Julgue o próximo item, relativos a otimização de consultas, ETL, modelo entidade-relacionamento e bancos de dados NoSQL.
Em um diagrama entidade-relacionamento (DER), uma entidade, cuja definição é um conjunto de objetos da realidade modelada, é representada graficamente por meio de um retângulo.
Em relação à engenharia de software, julgue o item que se segue.
O Sprint Backlog é uma lista ordenada que inclui o que é necessário para melhorar o produto, sendo, juntamente com o Product Backlog, a fonte de trabalho realizado pelo Scrum Team.
Acerca da administração pública brasileira, julgue o item a seguir.
A primeira reforma da administração pública brasileira ocorreu em 1930, e seu principal objetivo era instituir o liberalismo nas ações do Estado.
Julgue o próximo item, a respeito das práticas na administração pública brasileira.
Ação popular, plebiscito e audiência pública são exemplos de formas de controle legislativo na administração pública.
A Administração Pública tem dado grande importância nos últimos anos à avaliação
de desempenho de seus servidores. Pesquisas recentes demonstram uma
correlação positiva entre instituições bem-sucedidas e a presença de procedimentos
de avaliação do desempenho de seu pessoal. Os sistemas de avaliação de
desempenho concentram-se em resultados alcançados a partir de expectativas
previamente negociadas e estabelecidas entre a instituição pública e o servidor
avaliado. Em Minas Gerais, foram implementados dois modelos de avaliação de
desempenho: a Avaliação de Desempenho Individual (ADI) e a Avaliação Especial
de Desempenho (AED).Considerando essas afirmações, dentre as alternativas elencadas a seguir, a Avaliação
Especial de Desempenho (AED) é utilizada para acompanhamento e avaliação
do desempenho do
A Administração Pública deve alcançar os seus resultados observando princípios
que a obrigam a respeitar parâmetros legais e éticos. Um desses parâmetros diz
respeito à integridade, tema de fundamental importância para uma gestão pública
responsável. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE), “a integridade é uma pedra fundamental da boa governança,
uma condição para que todas as outras atividades do governo tenham confiança e
legitimidade e também para que sejam efetivas”. Para a OCDE, promover a integridade
e a prevenção à corrupção no setor público é essencial não só para preservar
a credibilidade das instituições públicas em suas decisões, mas também
para assegurar um campo propício para os negócios privados.
Com base nessas afirmações, para que a Administração Pública observe os princípios
que regem a governança pública, ela deve, EXCETO:
Considerando os aspectos conceituais acerca da preservação, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Conway (1990) compreende que a preservação é uma atividade de administração e gerenciamento de recursos, compreendendo políticas, procedimentos e processos, que, aplicados de forma adequada, serão capazes de retardar a deterioração dos materiais e promover o acesso à informação.
( ) A conservação, segundo Hollós (2006), pode ser compreendida como a intervenção física no original, mas sem a conotação estética própria da conservação/restauração de documentos, envolvendo a higienização e pequenos reparos.
( ) Segundo Hollós (2006), a conservação pode ser dividida em duas categorias: a primeira refere-se à conservação preventiva e a segunda refere-se ao tratamento individualizado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Um administrador público necessita realizar uma análise de cenário de sua organização, considerando as forças e as fraquezas oriundas do seu ambiente interno, assim como também deve levar em conta as oportunidades e as ameaças advindas do ambiente externo. Nesse sentido, sugere-se que utilize a seguinte ferramenta de gestão:
A Reforma Gerencial de 1995 foi definida inicialmente no Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (1995). Neste documento, após constatar a ineficiência do serviço público existente no Brasil, desenvolve-se um quadro teórico para a reforma, inspirado nas reformas gerenciais que estão sendo implementadas desde a década de 80 em certos países da OCDE, e particularmente na Grã-Bretanha. (BRESSER-PEREIRA, 1999). Analise as seguintes afirmativas, conforme o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), documento que orienta a Reforma Administrativa inspirada na Administração Pública Gerencial:
I. Com relação à Administração Pública Burocrática, a diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados na Administração Pública Gerencial.
II. A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei nº 200, entretanto, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil. Mediante o referido decreto-lei, realizou-se a transferência de atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, a fim de obter-se maior dinamismo operacional por meio da descentralização funcional. Instituíram-se como princípios de racionalidade administrativa o planejamento e o orçamento, o descongestionamento das chefias executivas superiores (desconcentração/descentralização), a tentativa de reunir competência e informação no processo decisório, a sistematização, a coordenação e o controle.
III. O PDRAE considerou a Constituição de 1988 um retrocesso burocrático sem precedentes. Sem que houvesse maior debate público, o Congresso Constituinte promoveu um surpreendente engessamento do aparelho estatal, ao estender para os serviços do Estado e para as próprias empresas estatais praticamente as mesmas regras burocráticas rígidas adotadas no núcleo estratégico do Estado. A nova Constituição determinou a perda da autonomia do Poder Executivo para tratar da estruturação dos órgãos públicos, instituiu a obrigatoriedade de regime jurídico único para os servidores civis da União, dos Estados membros e dos Municípios, e retirou da administração indireta a sua flexibilidade operacional, ao atribuir às fundações e autarquias públicas normas de funcionamento idênticas às que regem a administração direta”.
Quais estão corretas?
Conforme determina a Constituição Federal de 1988, em relação ao controle das contas públicas, os órgãos e entidades públicas dos entes federativos estão sujeitos a mecanismos de controle externo e interno. Analise as seguinte assertivas:
I. O dever da prestação de contas da Administração Pública foi elevado pelos constituintes de 1988 à categoria de um dos princípios constitucionais, cuja garantia de observância constitui um dos motivos que justificam a intervenção da União nos estados.
II. É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.
III. O controle interno, a cargo do Poder Legislativo, será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas.
Quais estão corretas?
Desde a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, ocorreram mudanças nas formas de interação do Estado com a sociedade brasileira. Entre tais mudanças, merece destaque o processo de constituição, disseminação e operação de instituições participativas na administração pública.
Leia as hipóteses abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre a descentralização e a participação como princípios fundamentais do processo de democratização do país, assegurando, desse modo, a gestão participativa na Administração Pública.
Nesse passo, é INCORRETO afirmar que
Os indicadores constituem base instrumental no Ciclo de Políticas Públicas, tanto para auxiliar os processos de diagnóstico, como para medir a evolução de mudanças, na realidade sob intervenção da administração pública.
Assinale a alternativa CORRETA, considerando o contexto brasileiro:
Ao longo da última década, a administração pública brasileira realizou inúmeros esforços e iniciativas articulados para gerar valor às agências públicas e corporativas, por meio de uma tríade de iniciativas voltadas à governança, gestão de riscos e integridade.
Dentro dessa tríade, a gestão de riscos é fundamentalmente voltada a: