Julgue os itens que se seguem, referentes a organizações, sistemas
e métodos.
O modelo matricial é um tipo de estrutura resultante da integração de dois tipos de organogramas: o modelo tradicional de estrutura funcional e o modelo de estrutura organizado por projeto.
O organograma apresentado anteriormente se denomina CORRETAMENTE como
Julgue os itens subsecutivos, referentes ao processo grupal nas organizações e à reengenharia organizacional.
A fim de implementar, com sucesso, o processo de reengenharia, os clientes internos de uma organização devem ser consultados, se a implementação das mudanças ocorrer de baixo para cima.
Com referência à organização administrativa, julgue os itens que se
seguem.
A similaridade entre concentração e centralização deve-se ao fato de estas serem mecanismos de acumulação de competências.
Acerca de estrutura organizacional da administração pública, julgue
os itens subsequentes.
Ao se departamentalizar uma organização de forma divisional, os departamentos devem ser agrupados em divisões separadas, independentes e baseados em um produto comum.
A organização é uma função da administração que tem como principal atribuição estruturar a empresa, alocando os recursos disponíveis para atingir os objetivos estabelecidos de maneira eficiente.
Com base nesse fundamento, tem-se que a organização pode ser visualizada segundo determinados aspectos. Associe-os à respectiva característica.

Estão corretas as associações
Agrupar funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional é a característica do tipo de departamentalização por
“Depende” também é uma resposta apropriada para as questões importantes da administração. [...] a tarefa do administrador é identificar que técnica poderá, numa situação específica sob circunstâncias específicas e num momento específico, contribuir melhor para a obtenção dos objetivos da administração. (STONER, 2000, p.35). Este texto refere–se:
Existem elementos fundamentais que os gerentes precisam considerar quando projetam a estrutura de sua organização. (ROBBINS, 2000, p.171) Entre elas encontram–se:
Segundo Weber (apud MAXIMIANO, 2000, p.63) há três tipos de autoridade, que são:
Ao definir a estrutura organizacional de uma empresa, seus administradores devem considerar seis elementos básicos:
Segundo Pfiffner & Sherwood, citados por Cury, a organização é um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão entre si relacionados por um consciente e sistemático estabelecimento e consecução de objetivos, mutuamente aceitos. A definição apresenta uma abordagem por meio do estudo das variáveis apresentadas abaixo, com exceção de:
Acerca das características básicas das organizações formais
modernas, julgue os itens a seguir.
Entre os critérios de departamentalização, inclui-se o funcional, organizado por tarefas independentes e orientadas para um objetivo geral.
Estrutura organizacional é o instrumento administrativo
resultante de identificação, análise, ordenação e agrupamento
das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o
estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios,
visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos
planejamentos das empresas.
Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, organização e métodos: uma
abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2006, p. 69 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens
subsequentes, acerca do arranjo organizacional e seus tipos de
estrutura.
A estrutura matricial de uma organização, solução para coordenar recursos multidisciplinares designados para determinado projeto, compromete os princípios básicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade.
Estrutura organizacional é o instrumento administrativo
resultante de identificação, análise, ordenação e agrupamento
das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o
estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios,
visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos
planejamentos das empresas.
Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, organização e métodos: uma
abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2006, p. 69 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens
subsequentes, acerca do arranjo organizacional e seus tipos de
estrutura.
Organizações horizontais e não burocráticas se utilizam, mais comumente, de uma estrutura linear, basicamente caracterizada por flexibilidade estrutural, favorecimento do trabalho em equipes de cooperação e descentralização de autoridade/responsabilidade.