O planejamento constitui a primeira função do processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Uma característica do planejamento estratégico é
A respeito dos tipos de planejamento, assinale a opção correta.
A partir da Análise SWOT, ferramenta que examina aspectos dos ambientes interno e externo das organizações, é possível definir estratégias adequadas ao combinar esses fatores, orientando assim a tomada de decisões.
Com base nessa lógica, analise as alternativas a seguir:
I. Estratégia de desenvolvimento ocorre quando a organização apresenta forças e oportunidades, buscando expandir ou inovar com base em seus pontos fortes.
II. Estratégia de crescimento ocorre quando há fraquezas e oportunidades, exigindo mudanças internas para aproveitar o ambiente favorável.
III. Estratégia de manutenção ocorre quando há forças e ameaças, sendo necessário usar as capacidades organizacionais para
proteger-se de riscos externos.
Levando em consideração os conceitos propostos na Análise SWOT, está correto o que se afirma em
“Na gestão de projetos, o processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos para realizar objetivos compreende cinco principais etapas que devem estar interligadas: planejamento; organização; execução; controle; e, encerramento.”
Baseado no texto anterior, assinale a afirmativa que apresenta uma ação compatível com a etapa apontada.
A negociação é um processo de planejamento, revisão e análise, usado por dois grupos opostos, procurando, mutuamente, um acordo
e compromissos aceitáveis. Os acordos são atingidos por meio de conferências, discussão e barganha; incluem todos os aspectos da
transação dos negócios e não apenas o preço. Quatro grandes objetivos são comuns a todas as negociações: obter um preço satisfatório e razoável; obter do fornecedor o cumprimento dos prazos e condições contratuais; convencer o fornecedor a dar a máxima cooperação e
desenvolver uma saudável e continuada relação amistosa com os fornecedores competentes. Analise as afirmativas a seguir.
I. Atécnica da negociação pode ser usada sozinha ou em conjunto. A primeira, para determinar os termos de um contrato, objetiva conseguir um preço satisfatório e razoável. A segunda é empregada com a proposta competitiva.
II. A inabilidade de estabelecer um cronograma de entrega é provavelmente uma falha experimentada mais frequentemente pelos compradores.
III. O melhor meio de obter a cooperação do fornecedor é acenar com a recompensa esperada: o contrato de fornecimento de mercadoria, caso sua contribuição seja efetivamente aproveitada.
IV. O comprador, quando negocia com os fornecedores, deve reconhecer claramente que as ações de hoje são apenas parte de um relacionamento momentâneo.
Assinale a alternativa correta.
João Alfredo é funcionário da área de contabilidade pública da Prefeitura Municipal de Santo Antônio dos Perdões. Sua principal função é a verificar se os ganhos obtidos pelos programas sociais superam os gastos realizados com eles, e se são superiores ou inferiores aos de alternativas disponíveis.
Suas análises são de
Acerca das principais abordagens da administração e do processo de planejamento, julgue os itens de 51 a 55.
A promoção do equilíbrio das relações de consumo por meio da aplicação das normas de defesa do consumidor em benefício da sociedade expressa uma missão organizacional, por tratar‑se de uma declaração de propósito e de responsabilidade de uma instituição perante os clientes.
O desenvolvimento – ou planejamento – do cronograma de um projeto envolve a determinação das datas de início e fim do projeto, a definição dos membros da equipe dedicados a cada atividade e o pagamento de todas as parcelas da fonte de financiamento do empreendimento.
Gerir os riscos refere-se a, dentre outros, definir e implementar a estrutura de gestão de riscos. Essa estrutura exige o comprometimento da liderança com a gestão de riscos. Os objetivos e o comprometimento com a gestão de riscos devem ser formalizados numa política.
Para além da política, a estrutura de gestão de riscos deve abranger:
Acerca das principais abordagens da administração e do processo de planejamento, julgue os itens de 51 a 55.
O planejamento organizacional é essencial para o delineamento dos planos de médio e longo prazo, tendo como referência as experiências passadas e o foco nas realizações conforme os planos estabelecidos.
O ZOPP (Ziel Orientierte Projekt Planung) traduzido para o português como “Planejamento de projetos orientados por
objetivos” é uma metodologia desenvolvida entre as décadas de 1970 e 1980 pela Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GTZ). O modelo ZOPP prevê diferentes fases para o planejamento com intervenção social.
Assinale a alternativa que apresenta duas destas fases.
O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – Guia PMBOK (2008) do Project Management Institute – PMI, assim define projeto: “é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que eles não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando não for mais necessário”. O PMBOK (2008) estabelece nove áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos definidas em termos dos processos que compõem suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas.
Sobre as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Acerca das principais abordagens da administração e do processo de planejamento, julgue os itens de 51 a 55.
Para que a delegação de uma tarefa ocorra de maneira adequada, é necessário que o gestor faça a atribuição de autoridade e de responsabilidade pela execução a uma só pessoa.
Com relação à comunicação, julgue o item que se segue.
Uma comunicação eficiente exige um padrão, portanto o gerente de projetos pode ignorar os estilos de comunicação das outras partes em relação a questões culturais e de personalidade.
No que se refere à gestão de conflitos, julgue o item subsequente.
Na gestão de conflitos, ainda que a estratégia de adiamento seja ineficaz quando a intervenção propõe que a solução ocorra com o passar do tempo, ela é uma alternativa para gerir conflitos quando se decide manter-se à margem do conflito.