A qualidade sempre foi um aspecto importante da produção. A esse respeito, leia o fragmento a seguir: “Não se trata apenas de corrigir erros ou desvios, mas antes de tudo, melhorar para evitar e prevenir futuros erros ou desvios” Assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, essa visão.
Com relação à análise e ao desenho de formulários, analise as
afirmativas a seguir.
I. Os dados e as informações devem se transmitidos e recebidos
de uma pessoa para outra ou de um órgão para outro.
II. Os campos são espaços, casas ou boxes desenhados no
formulário, para serem preenchidos com economia de tempo
e trabalho.
III. Uma das funções do formulário é facilitar o processamento
das informações consolidadas.
Assinale:
Com relação às características da abordagem sistêmica da administração, analise as afirmativas a seguir. I.Totalidade – a visão do conjunto deve prevalecer sobre a visão analítica. II.Propósito – a organização como sistema, tem objetivo a alcançar. III.Integração – a organização deve ter uma visão burocrática para atingir seus objetivos. Assinale:
Leia o fragmento a seguir: “A _____ organizacional busca o encontro entre o investimento social, práticas e comportamentos éticos responsáveis, indispensáveis para o conceito de cidadania, de _____ empresarial e de responsabilidade social _____.” Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, uma característica, uma vantagem e uma desvantagem da departamentalização geográfica ou territorial.
Para CERTO (2003), existem algumas atitudes que a sociedade deve tomar, a fim de ajudar as empresas a cumprir seus objetivos de responsabilidade social. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA dentre as responsabilidades que a sociedade deve manter para com as empresas.
Muitas organizações estão ampliando sua visão estratégica.
Todo processo produtivo somente se realiza
com a participação conjunta de diversos parceiros,
cada qual contribuindo com algum recurso. Nesse
sentido, podemos classificar as pessoas como recursos
ou parceiros da organização.
Dos itens abaixo, quais são considerados “Pessoas
como parceiros da organização”?
Nos princípios gerais da administração, “o controle” pode assumir alguns significados na organização. O controle como função coercitiva é considerado
A incerteza e as modificações do futuro fazem do
planejamento uma necessidade. Sem planejamento, as
decisões comerciais ficariam ao capricho do acaso, de
escolhas de última hora. Sobre o tema, planejamento
estratégico, leia as sentenças e assinale a alternativa
correta:
I. Planejamento estratégico é o processo de definir a
relação desejada da organização com seu ambiente.
O processo de definir objetivos de longo prazo da
organização no que se refere às diretrizes internas,
independente do mercado externo/ consumidor.
II. Um processo sistemático de planejamento estratégico é
uma sequência de análises e decisões que compreende
o entendimento da missão, a análise do ambiente
externo, a análise do ambiente interno e definição do
plano estratégico.
III. O ponto de partida do planejamento estratégico é
o entendimento da missão, que compreende quais
produtos e serviços são ou serão oferecidos para quais
clientes e mercados.
O planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro através de planos, Um plano é um guia para a ação no futuro. Sobre os componentes de um plano e algumas definições, leia as sentenças e assinale a alternativa incorreta:
Á medida que uma empresa cresce suas atividades tornam-se cada vez mais complexas. Para dirigi- la os gerentes devem delegar poderes a diversos profissionais de diferentes escalões. Ao delegar funções, exige-se a contrapartida da prestação de contas, e é através deste fluxo de informações que a administração se faz possível. Os relatórios são uma ótima ferramenta de auxílio. Sobre o assunto, leia as sentenças e assinale a alternativa incorreta:
A Gestão de Qualidade pode ser definida como sendo
qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar
uma organização no sentido de possibilitar a melhoria
do serviço com vistas a garantir a completa satisfação
das necessidades da mesma. Alguns conceitos
básicos de gestão de qualidade, que podem e devem
ser observados por qualquer organização são:
I. Liderança.
II. Envolvimento das pessoas.
III. Abordagem por processos.
IV. Melhoria Continua.
V. Gerenciamento dos Conflitos.
Dos conceitos apresentados:
A década de 90 do século XX foi marcada no Brasil por reformas econômicas (promovendo a privatização de empresas estatais e maior abertura comercial e financeira) e pelo Plano Real (promovendo apreciação cambial e elevação da taxa de juros). Alguns de seus impactos mais notáveis foram: 1 redução da dívida pública interna. 2 déficits nas transações correntes. 3 barreiras ao aumento dos preços de bens comercializáveis produzidos internamente, através da competição com produtos importados. 4 aumento do incentivo ao investimento produtivo financiado internamente. São impactos notáveis nessa época:
O planejamento estratégico pode ser visto como uma evolução das ideias iniciais do planejamento empresarial. Com relação a ele, é INCORRETO afirmar:
Assinale a opção que NÃO representa uma vantagem do uso do fluxograma para análise de um sistema.