Os níveis hierárquicos dentro de uma organização
são divididos em:
1) intermediário.
2) institucional.
3) operacional.
4) secundário.
5) primário.
Estão corretos, apenas:
Um dos conceitos essenciais e básicos desenvolvidos pelas Teorias da Administração foi o estudo sobre “tempos e movimentos”. Sobre isso é INCORRETO afi rmar.
Abraham Maslow, a partir de sua Teoria das
Necessidades, foi um dos principais estudiosos
da motivação humana. Conforme sua teoria,
as necessidades humanas são organizadas
hierarquicamente e a busca pela sua satisfação
motiva o ser humano em sua tomada de decisões.
Acerca desse tema, faça a associação entre a
necessidade humana e seu respectivo conceito,
e indique a sequência CORRETA:
(1) Segurança
(2) Fisiológicas
(3) Sociais
(4) Estima
(5) Autorrealização
( ) Nível mais baixo de necessidade.
( ) Busca de proteção contra ameaças.
( ) Sentimento de valor, força e poder.
( ) É o nível mais alto da pirâmide de Maslow.
( ) Aceitação e convívio em relação a outras
pessoas.
Rebouças (2014) apresenta o conceito de estruturas organizacionais. A respeito disso, a rede de relações sociais e pessoais, que surge da interação das pessoas, caracteriza:
Cultura e clima organizacional são conceitos fortemente imbricados entre si, o que não impede, contudo, a identificação de elementos e aspectos próprios de cada um deles. Nesse sentido, a literatura enfatiza que
Nesse tipo de departamentalização, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exigem-se nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Do ponto de vista evolutivo, surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização. Tais características e vantagens como possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho, maior desenvolvimento da capacitação profissional, maior especialização nas atividades desenvolvidas, uso adequado dos vários recursos e melhor atendimento aos clientes do projeto referem-se à departamentalização:
A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da instituição têm, entre outras, a finalidade de identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com o intuito de corrigi-los e de evitar suas reincidências. Existem três conceitos inerentes à ideia de controle e avaliação: eficiência, efetividade e eficácia. Alguns aspectos podem prejudicar tais conceitos, como os listados a seguir, exceto:
As Escolas Clássicas da Administração veem as organizações como um corpo rígido e conservador, porém a Teoria Clássica desenvolveu o princípio de política racional. Assim, a história da Administração Clássica pode ser visualizada como uma sequência lógica de fatores, sendo:
Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a
Teoria das Relações Humanas:
I. A experiência de Hawthorne realizada por
George Elton Mayo, na Western Electric
Company em Chicago, no período de 1927 à
1932 teve quatro fases.
II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o
melhor relacionamento entre o homem, o
trabalho e a empresa.
III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se
propagou a ideia de que os seres humanos,
enquanto operários, exerciam influência no
comportamento organizacional.
IV. A Teoria das Relações Humanas procurou
entender o comportamento do ambiente
organizacional. Assim, contribuindo para o
aumento da produtividade.
V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e
as empresas passaram a ser vistas como um
sistema organizacional.
Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.
Em consonância com o posicionamento de Max Weber, a teoria de administração clássica valoriza a burocracia e preza pela eficiência e pelo atendimento humanizado às demandas do cidadão.
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
O processo de planejamento estratégico de uma organização é complexo e, geralmente, estático, pois as variáveis balizadoras da estratégia, após serem definidas, devem permanecer inalteradas, a fim de evitar que a cultura organizacional se torne caótica.
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
A matriz SWOT é uma ferramenta que possibilita ao gestor criar análises de cenário e embasar o planejamento estratégico da organização, além de auxiliá-lo na verificação da posição estratégica da empresa, posição essa que, segundo a matriz SWOT, pode ser classificada em manutenção, sobrevivência, crescimento ou desenvolvimento.
A eficiência é um dos critérios básicos de mensuração
e avaliação do desempenho das organizações.
“Eficiência” é:
1) cumprir regulamentos internos.
2) fazer corretamente as coisas.
3) fazer as coisas necessárias.
4) preocupar-se com os fins.
5) ser pontual no trabalho.
Estão corretas, apenas:
No que se refere ao comportamento grupal e intergrupal em uma
organização, julgue os próximos itens.
A distribuição justa de recursos, o suporte gerencial e as retribuições organizacionais influenciam na percepção dos funcionários de que existe suporte organizacional, resultando na redução do absenteísmo e da intenção de abandonar a empresa e no aumento do desempenho, da satisfação e do comprometimento dos funcionários
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
Ainda que exista o apoio da alta administração para a realização de processos inovadores, esse não é um fator considerado relevante na literatura para que uma mudança organizacional ocorra.