A teoria administrativa que estabelece “não haver solução universal única para problemas da administração” e se distingue por “apresentar uma metodologia de solução de problema que se inicia com uma análise situacional e termina com a criação, avaliação, e recomendação de uma solução potencial para resolver o problema gerencial”, denomina-se:
Uma das mudanças recentes nas práticas administrativas, consiste na contratação de uma outra empresa para realizar atividades anteriormente feitas pela própria organização, visando aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais. Essa prática é chamada de:
A definição da estrutura da organização é uma função da administração. São elementos básicos da estrutura organizacional:
Entre diferentes níveis de hierarquia da organização, qual tipo de comunicação segue a cadeia de autoridade e limitase às comunicações ligadas às tarefas a serem desempenhadas pelos diferentes órgãos ou pelas pessoas?
Com base no organograma apresentado na Figura 1 assinale a alternativa CORRETA.
Suponha que determinada empresa, integrante da Administração pública federal, que atua no mercado em regime de competição, pretenda implementar metodologia de gestão de pessoas por competências. Para tanto, uma das etapas fundamentais que referida empresa precisa aplicar corresponde a
Para a compreensão da dinâmica da gestão empresarial, são imprescindíveis as noções de Estratégia e Estrutura Organizacional. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
Observe as proposições no que tange à Organização por equipes.
I. Equipes permanentes são compostas de pessoas de vários departamentos funcionais que
resolvem problemas mútuos.
II. Uma das desvantagens da organização por equipes é o não aproveitamento da estrutura
funcional, perdendo em economia de escala e treinamento especializado, sendo uma
desvantagem ao relacionamento grupal mais intenso.
III. A abordagem de equipes torna as organizações mais ágeis e flexíveis ao ambiente global e
competitivo.
IV. Uma vantagem da organização por equipes é a redução de barreiras entre departamentos,
aumentando o compromisso pela maior proximidade entre as pessoas.
V. A estruturação por equipe pode provocar uma descentralização exagerada e não planejada.
Estão CORRETAS apenas as proposições que constam nos itens
As estruturas das organizações podem ser divididas em informal ou formal, podendo ser apontadas inúmeras vantagens ou mesmo desvantagens na sua implementação e "utilização". Analise com atenção as assertivas abaixo e assinale verdadeiro ou falso.
( ) As estruturas informais presentes nas organizações podem proporcionar maior rapidez no processo decisório.
( ) As estruturas formais representam a estrutura organizacional da empresa, com suas responsabilidades e autoridades distribuídas em função das unidades organizacionais.
( ) Nas estruturas informais, ocorrem o aumento da carga de comunicação dos chefes e responsáveis por unidades organizacionais.
( ) O organograma, estrutura presente na organização formal, é uma representação gráfica de determinados aspectos da organização.
( ) Apesar de uma maior facilidade de controle nas estruturas informais da organização, a possibilidade de conflitos entre as pessoas está sempre presente.
Assinale a sequência CORRETA.
Uma montadora de carros adota estratégia de diferenciação de produto no nível do negócio. Para fortalecer essa estratégia, a montadora quer rever alguns de seus requisitos organizacionais.
Em relação à estrutura organizacional, aos sistemas de controle gerencial e às políticas de remuneração, seria adequado implantar, respectivamente:
Determinado cartório passou por uma profunda reestruturação organizacional e alguns níveis hierárquicos intermediários foram eliminados.
Uma das características das organizações achatadas é que:
Uma das principais contribuições da estrutura matricial para o projeto é a de que ela permite
É um tipo de estrutura organizacional adequado a ambientes
e situações estáveis de mercado, demanda e tecnologia.
Esse sistema organizacional compreende a estrutura
Alguns autores afirmam que as organizações são verdadeiras coleções de processos. Por isso, é necessário que as pessoas entendam como planejar e implementar a gestão por processos em suas organizações. A implementação da gestão por processo requer
São conceitos relacionados aos parâmetros básicos do design de posições em uma organização: