Todas as organizações necessitam de líderes, seja no
nível estratégico, gerencial ou operacional; entretanto,
apesar da liderança ser uma característica de extrema
importância para o administrador ou gestor, o fato é
que estes profissionais nem sempre possuem as
características de um verdadeiro líder. O líder nasce de
um grupo social e é geralmente dotado de uma
capacidade de influenciar e de agregar pessoas para o
cumprimento de tarefas, de metas, enfim, de ser a
peça-chave em situações de grande importância para
qualquer organização. Sobre a “tomada de decisão” no
âmbito da “Teoria dos Estilos de Liderança”, proposta
por White e Lippit, analise as afirmativas, marque V
para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na liderança autocrática as diretrizes são debatidas
e decididas pelo grupo, que é estimulado e
orientado pelo líder.
( ) Na liderança democrática apenas o líder decide e
fixa as diretrizes sem qualquer participação do
grupo.
( ) Na liderança liberal o líder dá total liberdade ao
grupo para a tomada de decisões, com mínima
intervenção.
A sequência está correta em
É um tipo de estrutura organizacional adequado a ambientes
e situações estáveis de mercado, demanda e tecnologia.
Esse sistema organizacional compreende a estrutura
No desenvolvimento da Teoria das Organizações, um importante marco corresponde aos estudos de Henry Fayol, inseridos na denominada Escola Clássica, que, entre outros postulados, aponta o princípio da cadeia escalar, segundo o qual
No processo de evolução da Administração Pública no Brasil, a instituição do Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, situa-se
Ainda que existam várias metodologias para a aplicação da gestão orientada para resultados, há entre elas alguns passos em comum para que sua implementação tenha êxito.
As opções a seguir apresentam alguns desses passos, à exceção de uma. Assinale-a.
Todas as organizações podem ser desmembradas em processos que atravessam as fronteiras das áreas funcionais. Há dois tipos básicos de processos: os processos centrais e os processos de apoio. Para adotar a administração por processos, o primeiro passo é entender os processos e classificá-los nessas duas categorias. Assinale a alternativa que apresenta um processo de apoio.
Sobre as Organizações em Rede é possível afirmar:
Ao decidir mudar um modelo de gestão de uma organização, o gestor precisar estar ciente de que a adaptação simultânea da cultura organizacional será um fator fundamental para o sucesso dessa empreitada.
Com base nisso, caso um gestor decida implementar um modelo de gestão por processos em organização, espera-se que determinadas características da cultura organizacional sejam visadas, como
Uma empresa que opera em um ambiente estável está passando por uma redefinição da sua estratégia de negócio e quer adotar uma estrutura organizacional que permita maximizar a eficiência operacional, via economia de escala e uso eficiente dos recursos.
Para isso, dentre as opções abaixo, a estrutura mais adequada seria:
De acordo com Ansoff, um negócio pode se aprimorar ao se elaborarem estratégias analisando-se seu mercado e produtos existentes. Nesse sentido, o autor propõe uma matriz com quatro tipos de possíveis estratégias. São estratégias que estão de acordo com a Matriz de Ansoff, EXCETO:
A partir da década de 1960, diferentes modelos de organização foram identificados e suas características determinadas a cada situação e contexto específico. Dois desses modelos se destacam. O primeiro, adequado a condições de ambiente relativamente estáveis, tarefas especializadas e precisas e hierarquia bem definida. O segundo modelo, condizente com ambientes instáveis, com contínua redefinição de tarefas e de natureza cooperativa. Esses modelos são, respectivamente:
Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A divisão vertical do trabalho, das funções até os cargos, tem como resultado a distribuição da autoridade em níveis.
II. Hoje em dia, a hierarquia foi substituída pela autoadministração em muitas empresas.
Estão corretas as afirmativas:
Em um órgão público, as decisões são concentradas nos níveis mais altos da hierarquia. A direção do órgão gostaria de promover a descentralização das decisões como forma de incentivar a autonomia e a responsabilização dos gerentes. No entanto, a centralização das decisões apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:
Um diretor de uma empresa declarou que a maior parte do seu tempo é dedicada à identificação e ao desenvolvimento de novos projetos de negócio.
O diretor desempenha, destacadamente, um papel:
Além de ser usada como instrumento de percepção e ação coletiva, a estratégia pode ser usada para combater os concorrentes.
As opções a seguir apresentam definições de estratégia, à exceção de uma. Assinale-a.