A Ciência da Administração aponta vários tipos de Organização. Cada tipo possui suas características próprias com vantagens e desvantagens. Com o advento da informática e da telemática, tem-se exigido um investimento permanente em treinamento e qualificação profissional. Nas grandes organizações, cada vez mais, o processo de autonomia decisória dos empregados está crescendo. Hoje se trabalha em grupo. Sobre o assunto, considere as seguintes características:
I. Linhas diretas de comunicação.
II. Descentralização das decisões: a especialidade é quem promove as decisões.
III. Ênfase na especialização: é baseada na separação das funções de acordo com as especialidades.
Aplicam-se a que tipo de organização?
O aporte da Teoria de Sistemas revolucionou o estudo das organizações, pois suas fronteiras foram ultrapassadas e
De acordo com critério específico de homogeneidade, departamentalização é o agrupamento das atividades e recursos correspondentes (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais. Assim sendo, departamentalização
A Teoria da Contingência considera as características do ambiente que determinam o projeto da estrutura de uma organização e os sistemas de controle. As organizações em ambientes mutantes escolhem uma estrutura
Em seus estudos referentes ao impacto do ambiente nas organizações, Burns e Stalker ficaram impressionados com os métodos e os procedimentos administrativos nitidamente diferentes que foram encontrados. Eles classificaram as organizações pesquisadas em dois tipos: as mecanísticas e as orgânicas.
Verifica-se que as organizações orgânicas apresentam um(a)
Uma rede pode ser entendida como uma malha de interação entre todos os pontos que a delineiam. Tal afirmação destaca a noção de redes organizacionais, que além das relações entre os pontos, possuem outras características. São elas:
A função de organizar no processo administrativo implica em:
Relacione os tipos de organização decorrentes da abordagem neoclássica e as suas características: 
A sequência correta de cima para baixo é:
A estrutura organizacional é representada, graficamente, pelo organograma. Dessa forma, analise o
organograma a seguir.
De acordo com a figura acima, o tipo de departamentalização utilizado é:
A amplitude administrativa consiste
A gestão de Recursos Humanos ou Administração de RH é uma atividade exercida pelo Departamento de RH de empresas com o papel principal de desenvolver as seguintes atividades:
A delegação de poderes é o ato de se atribuir a um subordinado parte da execução de um trabalho.
A delegação de poder se fará com o tipo de autoridade que está sendo delegada. Analise as proposições abaixo.
I - Autoridade legal: é aquela estabelecida juridicamente.
II - Autoridade executiva: é a parcela que será considerada no momento da delegação da autoridade dentro da organização, será a que vai estabelecer a relação chefe/subordinado.
III - Autoridade técnica: é a do perito, do especialista, é estabelecida pelo conhecimento e é inseparável do indivíduo.
IV - Autoridade de trânsito: é aquela que distribui a autoridade dentro da organização.
V - Autoridade secundária: é aquela que recebe a segunda delegação de poder.
Assinale a alternativa correta.
Introduz transformações na personalidade dos seus participantes que levam à rigidez, às dificuldades no atendimento aos clientes e à ineficiência, transformações essas responsáveis pelo que chama de disfunções ou consequências imprevistas.
Na frase acima Merton está se referindo à estrutura
Segundo Chiavenato (2004), são paradigmas organizacionais em extinção, a ideia de que, EXCETO:
Acerca de processos organizacionais, julgue os itens que se seguem.
Reengenharia consiste na redefinição das macro-organizações em uma operação completa, cuja finalidade é refletir sobre os processos de negócio que satisfazem às necessidades dos consumidores.