Em relação aos processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.
Uma organização está aplicando o sistema de escalonamento de cargos quando os cargos são avaliados por meio de seu valor relativo e do respectivo grau de complexidade.
Num processo de avaliação, identificam-se comportamentos específicos, observáveis e mensuráveis, relativos ao trabalho, dando-se notas com base em uma série de itens. A pontuação, entretanto, reflete o comportamento real no trabalho ao invés de descrições ou traços gerais.
Nesse caso, optou-se por qual método de avaliação de desempenho?
Uma das preocupações da maior parte das organizações empresariais é a agilidade no atendimento ao cliente. Isso tem feito com que as empresas de gestão mais moderna deem maior autonomia aos empregados que fazem o atendimento direto ao cliente.
Em termos de níveis hierárquicos organizacionais essa autonomia representa
Julgue os itens a seguir, relativos à evolução da administração e ao processo administrativo.
Uma organização que valoriza seus colaboradores mediante a promoção daqueles mais competentes, avaliados em função do desempenho ou da titulação acadêmica, adota os pressupostos da teoria burocrática.
A coluna da esquerda apresenta processos de gestão de pessoas e a da direita, característica de cada processo. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Agregar
2 - Desenvolver
3 - Monitorar
4 - Manter
( ) Acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados.
( )Incluir novas pessoas na empresa, recrutar e selecionar.
( )Criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas.
( )Capacitar e incrementar o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.
Assinale a sequência correta.
Segundo Chiavenato, “enriquecimento de cargos significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar ao
ocupante satisfação intrínseca". São vantagens do enriquecimento do cargo, EXCETO:
Um líder que exerce influência sobre seus subordinados, motivando-os a realizar o trabalho em função de sua autoridade em puni-los ou recomendar-lhes punição, utiliza como base de poder a
As avaliações de desempenho têm propósitos relacionados a duas dimensões: desenvolvimento e gestão. Na primeira, as avaliações dão subsídio para a formação de competências, na segunda, servem para a tomada de decisão acerca das demais práticas de gestão de pessoas. Assim, permitir o planejamento de carreira, reconhecer os méritos dos desempenhos individuais, melhorar a comunicação, documentar decisões pessoais e definir candidatos à promoção são, respectivamente, exemplos de objetivos de avaliação de desempenho associados a
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir
Na gestão por competências, a implementação de estratégias depende essencialmente de aspectos relativos ao ambiente político, tecnológico, econômico e social em que a organização se insere.
Em relação aos processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.
Concluídas as ações de treinamento e desenvolvimento, recomenda-se realizar avaliações de reação, aprendizado, comportamento e resultados para se identificar a efetividade das referidas ações.
A competitividade externa e o alinhamento interno são políticas de pagamento que, respectivamente, se referem
Competências é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitam desempenhar determinada função na busca de resultados concretos. Sobre Habilidades, é correto afirmar:
Os salários, em número de salários mínimos (s.m.), dos 60 funcionários do setor administrativo de uma empresa estão apresentados na tabela abaixo.

O salário médio desses 60 funcionários, obtido por meio dessa tabela, calculado como se todos os valores de cada faixa etária coincidissem com o ponto médio da referida faixa, é, em número de salários mínimos, igual a
Com relação às abordagens da administração, da clássica à contingencial, julgue os itens a seguir.
A Teoria das Relações Humanas é marcada pela introdução da aplicação de uma abordagem mais humanística na administração das organizações, em que seu foco são as pessoas, e não as tarefas.
Acerca de noções de administração, julgue os itens a seguir.
Os modos de conversão do conhecimento (externalização, internalização, socialização e combinação) são operacionalizados nas organizações a partir dos espaços de interação, chamados de ba, em que conhecimentos, experiências, habilidades e demais recursos valiosos são combinados nas interações entre as pessoas.