Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:
O comportamento humano é motivado por
estados de carência, e as pessoas buscam
diferentes formas de supri-la. Com base nessa
afirmação, associe os tipos de carência com
os fatores que podem satisfazê-la, e assinale a
alternativa que apresenta a correlação correta.

Considere que uma consultoria especializada, contratada para implementar a avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização, pretenda aplicar uma das metodologias tradicionais, denominada Incidentes Críticos. De acordo com tal método, o avaliador
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
O incentivo ao desenvolvimento profissional, a qualidade e a frequência do feedback e a reflexão conjunta a respeito dos desempenhos ilustram aspectos do comportamento das lideranças que podem influenciar a motivação dos funcionários.
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de equipes
e gestão de mudanças.
As táticas adequadas para o enfrentamento da resistência à mudança nas organizações incluem a educação e a comunicação, a participação na tomada de decisão, a provisão de suporte gerencial, a manipulação e a cooptação.
Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos
elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de
pessoas.
Uma unidade de gestão de pessoas que articula internamente suas iniciativas de trabalho alinhando-as aos planos institucionais, objetivos e características das lideranças organizacionais e da força de trabalho é considerada uma área estratégica para a organização.
Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas
organizações, julgue os itens que se seguem.
O efeito de halo, que se refere à média para todos, e o efeito de tendência central, que diz respeito à generalização, estão incluídos entre os principais erros de avaliação.
No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
Capital humano refere-se à capacidade, ao conhecimento, à habilidade e às experiências individuais das pessoas, ao passo que capital estrutural corresponde aos sistemas físicos utilizados para transmitir e armazenar o conhecimento.
Com relação a movimentação e captação de pessoas como
estratégia competitiva para uma organização, julgue os itens
a seguir.
O recrutamento interno motiva os funcionários porque estimula o autodesenvolvimento deles e lhes propicia diferentes oportunidades de aperfeiçoamento.
Com relação às características e aos impactos da rotação de pessoal
e do absenteísmo, julgue os itens subsequentes.
A rotatividade de pessoas pode afetar o nível de produtividade, a continuidade e os resultados de uma empresa, haja vista o elevado custo dos processos de desligamento e admissão.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
As vantagens de se adotar o modelo de gestão do desempenho nas organizações incluem a adequada alocação de recursos humanos e financeiros e o fortalecimento do vínculo entre recompensas e resultados.
A aplicação das diferentes metodologias de avaliação de desempenho pode apresentar falhas, na maioria das vezes decorrentes de erros e distorções cometidos pelo avaliador. Uma dessas falhas é conhecida como efeito Halo, que corresponde a
Segundo a Lei nº 8.112/90, em seu Art. 20, “Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo fi cará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo”, observados os seguintes fatores, EXCETO.
Para a Administração Científica, a boa organização de uma empresa é condição indispensável para que todo o processo de racionalização do trabalho tenha bons resultados. O ser humano era considerado como um ser que analisava racionalmente as diversas possibilidades de decisão, podendo assim criar e implantar os melhores sistemas. Pouco a pouco, porém, os estudos empreendidos por pesquisadores da Escola das Relações Humanas foram mostrando que o ser humano não é totalmente controlável e previsível e que, portanto, há sempre um certo grau de incerteza na gestão de pessoas. A partir dessa descrição, assinale a alternativa correta.
O planejamento de recursos humanos objetiva
dimensionar o quantitativo de pessoal adequado para
atender as necessidades da organização. Após a
identificação das necessidades de pessoal, realiza-se
o processo de recrutamento e seleção, com o objetivo
de atrair e escolher os candidatos de acordo com o
perfil do cargo e integrados à estratégia da
organização. No processo de seleção de um
profissional, existem várias técnicas para conhecer
melhor os candidatos e avaliar se eles atendem aos
requisitos e competências necessários para ocupar o
cargo. Sobre as técnicas de seleção, analise as
proposições a seguir.
1) A entrevista é um instrumento que pode ser
utilizado na triagem dos candidatos, com o objetivo
de identificar aspectos mais evidentes e que são
determinantes na escolha do candidato.
2) Os testes psicométricos são técnicas que criam
situações para os candidatos interagirem e
participarem ativamente, de modo a ser avaliado o
comportamento social em situações pré-
selecionadas.
3) As provas de conhecimento específico avaliam os
conhecimentos profissionais que o candidato
possui, que são imprescindíveis para o bom
desempenho na função.
4) A dinâmica de grupo é uma técnica vivencial que
permite observar problemas de relacionamento,
integração social, liderança, entre outros.
Estão corretas: