O Balanço Social constitui-se em um instrumento gerencial de identificação de problemas e oportunidade e, consequentemente, de apoio à administração representando a evidencia dos investimentos e das influências das organizações na promoção tanto social quanto humana e do meio ambiente (REIS e MEDEIROS, 2007:75). Dentre outros, constituem-se como objetivos do Balanço Social: I – verificar a participação do quadro funcional no processo de gestão; II – servir como instrumento para negociações laborais entre a direção da empresa e os sindicatos ou representantes dos funcionários; III – formar um banco de dados confiáveis para a análise e a tomada de decisão dos diversos usuários. Avalie as três afirmações acima e indique a resposta correta entre as alternativas apresentadas.
Acerca da transparência na administração pública, julgue os itens a seguir.
Na administração pública, o termo accountability inclui a obrigação de os agentes públicos prestarem contas, a utilização de boas práticas de gestão e a responsabilização pelos atos e resultados decorrentes da utilização de recursos públicos.
Uma das metodologias bastante utilizada para viabilizar a avaliação e mensuração do desempenho das instituições, tanto privadas como governamentais, alinhada com o modelo de gestão estratégica, é o Balanced Scorecard – BSC, que
Ao longo das décadas de 1980 e 1990, três visões da Administração pública, com razoável grau de intercâmbio entre elas, surgiram do debate sobre a aplicação da administração gerencial, também conhecida como managerialism, ao setor público: o Gerencialismo Puro, o Consumerism e a Public Service Orientation − PSO. Sobre o tema, é correto afirmar:
Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública.
Nas gestões que adotaram os modelos gerenciais de administração pública, os quais surgiram como uma fase de modernização do modelo burocrático, o Estado permaneceu responsável pela formulação e execução de serviços prestados à sociedade de forma direta.
Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. A ____________________ propõe um modelo administrativo dotado das seguintes características: direcionamento estratégico, limitação da estabilidade de servidores e regimes temporários de emprego, desempenho crescente e pagamento por desempenho-produtividade, transparência e cobrança de resultados (accountability), podendo ainda ser identificada como uma perspectiva inovadora de compreensão, análise e abordagem dos problemas da Administração Pública, com base no empirismo e na aplicação de valores e eficiência em seu funcionamento.
Na Administração pública federal, a gestão pública por resultados foi introduzida com o PPA 2000–2003, denominado Avança Brasil. Esse modelo de Administração, tem como característica
Considerando os dois principais modelos de administração pública (burocrático e gerencial) no Brasil e os princípios de eficiência e eficácia, analise as afirmações a seguir. I – Um órgão público, quando adota o modelo de administração gerencial, aproxima sua atuação à de uma empresa privada. II – Uma empresa estatal, qualquer uma, é incompatível com o modelo gerencial, pois não tem como finalidade gerar lucro. III – A burocracia do serviço público interfere em sua eficiência, pois compromete a obtenção de resultados e a satisfação das metas previstas. Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Considere as afirmações abaixo:
I. Ação catalizadora, promovendo a atuação conjunta
dos setores público, privado e voluntário.
II. Atuação competitiva, introduzindo a competição na
prestação de serviços com a finalidade de aumentar
a eficiência.
III. Atribuição de responsabilidades aos cidadãos, que
são chamados a participar da fiscalização/controle
dos serviços públicos.
Aplica–se o conceito de governo empreendedor o que
consta em
A Administração pública gerencial emergiu na segunda metade do século passado como estratégia para tornar a gestão pública mais eficiente. A Administração pública gerencial
Analise o trecho a seguir:
“Neste novo cenário as redes de políticas públicas se autoorganizam.
Trocando em miúdos, auto–organização quer dizer
que as redes são autônomas e autogovernáveis, elas se
desvinculam da liderança governamental, desenvolvem suas
próprias políticas e moldam seus ambientes” R. A. W. Rhodes
(1997:52)
O autor está abordando a transição de um modelo de gestão das
políticas públicas para aquele centrado no conceito de:
A respeito das reformas administrativas no Brasil e da organização
administrativa da União, julgue os itens a seguir.
A administração federal foi o foco do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, que também incluiu as administrações estaduais e municipais.
Na gestão pública empreendedora,
Um dos componentes relevantes da nova gestão
pública ou da gestão pública moderna é a
utilização da tecnologia para auxiliar na realização
do potencial de eficácia e eficiência que se
esperam da administração dos bens públicos.
Assinale a alternativa que apresenta componentes
imprescindíveis da gestão pública moderna.
Sobre a Infraestrutura de Dados Abertos (INDA), o Decreto de 15 de setembro de 2011 instituiu o Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto destinado a promover ações e medidas que visem ao incremento da transparência e do acesso à informação pública, à melhoria na prestação de serviços públicos e ao fortalecimento da integridade pública. Em seu art. 2º, o Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto contemplará iniciativas, ações, projetos, programas e políticas públicas voltados para