguntas como, por exemplo, se o documento contém informações de valor político, científico, tecnológico e cultural que possam contribuir para a reconstituição da memória nacional e se o documento apresenta informações relevantes sobre assuntos de interesse para os pesquisadores de diversas categorias profissionais estão relacionadas diretamente ao valor
Acerca do gerenciamento documental e dos conceitos que
o norteiam, analise as assertivas abaixo.
I. Detectar o valor primário de um documento implica
identificar seu potencial de uso no âmbito do
processo decisório.
II. O valor secundário de um documento diz respeito
aos motivos pelos quais diferentes usuários fazem
uso de tal documento posteriormente ao seu
produtor.
III. O valor secundário de um documento costuma ser
menos relativo do que seu valor primário.
É correto o que se afirma em
Com relação à gestão de documentos, analise as
assertivas abaixo.
I. Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o
recolhimento dos documentos produzidos e
recebidos pelo Poder Executivo Federal.
II. A administração da documentação pública ou de
caráter público compete às instituições arquivísticas
federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.
III. É dever do Poder Público a gestão documental e a
proteção especial a documentos de arquivos, como
instrumento de apoio exclusivo à administração.
É correto o que se afirma em
Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de documentos.
A classificação de documentos tem um instrumento específico para ser realizada nos arquivos, que é denominado plano de destinação.
Julgue os itens seguintes, relativos à gestão de documentos.
A gestão de documentos não se aplica a documentos eletrônicos.
A respeito da gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
Na fase da destinação de um programa de gestão de documentos, ocorre a avaliação dos documentos.
No que se refere à arquivologia, julgue os itens que se seguem.
A gestão de documentos é uma condição necessária para a restauração de documentos de arquivo.
Com relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
As três fases básicas da gestão de documentos são produção, utilização e destinação dos documentos.
Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação de documentos.
Ao se implantar um programa de gestão documental, o acesso aos documentos que apresentam valor imediato será restrito ao usuário interno.
Em meados do século XX, em decorrência do progresso científico e tecnológico alcançado pela humanidade, a produção de documentos cresceu a níveis tão elevados que houve a necessidade de se buscar novas soluções para gerir as grandes massas documentais. A gestão de documentos são conjuntos de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos. Dessa conceituação podemos destacar as três fases básicas da gestão de documentos: a produção, a utilização e a destinação. Com relação a essas fases, analise as afirmativas.
I. Produção de documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor.
II. Utilização de documentos: essa fase inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.
III. Avaliação e destinação de documentos: desenvolver-se mediante a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.
Está correto o que se afirma em:
O valor secundário refere-se ao uso para outros fins que não aqueles para os quais os documentos foram criados.
O documento, para que tenha valor secundário, deve ser
Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de documentos.
Quando o protocolo remete documentos aos setores de trabalho para estes decidirem sobre a matéria contida nesses documentos, ele realiza uma de suas principais atividades, que é o registro.
Com base no dispositivo do Decreto no 7.845, de 14 de novembro de 2012, foi desenvolvido pelo Estado, para uso exclusivo em interesse do serviço de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal na cifração e na decifração, o(a)
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.
Sucedem ao recebimento do documento no protocolo as seguintes rotinas: difusão, avaliação e descrição.