Uma das dimensões exploradas na abordagem da administração
científica contempla o desenho de cargos e tarefas.
De acordo com Chiavenato (2008 p. 8), “tarefa é toda atividade
executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da
organização. A tarefa constitui a menor unidade possível
dentro da divisão do trabalho em uma organização. Cargo
é o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou
repetitiva. Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo
(tarefas), os métodos de executar as tarefas e as relações
com os demais cargos existentes. O desenho de cargos é a
maneira pela qual um cargo é criado e projetado e combinado
com outros cargos para execução das tarefas”.
Considerando a abordagem e a dimensão referenciadas, as vantagens
da simplificação de cargos constituem:
I- Minimização dos custos de treinamento.
II- Admissão de empregados potencialmente qualificados.
III- Aumento da eficiência do trabalhador e maior produtividade.
IV- Redução de erros na execução, diminuindo os refugos e as
rejeições.
V- Facilidade de supervisão e de controle sobre um número reduzido
de subordinados.
Estão corretas as afirmativas
Hoje, considera-se que os tradicionais fatores produtivos se encontram no limite da exaustão em termos de aumento de eficiência e produtividade, já que a riqueza das nações e organizações passou a depender do conhecimento, na medida em que este encontre:
Na estruturação de um grupo, estabelecem-se:
1) normas de grupo.
2) sistema de recompensa e punições.
3) padrões de reprovação de condutas.
4) relações entre os membros e destes com os líderes.
5) estabelecimento de regras de punições e premiações.
Estão corretas, apenas:
Abraham Maslow, a partir de sua Teoria das
Necessidades, foi um dos principais estudiosos
da motivação humana. Conforme sua teoria,
as necessidades humanas são organizadas
hierarquicamente e a busca pela sua satisfação
motiva o ser humano em sua tomada de decisões.
Acerca desse tema, faça a associação entre a
necessidade humana e seu respectivo conceito,
e indique a sequência CORRETA:
(1) Segurança
(2) Fisiológicas
(3) Sociais
(4) Estima
(5) Autorrealização
( ) Nível mais baixo de necessidade.
( ) Busca de proteção contra ameaças.
( ) Sentimento de valor, força e poder.
( ) É o nível mais alto da pirâmide de Maslow.
( ) Aceitação e convívio em relação a outras
pessoas.
Rebouças (2014) apresenta o conceito de estruturas organizacionais. A respeito disso, a rede de relações sociais e pessoais, que surge da interação das pessoas, caracteriza:
Nesse tipo de departamentalização, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exigem-se nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Do ponto de vista evolutivo, surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização. Tais características e vantagens como possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho, maior desenvolvimento da capacitação profissional, maior especialização nas atividades desenvolvidas, uso adequado dos vários recursos e melhor atendimento aos clientes do projeto referem-se à departamentalização:
A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da instituição têm, entre outras, a finalidade de identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com o intuito de corrigi-los e de evitar suas reincidências. Existem três conceitos inerentes à ideia de controle e avaliação: eficiência, efetividade e eficácia. Alguns aspectos podem prejudicar tais conceitos, como os listados a seguir, exceto:
As Escolas Clássicas da Administração veem as organizações como um corpo rígido e conservador, porém a Teoria Clássica desenvolveu o princípio de política racional. Assim, a história da Administração Clássica pode ser visualizada como uma sequência lógica de fatores, sendo:
Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a
Teoria das Relações Humanas:
I. A experiência de Hawthorne realizada por
George Elton Mayo, na Western Electric
Company em Chicago, no período de 1927 à
1932 teve quatro fases.
II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o
melhor relacionamento entre o homem, o
trabalho e a empresa.
III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se
propagou a ideia de que os seres humanos,
enquanto operários, exerciam influência no
comportamento organizacional.
IV. A Teoria das Relações Humanas procurou
entender o comportamento do ambiente
organizacional. Assim, contribuindo para o
aumento da produtividade.
V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e
as empresas passaram a ser vistas como um
sistema organizacional.
No Brasil, com o surgimento da primeira Associação de Secretários, o profissional começa a atuar como membro efetivo de gerência.
Assinale o ano do surgimento dessa primeira associação.
A função direção costuma ser exercida, no nível operacional, com foco no curto prazo. Seus gestores se responsabilizam pela implementação de planos de nível intermediários, envolvendo-se diretamente com funcionários não administrativos, além de conduzir as operações necessárias. Este tipo de administrador é conhecido como:
A eficiência é um dos critérios básicos de mensuração
e avaliação do desempenho das organizações.
“Eficiência” é:
1) cumprir regulamentos internos.
2) fazer corretamente as coisas.
3) fazer as coisas necessárias.
4) preocupar-se com os fins.
5) ser pontual no trabalho.
Estão corretas, apenas:
A coesão de um grupo de trabalho depende de:
1) união.
2) sucesso.
3) heterogeneidade.
4) ameaças de agressão.
5) quantitativo grande de componentes.
Estão corretas, apenas:
No que se refere ao comportamento grupal e intergrupal em uma
organização, julgue os próximos itens.
A distribuição justa de recursos, o suporte gerencial e as retribuições organizacionais influenciam na percepção dos funcionários de que existe suporte organizacional, resultando na redução do absenteísmo e da intenção de abandonar a empresa e no aumento do desempenho, da satisfação e do comprometimento dos funcionários
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
As transferências de pessoal dentro da organização, as promoções e os planos de carreira são modalidades de recrutamento interno.