A definição da missão da empresa, isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza-se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois,
Sobre a função administrativa de planejamento, afirma-se: I É um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. II Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência. III Abrange somente o nível estratégico da organização. IV O seu produto é o plano que proporciona respostas às questões: o que, quando, como, onde e por quem. Está CORRETO somente o que se afirma em:
O Planejamento Estratégico visa ao registro do plano de ação (projetos e melhorias de processos). Para isso, o empreendedor pode fazer uso da Análise SWOT, que permite a realização da análise dos ambientes interno e externo da Organização ao identificar:
o quadro abaixo apresenta um exemplo de tipos e níveis de planejamento nas empresas (ver imagem ampliada na página 14):
em relação ao nível estratégico, assinale a alternativa que não apresenta uma característica do Planejamento estratégico.
As empresas insistem em manter o planejamento operacional, deixando o planejamento estratégico apenas na teoria. Faz parte de um plano estratégico de RH
No que se refere ao planejamento estratégico, julgue os próximos itens.
O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades.
Relacione a coluna da esquerda com a da direita, tendo em vista os pressupostos básicos dos componentes de um plano:
1- Objetivos ( ) Definição de um ou mais cursos de ação, execução de atividades e emprego de recursos.
2- Meios de realização ( ) Informações para avaliar até que ponto os objetivos estão sendo atingidos e os cursos de ação escolhidos são apropriados.
3- Meios de controle ( ) Resultados desejados, que orientam o intelecto e a ação.
A sequência correta é:
Analise as proposições a seguir, referentes às estratégias de diferenciação. Com base em Kotler e Keller (2006), atribua a elas verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Marcas podem ser diferenciadas de acordo com diversas dimensões do produto, como: formato, características, desempenho, durabilidade, entrega, instalações, confiabilidade, conservação, estilo e design.
( ) Marcas podem ser diferenciadas de acordo com diversas dimensões do serviço, como: atendimento ao cliente, facilidade de pedido, entrega, instalação, treinamento do cliente, consultoria ao cliente, manutenção e reparos.
( ) As empresas não podem obter vantagem pela maneira como projetam a cobertura, a especialidade e o desempenho de seus canais de distribuição.
( ) A qualidade depende do desempenho real do produto, mas também é comunicada pela escolha de sinais e dicas palpáveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as proposições a seguir, referentes ao Planejamento Estratégico e Planejamento Tático. Com base em Oliveira (2010), atribua a elas verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) O planejamento estratégico é de prazo mais longo, pois considera um conjunto de planejamentos táticos.
( ) O planejamento estratégico é de amplitude maior, pois considera a organização como um todo, enquanto o planejamento tático considera apenas uma parte dela.
( ) O planejamento estratégico é de risco maior, pela sua amplitude e maior prazo de execução em relação ao planejamento tático.
( ) O planejamento estratégico é relacionado exclusivamente às atividades-fins, enquanto o planejamento tático é mais relacionado às atividades-meio da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Dentro da Teoria Geral da Administração, a função de Planejamento refere-se, especificamente, às decisões sobre
Existem vários modelos de Planejamento estratégico de RH, entre os quais se pode citar o Modelo baseado no fluxo de pessoal que
Julgue os itens que se seguem, referentes a planejamento, organização, direção e controle.
O valor que uma organização cria por meio de sua estratégia é uma função de como ela se posiciona no ambiente a fim de usar competências obrigatórias para competir por recursos.
Considerando a distinção entre os conceitos de eficiência e eficácia na Administração, analise as características descritas a seguir, atribuindo ( 1) para eficiência e ( 2) para eficácia. (__) Trabalho realizado corretamente. (__) Realização de tarefas. (__) Resolução de problemas. (__) Treinamento de funcionários. (__) Acerto na solução proposta. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.
Assinale a alternativa que contem prática a ser observada por organizações que desejam criar vínculos fortes com os usuários dos seus serviços e com a comunidade.
A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.
O controle consiste em ferramenta administrativa para a reunião e a coordenação dos recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais estabelecidos.