Em relação aos princípios constitucionais do SUS, marque a opção correta.
Em um órgão público, as decisões são concentradas nos níveis mais altos da hierarquia. A direção do órgão gostaria de promover a descentralização das decisões como forma de incentivar a autonomia e a responsabilização dos gerentes. No entanto, a centralização das decisões apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:
Em 1995 foi criado o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado que buscava implantar o modelo da administração pública gerencial, que se baseava na adoção de determinados princípios. Um destes princípios é a Reorientação dos mecanismos de controle para resultados que versa sobre
A XPTO atua há muito tempo no setor químico, alcançando uma posição de destaque no mercado, apoiada em uma estratégia de liderança em custos. Recentemente, o ambiente em que a empresa atua tornou-se mais dinâmico e complexo, com a entrada de concorrentes e surgimento de inovações nas tecnologias de produção. A XPTO está reformulando sua estratégia, priorizando a inovação em produtos e processos, ao mesmo tempo em que busca estimular a tomada de decisão compartilhada. Para dar sustentação à nova estratégia, a empresa pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos formados por funcionários das diversas áreas da empresa.
Entre as vantagens da nova estrutura em relação à anterior, encontra-se:
A essência do design organizacional é a manipulação de uma série de parâmetros que determinam a divisão do trabalho e a obtenção de coordenação. A respeito dos parâmetros do projeto estrutural, é INCORRETO afirmar:
A área de administração financeira de uma organização é composta de algumas subáreas tais como a tesouraria e a controladoria. Essas duas subáreas possuem, respectivamente, as seguintes funções:
A função administrativa composta de várias fases e que serve para representar a estrutura de uma instituição é a:
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão tem,
entre suas áreas de competência, diversos assuntos
ligados ao planejamento governamental, tais como:
I. Participação na __________ do planejamento estratégico
nacional.
II. Coordenação e ___________ dos sistemas de
planejamento e orçamento federal, de pessoal civil, de
administração de recursos da informação e informática e
de serviços gerais, bem como das ações de organização
e modernização administrativa do governo federal.
III. Elaboração, acompanhamento e ____________ do plano
plurianual de investimentos e dos orçamentos anuais.
IV. Avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas
e dos programas do governo federal e elaboração de
estudos especiais para a __________________ de
políticas.
V. Política e diretrizes para ______________ da
Administração Pública Federal.
Assinale a opção que contém a sequência correta para o
preenchimento das lacunas.
Para enfrentar as complexidades e as mudanças do ambiente, uma organização deve definir
Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.
Organização como função administrativa é o processo administrativo em que se define a estrutura com divisão de trabalho adequada para atingir os objetivos traçados no planejamento.
O nível mais periférico de uma organização é o:
_______________ é uma função da administração responsável pela distribuição de tarefas e recursos pelos membros e unidades da empresa e estabelecimento dos mecanismos de comunicação entre eles, enquanto a _______________ refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para alcançar um objetivo, bem como específica os papeis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros. Organizar envolve dois aspectos de tomada de decisões antagônicos, mas inter-relacionados: _______________ e_______________. Ela precisa dividir-se em departamentos, se especializar, assim como integrar e coordenar os esforços de todos para atingir seus objetivos. O resultado final desses processos é o ________________. (SOBRAL, 2013) Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas.
Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens.
Estruturas que incentivam o controle rígido do trabalho, a
concentração do poder decisório e a criação de regulamentos
para dirigir o comportamento dos funcionários são apropriadas
para organizações que adotam estratégias competitivas focadas
na redução de custos.
No desenvolvimento de uma estrutura organizacional,
devem-se considerar seus componentes, condicionantes,
níveis de influência e níveis de abrangência. São três os
componentes da estrutura organizacional: sistema de
responsabilidades, sistema de autoridades e sistema de
comunicações. A autoridade é o direito estabelecido de se
designar o que – e, se necessário, como, por quem, quando
e por quanto – deve ser realizado em sua área de
responsabilidade na empresa. Sobre autoridade, leia as
seguintes afirmativas.
I. A autoridade formal representa a estabelecida pela
estrutura hierárquica da empresa, e pode ser delegada
pelo superior hierárquico imediato.
II. A autoridade informal é uma espécie de “autoridade
adquirida” a qual é desenvolvida por meio de relações
informais entre as pessoas da empresa, que o fazem
voluntariamente e por deferência à sua posição ou
status.
III. A autoridade informal serve para modificar a autoridade
formal na determinação do quanto esta terá de
aceitação por parte dos vários subordinados nos
diferentes níveis hierárquicos da empresa.
Pode-se afirmar que:
São características da gestão por processos os seguintes elementos, EXCETO: