Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 556 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Caso opte por descentralizar, o administrador deve considerar o fato de essa decisão poder acarretar aproveitamento insuficiente dos especialistas da sua organização.

Acerca de estrutura organizacional da administração pública, julgue
os itens subsequentes.

A junção das cadeias de comando funcional e divisional forma a departamentalização matricial.

Segundo Djalma Rebouças (2010), os critérios para departamentalização das atividades de uma organização são traçados por

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito de noções de administração e de procedimentos administrativos e organizacionais.

Uma organização pode adotar estrutura organizacional mecanicista ou orgânica; esta última é mais utilizada em ambientes estáveis, com bastante segurança, previsibilidade para tomada de decisão, onde se desenvolvem atividades rotineiras e burocráticas.

As funções da empresa são determinadas pelas áreas de conhecimento que, cada vez mais, substituem os departamentos na constituição da estrutura organizacional. O Nível Hierárquico que é responsável pela definição de objetivos e estratégias, determinados no planejamento, é o

Para os autores clássicos, a especialização pode ocorrer em dois sentidos: vertical e horizontal.

Assim sendo, é correto afirmar que a especialização

Em administração, pode-se identificar pelo menos três tipos de sistemas organizacionais no ambiente empresarial: o social, o estrutural e o tecnológico. A alternativa que apresenta um componente de cada sistema, na ordem apresentada acima, é:

A realização de descentralização é mais recomendada em situações de certeza e estabilidade do que em momentos de incerteza e instabilidade.

A respeito da reengenharia organizacional e de temas correlatos,
julgue os itens subsequentes.

Um processo de reengenharia organizacional pode ocorrer de forma lenta e gradual, desde que seja estudado e planejado com antecedência, assim como ocorre com o processo de melhoria contínua.

A estrutura organizacional é a base para o desenvolvimento e a consolidação do plano organizacional no setor público. A estrutura organizacional

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito de noções de administração e de procedimentos administrativos e organizacionais.

Ao organizar uma empresa, o administrador pode optar por diversos tipos de departamentalização; entre eles, o modelo matricial faz que a empresa seja organizada por regiões ou áreas geográficas, em diversas filiais ligadas a uma matriz.

Em razão de enfatizar o cliente, uma das principais características da reengenharia consiste na adoção de mudanças radicais em processos e produtos da organização.

Acerca de descentralização e delegação, julgue os próximos itens.

Não há correlação entre a amplitude administrativa e a necessidade de delegação no âmbito de uma organização.

Acerca de estrutura organizacional da administração pública, julgue
os itens subsequentes.

O processo de organização pressupõe a maneira como as tarefas são divididas e os recursos são distribuídos.

A Teoria da Contingência, no campo da administração, se caracteriza por

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282