A área de operações precisa de previsões a fim de planejar níveis de produção, aquisições de materiais e serviços, programação da mão de obra e da produção, estoques e capacidade a longo prazo. Um processo adequado de previsão de demanda gera
A Administração de Materiais tem, dentre as suas competências, a identificação do material que está sob sua responsabilidade. A identificação desse material pode ser feita por meio de dois modelos: descritivo e referencial. O método de identificação descritivo procura, na descrição detalhada do item do material, apresentar todas as particularidades ou características que o individualizem, independente das referências do fabricante ou comerciais.
A identificação detalhada apresenta a seguinte composição: I Descrição padronizada
Nome básico: é a denominação mais elementar de um item de material, constituindo-se no primeiro elemento a ser definido para sua identificação.
II Descrição técnica
É um complemento da descrição padronizada, compreendendo dados relativos aos aspectos físicos, químicos, elétricos e construtivos do item do material. III Descrição auxiliar
Empregada em situações em que são desnecessários maiores detalhamentos na identificação de material, sendo suficiente a referência do fornecedor.
IV Descrição modificadora
É a designação adicional empregada que dá informações de aplicação, unidade de fornecimento, permutabilidade, etc.
São corretas APENAS as descrições
No processo de desenvolvimento de inteligência competitiva organizacional, o responsável pela coleta de dados e informações solicitadas, monitoramento do ambiente, elaboração de entrevistas e manutenção das bases de dados atualizadas é o
A análise da variabilidade dos componentes da produção, buscando a distinção das variações aceitáveis das flutuações que indiquem problemas, é uma característica de qual etapa da história da qualidade?
Considerando as disposições da Lei de Licitações, assinale a alternativa que contenha corretamente o nome de cada definição apresentada nos itens abaixo:
I - É toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.
II - Toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais. 6
III - É quando se ajusta mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais.
IV - É o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações do estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter alguns elementos definidos pela lei de licitações.
Segundo a Lei de Servidores Públicos, a investidura em cargo público ocorrerá com a:
As organizações e os administradores são necessários porque servem a sociedade, realizam objetivos, preservam o conhecimento e proporcionam carreira. (STONER, 2000, p.04). Neste sentido, por organizações entende–se:
Qualquer forma associativa que articulem trabalhadores nos locais de trabalho frente a objetivos comuns, variando quanto a forma e objetivos, podem ser consideradas organizações dos trabalhadores nos locais de trabalho – OLT.(CATTANI, 2002, p.231) Cita–se como exemplo de experiências organizativas deste tipo:
Estratégia empresarial é a denominação dada à forma de agir das empresas, dentro de uma perspectiva temporal e em decorrência de análise de uma determinada conjuntura. (SANDRONI, 1996, p.15). As estratégias adotadas podem ter várias classificações, entre as quais se destacam:
Uma estrutura organizacional define como são formalmente divididas, agrupadas e coordenadas as tarefas e cargos. (ROBBINS, 2000, p.171) A estrutura é representada por um gráfico denominado:
Departamentalização é o agrupamento dos cargos de forma que as tarefas comuns possam ser coordenadas. Historicamente, um dos modos mais difundidos de agrupar atividades é pela função desempenhada. (ROBBINS, 2000,173) Sobre departamentalização é correto afirmar que:
Autoridade formal ou burocrática também pode ser definida, entre outras, como autoridade de assessoria. Esta autoridade difere da autoridade de linha e da autoridade funcional. (MAXIMIANO, 2000, p.275). Assim autoridade de assessoria baseia–se:
A Hipótese de Eficiência de Mercado que considera apenas as informações do passado na formação de preços é denominada:
As organizações não são recentes. Existem desde os faraós e os imperadores da antiga China. A igreja elaborou a sua organização ao longo dos séculos, e os exércitos desde a Antiguidade desenvolveram formas de organizações. Com o desenvolvimento da humanidade, um número crescente de organizações foi sendo solicitado para atender às crescentes necessidades sociais e humanas. Atualmente a sociedade moderna tem tantas e diversas organizações que se torna necessário todo um conjunto de organizações secundárias para ordená-las e controlá-las, como a maioria dos órgãos públicos. Dentro da organização social, as pessoas são destinadas a certos papéis. PAPEL é o nome dado igualmente:
Os empregados mais produtivos são os que mais se identificam com a cultura da empresa e com os seus objetivos, e são considerados os parceiros da empresa. Este conceito é conhecido como: