“O Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), de acordo com o art. 3º do Decreto nº 7.579/2011, tem como integrantes diversos órgãos,como o(a) ______________________, que é representado(a) por seus titulares, as unidades de administração dos recursos de tecnologia da informação dos Ministérios e dos órgãos da Presidência da República.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior
Com relação à chamada “Administração Pública Gerencial”, assinale a alternativa INCORRETA:
A implantação da administração pública gerencial implicou na reforma da estrutura do Estado. A reformulação das estruturas públicas evidenciou a existência de quatro setores. Assinale a alternativa que apresenta atividades exclusivas que envolvem o poder do Estado.
No âmbito da administração pública no Brasil, é correto afirmar que ênfase nos resultados, no atendimento aos interesses reais do cidadão, redução de níveis hierárquicos e o conceito de cidadão-cliente são exemplos de premissas da
A primeira versão da Estratégia Geral de Tecnologiada Informação (EGIT) foi elaborada em 2008, vigorando a partir de 2009. Era a origem para o modelo de governança do SISP, sendo sintetizada como transição e pautada nasseguintes metas, EXCETO:
Relacione os valores da EGTI às respectivas características
1. Colaboração.
2. Inovação.
3. Foco em resultados
4. Valorização das pessoas.
5. Sustentabilidade.
6. Liderança.
7. Transparência.
8. Confiança.
( ) Buscar sempre a efetividade na geração de valor para as instituições governamentais.
( ) Assegurar que a informação, as ações e os recursos de TI sejam economicamente viáveis, ambientalmente corretos, socialmente justos e culturalmente aceitos.
( ) Promover um ambiente criativo, que propicie o desenvolvimento de ações inovadoras.
( ) Promover um ambiente propício à integração e realização coletiva dos projetos e ações propostos, favorecendo o compartilhamento de soluções e do conhecimento.
( ) Assegurar ações que garantam a credibilidade entre os órgãos do sistema.
( ) Incentivar a cultura da publicidade das ações governamentais, com honestidade e respeito, propiciando maior credibilidade à sociedade e ao próprio governo.
( ) Garantir o reconhecimento da relevante atuação das pessoas nas ações do SISP.
( ) Atuar como protagonista na condução das ações estratégicas para o SISP.
A sequência está correta em
O GesPública foi criado em 23 de fevereiro de 2005,por meio da publicação do Decreto nº 5.378, resultado da fusão do Programa da Qualidade no Serviço Público e do Programa Nacional de Desburocratização. Em sua Carta de Serviços ao Cidadão são definidos os seguintes princípios fundamentais, EXCETO:
Julgue os itens seguintes, relativos aos processos participativos de gestão pública.
A educação e a participação popular nas decisões do Estado contribuem para a geração e para o fortalecimento de uma cultura democrática.
Quanto às formas de Administração Pública e as mudanças na
cultura burocrática, analise as afirmativas a seguir.
I. A Administração Pública Gerencial é orientada para o
cidadão, voltada par o consumidor, e se concentra nas
necessidades e perspectivas desse consumidor, o cliente-
cidadão
II. A Administração Burocrática Moderna prega o rigor técnico
com o formalismo, mas deixa de ser centralizada e autoritária
III. Na Administração Gerencial a confiança é limitada e
permanentemente controlada por resultados, porém é
suficiente para permitir a delegação.
Assinale:
A administração pública gerencial buscava maior:
1– impessoalidade.
2– direcionamento para resultados.
3– interesse público.
4– agilidade administrativa.
Estão corretos os itens:
Julgue os itens que se seguem, acerca dos princípios que regem a
administração pública.
Com o amadurecimento da ideia de eficiência na administração pública, na década de 90 do século passado, foram positivados, pela primeira vez, na esfera federal, os princípios norteadores da atuação da administração que tratam de planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência e controle.
Acerca da gestão de processos e da gestão da qualidade nas
organizações, julgue os itens subsequentes.
O programa nacional de gestão pública e desburocratização (GESPUBLICA) visa melhorar a qualidade dos serviços públicos brasileiros e inclui, em suas metas, a promoção da inovação e a gestão do conhecimento, em consonância com a Agenda Comum de Gestão Pública União-Estados.
A globalização e todas as transformações tecnológicas
que transformaram a lógica do setor produtivo também
afetaram o Estado. Na verdade, o enfraquecimento
dos governos para controlar os fluxos financeiros
e comerciais, somado ao aumento do poder das
grandes multinacionais resultou na perda de parcela
significativa do poder dos Estados nacionais de ditar
políticas macroeconômicas. Sobre a administração
pública, conceitos e definições, leia as sentenças e
assinale a alternativa correta:
I. A burocracia como conceito consiste na instituição
administrativa que utiliza, como instrumentos para
combater a corrupção e o nepotismo, o profissionalismo
do serviço público, a impessoalidade, formalidade e
racionalidade do sistema administrativo.
II. O gerencialismo consiste na administração voltada
para resultados, orientada para os anseios do
cidadão/usuário.Tem como essência a idéia de que a
administração gerencial deve ser ágil e voltada para
a sociedade, a quem os gerencialistas consideram
clientes.
III.Um modelo de administração gerencial pressupõe
uma instituição com seus corpos diretivo e funcional
comprometidos com a missão institucional, orientados
para a efetividade dos resultados da atuação da
organização, em geral, e de suas ações, em particular,
e para a valorização dos recursos públicos de que
dispõem (financeiros ou não), sendo reconhecidos
pelos resultados apresentados.
Para reduzir a influência negativa do monopólio estatal sobre a qualidade e presteza dos serviços públicos, as abordagens orientadas pelo paradigma do cliente/cidadão, sugerem, entre outras práticas, a
O conceito de eficiência na atuação da Administração Pública