Acerca das tendências na gestão de pessoas e na gestão de
desempenho, julgue os itens subsequentes.
A capacidade de influenciar o comportamento dos indivíduos é a ideia central que sustenta um programa de avaliação de desempenho.
Em uma metalúrgica, o planejamento de pessoal é feito por meio da análise histórica do movimento de entradas, saídas, promoções e transferências internas do pessoal. A diretora de recursos humanos quer implantar um modelo de planejamento integrado para o planejamento de pessoal. Para isso, seria necessário considerar, como fatores intervenientes no planejamento de pessoal, entre outros:
Na gestão por competências, a pessoa pode aumentar o
nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades
sem mudar de cargo ou posição na empresa. Esse
processo é chamado de
Existem várias formas de se avaliar o desempenho
humano dentro das empresas. Sobre o tema, leia as
sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I.Por meio do processo de avaliação, informação e
reforço, ou correção do desempenho humano, podese
fornecer um retomo aos funcionários quanto à sua
atuação dentro da empresa, para que, a partir de então,
ele tenha condições de melhorar sua performance
quando assim se fizer necessário.
II.O reforço ou a correção de um desempenho deve ser
praticado em algum momento, sem grande brevidade.
Um comportamento avaliado muito tempo depois de
ocorrido geralmente surte efeitos mais positivos.
III.O bom desempenho deve ser incentivado por meio de
mecanismos de reforço, a exemplo das recompensas.
Estão corretas as afirmativas:
Acerca da evolução da administração, julgue os itens seguintes
Uma das principais diferenças entre a abordagem clássica da administração e a contingencial diz respeito às hipóteses de racionalidade do ser humano, de forma que, na primeira, prevalece o Homo economicus, e, na segunda, predomina o que pode ser chamado de homem complexo.
Julgue os itens que se seguem, referentes a educação, treinamento
e desenvolvimento.
A cultura de uma organização pode ser responsável pelo baixo
impacto de treinamentos dos servidores.
Julgue os itens a seguir, acerca da educação corporativa.
Segundo a teoria do capital intelectual, quanto maior a
escolaridade do indivíduo, maiores serão suas chances de
aumento de renda.
A diretora de RH de uma instituição de ensino e pesquisa vai
formular as estratégias de treinamento e desenvolvimento da
instituição para o ano de 2016 e 2017. Tendo em vista o alto
custo do treinamento e desenvolvimento dos profissionais da
instituição, especialmente dos professores e dos pesquisadores, a
diretora quer fazer um levantamento amplo das necessidades de
treinamento, considerando os níveis de análise organizacional,
dos recursos humanos e da estrutura de cargos, apoiada em
vários indicadores.
São indicadores de necessidades de treinamento:
No que diz respeito ao estudo do comportamento organizacional,
apontam-se variáveis dependentes e independentes.
As variáveis dependentes são os fatores-chave
que se pretende explicar ou prever e que são afetadas por
outros fatores. Os estudiosos do assunto, tradicionalmente,
enfatizam como variáveis dependentes
Julgue os itens seguintes, a respeito de gestão de pessoas.
A escassez de recursos no setor público tende a conferir
importância ao papel do líder na motivação do servidor.
O edital de um concurso público previu, para o teste de aptidão física, a impossibilidade de remarcação da prova em virtude de inaptidão temporária do candidato por problema de saúde, ainda que comprovada mediante atestado médico.
Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).
As fases que constituem, de forma sequencial, um ciclo completo de avaliação em treinamento e desenvolvimento (TD&E) são
O diagrama que representa a relação entre o valor relativo de cargos e suas faixas salariais é denominado
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir
Os profissionais de gestão de pessoas devem ser capazes de gerenciar processos de mudanças e atuar em conjunto com as demais áreas da organização, atitudes que favorecem constantes inovações e soluções de problemas.
Com relação a comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
Demandas de aprendizagem equivalem a necessidades de desempenho resultantes de lacunas relacionadas às capacidades dos profissionais da organização.