Entre os membros da equipe que se formou, foi selecionado um colaborador para exercer a gestão dos processos realizados. Acerca do papel do gestor, assinale a alternativa correta.
A qualidade é um tema recorrente na gestão contemporânea. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Ao iniciar o trabalho de seleção de pessoal na organização em questão, a empresa realizou uma dinâmica do grupo. Acerca dessa prática, assinale a alternativa correta.
Em relação ao E-learning, assinale a alternativa correta.
A respeito do Balanced Scorecard, analise as afirmativas a seguir.
I. Alinha missão, visão e estratégias a um conjunto equilibrado
somente dos indicadores financeiros.
II. Mede a contribuição individual de cada funcionário da
organização
III. Prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro
perspectivas: financeira, dos clientes, dos processos externos,
do aprendizado.
Assinale:
O ato normativo de competência exclusiva do Chefe do Executivo, destinado a prover situações gerais ou individuais, abstratamente previstas, de modo expresso ou implícito na lei, é:
A etapa do treinamento em que são definidas as necessidades e competências, o resultado esperado do treinamento, bem como são detectados os problemas de pessoal e de produção, é a etapa de:
O arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços físicos existentes na organização objetivando melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, à arrumação das máquinas e dos móveis, bem como facilitar o fluxo de pessoas, materiais e informações é denominado
Promover uma gestão baseada em resultados
mensuráveis exige o envolvimento de todos
com a estratégia organizacional. A seguir são
apresentadas algumas das principais ações
para a implementação do modelo de Gestão por
Resultados, numeradas de 1 a 6. Na segunda
coluna são descritos os objetivos e possíveis
resultados de cada ação, tendo em vista a melhoria
dos processos de trabalho. Relacione as colunas
e assinale a alternativa com a sequência correta.
1- Levantamento de expectativas dos
servidores.
2- Otimização da central de atendimento de
pessoal.
3- Padronização dos processos de trabalho.
4.- Atualização de rotinas do cadastro.
5- Atualização do cadastro dos servidores
ativos.
6- Mapeamento dos processos de trabalho.
( ) Disseminar o conhecimento referente
aos processos de trabalho visando a
capacitação para exercer as rotinas do
cadastro a toda a equipe.
( ) Possibilitar a realização de mudanças,
a desburocratização dos processos e a
implantação de novos procedimentos,
novas rotinas e utilização de tecnologias
atualizadas para proporcionar agilização
dos processos de trabalho, transparência
de resultados e otimização e melhor
qualificação dos recursos envolvidos.
( ) Dar uniformidade aos processos
de trabalho e definir indicadores de
desempenho das equipes a fim de conceder
agilização dos processos e requerimentos
e o estabelecimento de indicadores de
desempenho das equipes.
( ) Atualizar dados, fazer levantamento de
possíveis concessões de licença prêmio,
abonos de permanência, tempo de
serviço insalubre, anuênios, garantindo
a atualização de 100% do cadastro, para
viabilizar a concessão de licença prêmio de
ofício.
( ) Realizar todos os procedimentos relativos
ao atendimento ao público para agilizar o
envio de contra-cheques de aposentados e
pensionistas pelos correios e redução da
circulação de pessoas nos setores.
( ) Possibilitar uma gestão participativa, com a
identificação das dificuldades enfrentadas
diariamente, no exercício do trabalho,
objetivando o comprometimento dos
servidores na execução das tarefas e a
melhoria nas relações interpessoais entre
equipes.
Na etapa de elaboração do planejamento estratégico é preciso considerar todos os fatores que integradamente deverão construir o comportamento da empresa. Assinale a alternativa que apresenta o fator que se refere ao comportamento dos administradores e funcionários e sua ética de trabalho.
Os estágios do desenvolvimento organizacional
são apresentados sob a forma de um modelo que
se aplica a qualquer tipo de organização com o
objetivo de diagnosticar e resolver os problemas
de maneira holística para a organização, criando
vantagens competitivas para a sobrevivência da
organização. A seguir estão listados alguns desses
estágios do desenvolvimento organizacional,
numerados de 1 a 5 . Relacione as colunas e
assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta.
1- Estágio conceitual.
2- Estágio organizativo.
3- Estágio produtivo.
4- Estágio administrativo.
5- Estágio normativo.
( ) Implementação de normas, diretrizes e
procedimentos; caracterização dos níveis
estratégicos, táticos e operacionais de
planejamento; delegação e descentralização
das atividades.
( ) Identificação da oportunidade; análise dos
riscos; análise de experiências similares;
avaliação do potencial de lucro e de
crescimento.
( ) Planejamento estratégico e feedback
sistematizado; orçamento empresarial e
controle nos níveis estratégico e tático;
ênfase na especialização e na delegação;
salto qualitativo na satisfação dos clientes.
( ) Organização social em torno da ideia;
definições sobre localização e instalações;
missão da organização; processos da
organização; comprometimento social e
cultura inicial.
( ) Produção e entrega iniciais; ênfase no
fazer;planos de curto prazo; ausência
de normas e diretrizes; vulnerabilidade
e confronto com as primeiras ameaças
organizacionais.
Assinale a alternativa que tem por características regras e regulamentos formalizados por escrito e por estruturas de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos componentes.
O padrão total das ações explícitas e implícitas dos líderes conforme visto pelos funcionários é chamado estilo de liderança. Assinale a alternativa que apresenta o estilo de liderança caracterizado pela descentralização da autoridade.
A cada instante o administrador se defronta com situações alternativas que requerem a opção ou a seleção de uma delas ou um conjunto de alternativas permeadas por incerteza, risco e certeza. Assinale a alternativa que se caracteriza por seguir regras padronizadas que podem ser redefinidas somente diante de pressões e, quando o ambiente muda e novas estatísticas afloram, se a organização se mostrar lenta no ajustamento tenta seguir o modelo atual a respeito do mundo para lidar com as condições modificadas.
A liderança orientada para a tarefa compreende os comportamentos classificados dentro do
modelo autocrático do uso da autoridade. Em essência, o líder orientado para a tarefa tem mais
preocupação com a tarefa do que com o grupo que a executa. (MAXIMIANO, 2012, p. 293).
Apoiar os funcionários, ouvir e prestar atenção são comportamentos típicos do líder orientado para a
tarefa.