Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 552 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • Certo
    • Errado

A definição da “missão da empresa”, isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza-se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois,

Sobre a função administrativa de planejamento, afirma-se: I É um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. II Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência. III Abrange somente o nível estratégico da organização. IV O seu produto é o plano que proporciona respostas às questões: o que, quando, como, onde e por quem. Está CORRETO somente o que se afirma em:

O Planejamento Estratégico visa ao registro do plano de ação (projetos e melhorias de processos). Para isso, o empreendedor pode fazer uso da Análise SWOT, que permite a realização da análise dos ambientes interno e externo da Organização ao identificar:

o quadro abaixo apresenta um exemplo de tipos e níveis de planejamento nas empresas (ver imagem ampliada na página 14):

Imagem 002.jpg

em relação ao nível estratégico, assinale a alternativa que não apresenta uma característica do Planejamento estratégico.

As empresas insistem em manter o planejamento operacional, deixando o planejamento estratégico apenas na teoria. Faz parte de um plano estratégico de RH

No que se refere ao planejamento estratégico, julgue os próximos itens.

O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades.

Relacione a coluna da esquerda com a da direita, tendo em vista os pressupostos básicos dos componentes de um plano:
1- Objetivos ( ) Definição de um ou mais cursos de ação, execução de atividades e emprego de recursos.

2- Meios de realização ( ) Informações para avaliar até que ponto os objetivos estão sendo atingidos e os cursos de ação escolhidos são apropriados.

3- Meios de controle ( ) Resultados desejados, que orientam o intelecto e a ação.

A sequência correta é:

Analise as proposições a seguir, referentes às “estratégias de diferenciação”. Com base em Kotler e Keller (2006), atribua a elas verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Marcas podem ser diferenciadas de acordo com diversas dimensões do produto, como: formato, características, desempenho, durabilidade, entrega, instalações, confiabilidade, conservação, estilo e design.
( ) Marcas podem ser diferenciadas de acordo com diversas dimensões do serviço, como: atendimento ao cliente, facilidade de pedido, entrega, instalação, treinamento do cliente, consultoria ao cliente, manutenção e reparos.
( ) As empresas não podem obter vantagem pela maneira como projetam a cobertura, a especialidade e o desempenho de seus canais de distribuição.
( ) A qualidade depende do desempenho real do produto, mas também é “comunicada” pela escolha de sinais e dicas palpáveis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Analise as proposições a seguir, referentes ao “Planejamento Estratégico e Planejamento Tático”. Com base em Oliveira (2010), atribua a elas verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) O planejamento estratégico é de prazo mais longo, pois considera um conjunto de planejamentos táticos.
( ) O planejamento estratégico é de amplitude maior, pois considera a organização como um todo, enquanto o planejamento tático considera apenas uma parte dela.
( ) O planejamento estratégico é de risco maior, pela sua amplitude e maior prazo de execução em relação ao planejamento tático.
( ) O planejamento estratégico é relacionado exclusivamente às atividades-fins, enquanto o planejamento tático é mais relacionado às atividades-meio da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Dentro da Teoria Geral da Administração, a função de Planejamento refere-se, especificamente, às decisões sobre

Existem vários modelos de Planejamento estratégico de RH, entre os quais se pode citar o Modelo baseado no fluxo de pessoal que

Julgue os itens que se seguem, referentes a planejamento, organização, direção e controle.

O valor que uma organização cria por meio de sua estratégia é uma função de como ela se posiciona no ambiente a fim de usar competências obrigatórias para competir por recursos.

Considerando a distinção entre os conceitos de eficiência e eficácia na Administração, analise as características descritas a seguir, atribuindo ( 1) para eficiência e ( 2) para eficácia. (__) Trabalho realizado corretamente. (__) Realização de tarefas. (__) Resolução de problemas. (__) Treinamento de funcionários. (__) Acerto na solução proposta. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

Assinale a alternativa que contem prática a ser observada por organizações que desejam criar vínculos fortes com os usuários dos seus serviços e com a comunidade.

A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.

O controle consiste em ferramenta administrativa para a reunião e a coordenação dos recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais estabelecidos.