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Folha de respostas:

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Em relação aos princípios constitucionais do SUS, marque a opção correta.

Em um órgão público, as decisões são concentradas nos níveis mais altos da hierarquia. A direção do órgão gostaria de promover a descentralização das decisões como forma de incentivar a autonomia e a responsabilização dos gerentes. No entanto, a centralização das decisões apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:

Em 1995 foi criado o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado que buscava implantar o modelo da administração pública gerencial, que se baseava na adoção de determinados princípios. Um destes princípios é a Reorientação dos mecanismos de controle para resultados que versa sobre

A XPTO atua há muito tempo no setor químico, alcançando uma posição de destaque no mercado, apoiada em uma estratégia de liderança em custos. Recentemente, o ambiente em que a empresa atua tornou-se mais dinâmico e complexo, com a entrada de concorrentes e surgimento de inovações nas tecnologias de produção. A XPTO está reformulando sua estratégia, priorizando a inovação em produtos e processos, ao mesmo tempo em que busca estimular a tomada de decisão compartilhada. Para dar sustentação à nova estratégia, a empresa pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos formados por funcionários das diversas áreas da empresa.

Entre as vantagens da nova estrutura em relação à anterior, encontra-se:

A essência do design organizacional é a manipulação de uma série de parâmetros que determinam a divisão do trabalho e a obtenção de coordenação. A respeito dos parâmetros do projeto estrutural, é INCORRETO afirmar:

A área de administração financeira de uma organização é composta de algumas subáreas tais como a tesouraria e a controladoria. Essas duas subáreas possuem, respectivamente, as seguintes funções:

A função administrativa composta de várias fases e que serve para representar a estrutura de uma instituição é a:

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão tem, entre suas áreas de competência, diversos assuntos ligados ao planejamento governamental, tais como: I. Participação na __________ do planejamento estratégico nacional.
II. Coordenação e ___________ dos sistemas de planejamento e orçamento federal, de pessoal civil, de administração de recursos da informação e informática e de serviços gerais, bem como das ações de organização e modernização administrativa do governo federal.
III. Elaboração, acompanhamento e ____________ do plano plurianual de investimentos e dos orçamentos anuais. IV. Avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas e dos programas do governo federal e elaboração de estudos especiais para a __________________ de políticas.
V. Política e diretrizes para ______________ da Administração Pública Federal.
Assinale a opção que contém a sequência correta para o preenchimento das lacunas.

Para enfrentar as complexidades e as mudanças do ambiente, uma organização deve definir

Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.

Organização como função administrativa é o processo administrativo em que se define a estrutura com divisão de trabalho adequada para atingir os objetivos traçados no planejamento.

_______________ é uma função da administração responsável pela distribuição de tarefas e recursos pelos membros e unidades da empresa e estabelecimento dos mecanismos de comunicação entre eles, enquanto a _______________ refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para alcançar um objetivo, bem como específica os papeis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros. Organizar envolve dois aspectos de tomada de decisões antagônicos, mas inter-relacionados: _______________ e_______________. Ela precisa dividir-se em departamentos, se especializar, assim como integrar e coordenar os esforços de todos para atingir seus objetivos. O resultado final desses processos é o ________________. (SOBRAL, 2013) Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas.

Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens.

Estruturas que incentivam o controle rígido do trabalho, a

concentração do poder decisório e a criação de regulamentos

para dirigir o comportamento dos funcionários são apropriadas

para organizações que adotam estratégias competitivas focadas

na redução de custos.

No desenvolvimento de uma estrutura organizacional, devem-se considerar seus componentes, condicionantes, níveis de influência e níveis de abrangência. São três os componentes da estrutura organizacional: sistema de responsabilidades, sistema de autoridades e sistema de comunicações. A autoridade é o direito estabelecido de se designar o que – e, se necessário, como, por quem, quando e por quanto – deve ser realizado em sua área de responsabilidade na empresa. Sobre autoridade, leia as seguintes afirmativas.
I. A autoridade formal representa a estabelecida pela estrutura hierárquica da empresa, e pode ser delegada pelo superior hierárquico imediato.
II. A autoridade informal é uma espécie de “autoridade adquirida” a qual é desenvolvida por meio de relações informais entre as pessoas da empresa, que o fazem voluntariamente e por deferência à sua posição ou status.
III. A autoridade informal serve para modificar a autoridade formal na determinação do quanto esta terá de aceitação por parte dos vários subordinados nos diferentes níveis hierárquicos da empresa.
Pode-se afirmar que:

São características da gestão por processos os seguintes elementos, EXCETO:

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