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Todos os processos da administração (Planejamento, Organização, Direção e Controle) envolvem tomada de decisões, o que torna o ato de tomar decisões a principal tarefa de todo administrador, seja ele do setor público ou privado. O processo decisório, para resolver problemas e aproveitar oportunidades, realizado de forma estruturada, possui cinco fases principais. São elas:

Em Teorias da Administração, afirma-se que o homem é um individuo flexível, resistente à frustração, capaz de adiar recompensas, com desejo permanente de realização, tem participação simultânea em vários sistemas sociais e variação de papéis sociais. É um indivíduo que consegue lidar de forma adequada com as mudanças rápidas e contínuas. É ainda um homem político, que age estrategicamente para o atingimento de suas metas e objetivos organizacionais. Essa caracterização se refere ao homem do tipo:

Os esforços de marketing de uma organização consistem no conjunto de ações com o objetivo de criar valor para seus consumidores. A criação e captura desse valor é objeto do mix de marketing. Sobre os quatro Ps, assinale a alternativa correta.

A avaliação de desempenho nas organizações possui duas vertentes: técnico/operacional e desenvolvimento/aprendizagem. Um dos métodos de avaliação utilizados pela avaliação de desempenho, com foco no desenvolvimento e aprendizagem, é:

Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue

os itens subsequentes.

Em razão de se fundamentar em crenças arraigadas, atitudes, valores e pressupostos básicos — embora seja observada em artefatos, símbolos, linguagens e normas —, a cultura organizacional não está sujeita à mudança deliberada.

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos

de mudança organizacional.

Evita-se a resistência de gestores mais antigos, que podem sentir seu status quo ameaçado, com a adoção de uma estratégia possível: a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização.

Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas

organizações, julgue os itens que se seguem.

Entre os fatores que causam o fracasso de uma gestão de desempenho incluem-se a discussão permanente de ideias, a falta de acompanhamento do programa e os erros de avaliação.

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do

conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos

itens.

O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e de difícil formulação e comunicação; o conhecimento explícito, por sua vez, é transmitido em linguagem formal e sistemática, propiciando ao indivíduo a apreensão de fatos.

A fábrica de velas Luz Divina estabeleceu para o ano de 2015, como meta mensal de produção, a fabricação de 100.000 unidades de velas, utilizando os recursos e a logística de que já dispunha. Ao manter essa média mensal, conseguiu fabricar 1.200.000 unidades nesse ano de 2015, mas para tanto, necessitou aumentar os custos da fabricação. Nesse caso, considerando apenas essas informações disponíveis, pode-se afirmar que:

O planejamento estratégico, assumido como um modelo de sistema aberto, é de responsabilidade dos níveis hierárquicos mais I da organização e diz respeito a formulação de objetivos e das ações para concretizá-los, em um horizonte de tempo de II prazo. Assinale a alternativa que contém os elementos que, em sequência direta, completam as lacunas do texto anterior de forma CORRETA:

A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da

esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.

1 - Cyert e Narch

2 - Argyris e Schon

3 - Senge

( ) Há cinco disciplinas que auxiliam o processo de

aprendizagem: domínio pessoal, modelos mentais, visão

compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento

sistêmico.

( ) A busca de soluções dos problemas da empresa leva à

aprendizagem, o próprio processo decisório produz a

aprendizagem.

( ) Novas competências modificam o comportamento e a

capacidade de resolver problemas, depende também do

comportamento participativo dos gerentes.

Marque a sequência correta.

Analise as sentenças a respeito do Ciclo de Vida do Projeto. I. Por meio do Ciclo de Vida do Projeto, pode-se observar ─ ou criar ─ com antecipação e macroscopicamente o que se quer que aconteça com o projeto.
II. Ao elaborar o Ciclo de Vida de um Projeto, pode-se prever, prioritariamente, o consumo de recursos, etapa por etapa, durante todo o tempo demandado por ele. III. A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto permite elaborar um anteprojeto, um estudo de viabilidade alinhado com o que se pretende desenvolver.
IV. O Ciclo de Vida do Projeto representa desde seu nascimento, seu desenvolvimento e consolidação até seu encerramento.
V. A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto é toda desenvolvida na fase I ─ Conceitual. É nessa fase que, procurando entender melhor o que se quer fazer, são definidos os grandes passos e o volume de recursos necessários.
Indique a quantidade de itens corretos.

A respeito dos conceitos de organização, julgue as

afirmativas a seguir como verdadeiras ( V) ou falsas ( F).

Ao final, assinale a opção correta.


I. A organização empresarial envolve um relacionamento

social fechado que ou está fechado ou limita a

administração de estranhos por meio de regras impostas

pela equipe administrativa.


II. A concepção de ambiente inclui tudo que está de fora ou

além das fronteiras de uma organização. Essa fronteira

é totalmente impermeável e as organizações não são

afetadas por fatores ambientais.


III. Existem muitas atividades nas organizações que

dificilmente se relacionam com o seu objetivo maior, por

mais que se dê margem à imaginação, por exemplo,

às atividades administrativas, às normas e aos

procedimentos.

Correlacione as colunas abaixo e, ao final, assinale a

opção que contenha a sequência correta para a coluna II.

Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.

Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.

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