Considerando os principais teóricos da gestão da qualidade, a afirmativa “A qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras” é atribuída a:
Para Boone e Kurtz (1985. há três fatores ou influências interpessoais fundamentais que determinam o comportamento do consumidor. De acordo com esta afirma, assinale estes três fatores:
O marketing social pode empregar uma série de táticas para alcançar seus objetivos. Seu processo de planejamento segue muitos passos do processo tradicional para produtos e serviços, sendo um deles a segmentação de público-alvo. No texto acima, o Ministério da Saúde utilizou qual tipo de segmentação?
Vários fatores dificultam a doação de órgãos, a começar pelo fato de o potencial doador não ter manifestado o desejo de doar, que se soma ao medo e desconhecimento da família sobre o procedimento e faz com que a negativa do familiar seja o principal fator de insucesso das captações. Nesse sentido, campanhas de comunicação de marketing no setor público são desenvolvidas. Na mensagem apresentada acima, o objetivo do Ministério da Saúde é o de:
Todas as formas de comunicação estão sujeitas a
dificuldades que comprometem a transmissão, a
recepção e a interpretação da informação e dos seus
significados. São falhas do processo de comunicação:
1) falta de um sistema comum de códigos.
2) complexidade da mensagem.
3) incorreção da linguagem.
4) codificação incorreta.
5) falta de feedback.
Estão corretas, apenas:
Os esforços de marketing de uma organização consistem no conjunto de ações com o objetivo de criar valor para seus consumidores. A criação e captura desse valor é objeto do mix de marketing. Sobre os quatro Ps, assinale a alternativa correta.
O processo que, planeja e executa concepções, preços, promoções e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações de eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais é conhecido por:
Algumas das marcas mais valiosas do mundo pertencem a empresas que vendem para o mercado corporativo:
Caterpillar, DuPont, FeDex, GE, Hewlett-Packard, IBM, Intel, Siemens, entre outras. Muito do marketing B2C também se
aplica à relação B2B. No que concerne aos estágios do processo de compras organizacionais, analise as proposições
abaixo.
1) Na etapa de revisão do desempenho, o comprador revê principalmente o desempenho do(s) fornecedor(es)
selecionado(s), levando o comprador a continuar, modificar ou encerrar o relacionamento com o fornecedor.
2) Na etapa de especificação do pedido de rotina, o comprador negocia principalmente a forma final do pedido,
relacionando as especificações técnicas, as quantidades requeridas, o prazo de entrega desejado, os critérios de
devolução e os termos de garantia.
3) Na etapa de reconhecimento do problema, o comprador tenta identificar principalmente os fornecedores mais
apropriados, examina listas e catálogos comerciais, telefona para outras empresas em busca de recomendações,
assiste a comerciais e frequenta feiras setoriais.
4) Na etapa de solicitação de propostas, o comprador pede principalmente aos fornecedores que apresentem suas
propostas. Quando o item é complexo ou caro, exige-se uma proposta escrita detalhada e, depois de avaliá-la, o
comprador solicita a alguns fornecedores uma apresentação formal.
Estão corretas:
Uma empresa do setor moveleiro iniciou a elaboração de
seu orçamento para o próximo ano. Essa empresa tem
várias representações espalhadas por todo o território
nacional, onde cada representação tem metas regionais
adequadas à sua realidade e são subordinadas a uma
única diretoria. Assim, embora a operação seja descentralizada,
há uma unidade de comando, no que se refere
às diretrizes organizacionais.
Na elaboração do orçamento da empresa, um dos elementos
mais importantes a ser considerado, visando ao
atendimento à demanda do mercado, é a( o)
A vantagem competitiva faz uma empresa ter a
preferência dos clientes. Existem algumas vantagens
competitivas importantes dentro de uma organização.
Leia algumas delas descritas abaixo, e assinale a
alternativa incorreta:
Atualmente, os consumidores têm muitas opções no mercado, em relação aos produtos e serviços que desejam ou de que precisam.
Para escolherem aqueles que mais se aproximam do que querem, baseiam suas escolhas em critérios que atendam, além das suas expectativas objetivas, a outras expectativas mais subjetivas.
De maneira geral, a avaliação do consumidor recai sobre as características dos serviços.
Uma característica dos serviços é a seguinte:
Uma empresa de alimentos iniciou suas atividades há dois anos e encontra-se em fase de expansão, conquistando espaço no mercado. A empresa vem desenvolvendo e aperfeiçoando produtos, ampliando a capacidade produtiva, investindo em infraestrutura e desenvolvendo relacionamento com clientes. O presidente da empresa quer adotar o balanced scorecard e está especialmente atento à perspectiva financeira. Tendo em vista a fase em que a empresa se encontra e a estratégia que vem adotando, seriam indicadores adequados para a perspectiva financeira do balanced scorecard:
Uma empresa, com o objetivo de atrair mais clientes, está-se organizando para melhorar a qualidade de seus serviços.
Constitui condição necessária para que o cliente possa perceber a qualidade na prestação de um serviço a
Atualmente, a maior parte dos empregos concentra-se no setor de serviços. Torna-se fundamental que a prestação de serviços receba atenção das empresas, já que, se bem executada, pode significar um diferencial competitivo.
No atendimento ao público é fundamental que o atendente
Uma organização que procura satisfazer as necessidades específicas de países individuais, adaptando seus serviços aos gostos e necessidades locais, adota estratégia do tipo