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Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:

O comportamento humano é motivado por

estados de carência, e as pessoas buscam

diferentes formas de supri-la. Com base nessa

afirmação, associe os tipos de carência com

os fatores que podem satisfazê-la, e assinale a

alternativa que apresenta a correlação correta.


Considere que uma consultoria especializada, contratada para implementar a avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização, pretenda aplicar uma das metodologias tradicionais, denominada Incidentes Críticos. De acordo com tal método, o avaliador

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens

seguintes.

O incentivo ao desenvolvimento profissional, a qualidade e a frequência do feedback e a reflexão conjunta a respeito dos desempenhos ilustram aspectos do comportamento das lideranças que podem influenciar a motivação dos funcionários.

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de equipes

e gestão de mudanças.

As táticas adequadas para o enfrentamento da resistência à mudança nas organizações incluem a educação e a comunicação, a participação na tomada de decisão, a provisão de suporte gerencial, a manipulação e a cooptação.

Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos

elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de

pessoas.

Uma unidade de gestão de pessoas que articula internamente suas iniciativas de trabalho alinhando-as aos planos institucionais, objetivos e características das lideranças organizacionais e da força de trabalho é considerada uma área estratégica para a organização.

Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas

organizações, julgue os itens que se seguem.

O efeito de halo, que se refere à média para todos, e o efeito de tendência central, que diz respeito à generalização, estão incluídos entre os principais erros de avaliação.

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do

conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos

itens.

Capital humano refere-se à capacidade, ao conhecimento, à habilidade e às experiências individuais das pessoas, ao passo que capital estrutural corresponde aos sistemas físicos utilizados para transmitir e armazenar o conhecimento.

Com relação a movimentação e captação de pessoas como

estratégia competitiva para uma organização, julgue os itens

a seguir.

O recrutamento interno motiva os funcionários porque estimula o autodesenvolvimento deles e lhes propicia diferentes oportunidades de aperfeiçoamento.

Com relação às características e aos impactos da rotação de pessoal

e do absenteísmo, julgue os itens subsequentes.

A rotatividade de pessoas pode afetar o nível de produtividade, a continuidade e os resultados de uma empresa, haja vista o elevado custo dos processos de desligamento e admissão.

Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.

As vantagens de se adotar o modelo de gestão do desempenho nas organizações incluem a adequada alocação de recursos humanos e financeiros e o fortalecimento do vínculo entre recompensas e resultados.

A aplicação das diferentes metodologias de avaliação de desempenho pode apresentar falhas, na maioria das vezes decorrentes de erros e distorções cometidos pelo avaliador. Uma dessas falhas é conhecida como efeito Halo, que corresponde a

Segundo a Lei nº 8.112/90, em seu Art. 20, “Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo fi cará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo”, observados os seguintes fatores, EXCETO.

Para a Administração Científica, a boa organização de uma empresa é condição indispensável para que todo o processo de racionalização do trabalho tenha bons resultados. O ser humano era considerado como um ser que analisava racionalmente as diversas possibilidades de decisão, podendo assim criar e implantar os melhores sistemas. Pouco a pouco, porém, os estudos empreendidos por pesquisadores da Escola das Relações Humanas foram mostrando que o ser humano não é totalmente controlável e previsível e que, portanto, há sempre um certo grau de incerteza na gestão de pessoas. A partir dessa descrição, assinale a alternativa correta.

O planejamento de recursos humanos objetiva dimensionar o quantitativo de pessoal adequado para atender as necessidades da organização. Após a identificação das necessidades de pessoal, realiza-se o processo de recrutamento e seleção, com o objetivo de atrair e escolher os candidatos de acordo com o perfil do cargo e integrados à estratégia da organização. No processo de seleção de um profissional, existem várias técnicas para conhecer melhor os candidatos e avaliar se eles atendem aos requisitos e competências necessários para ocupar o cargo. Sobre as técnicas de seleção, analise as proposições a seguir.
1) A entrevista é um instrumento que pode ser utilizado na triagem dos candidatos, com o objetivo de identificar aspectos mais evidentes e que são determinantes na escolha do candidato.
2) Os testes psicométricos são técnicas que criam situações para os candidatos interagirem e participarem ativamente, de modo a ser avaliado o comportamento social em situações pré- selecionadas.
3) As provas de conhecimento específico avaliam os conhecimentos profissionais que o candidato possui, que são imprescindíveis para o bom desempenho na função.
4) A dinâmica de grupo é uma técnica vivencial que permite observar problemas de relacionamento, integração social, liderança, entre outros.
Estão corretas:

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