Julgue os itens seguintes, considerando o Currículo de Pernambuco para o ensino médio e metodologias de ensino da sociologia.
O currículo por área de conhecimento suscita a ideia de articulação e de não fragmentação dos processos de conhecimento, das competências e das habilidades do ensino médio.
Conforme as competências específicas dispostas no Currículo de Pernambuco para a área de ciências humanas e sociais aplicadas, espera-se que o estudante
esteja apto a interpretar as relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
Julgue o próximo item, em relação à metodologia do ensino da sociologia para o ensino médio.
O conhecimento e o reconhecimento de direitos e deveres é uma das faces das práticas pedagógicas que envolvem o ensino da sociologia.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A didática é uma disciplina prática, sem interseção com as disciplinas teóricas.
Em meados do século XIX surgiu o que se pode chamar de reação positivista a que deu início o próprio criador da doutrina positivista: Auguste Comte (1798-1857). Os estudos de Comte propunham que os estudos das relações humanas deveriam constituir uma nova ciência, a que se deu o nome de Sociologia. Podemos discernir, nos estudos de Comte, os seguintes princípios básicos, EXCETO:
As novas formas de organização social que surgiram em decorrência da industrialização, pois, em um curto espaço de tempo, firmaram-se e modificaram o modo de vida de grandes contingentes humanos. A respeito das transformações postas pela Revolução Industrial, analise as afirmativas a seguir.
I. A máquina assume funções antes desempenhadas pelo homem, multiplicando a capacidade deste e executando com vantagem tarefas que antes eram exercidas por muitos indivíduos.
II. Com a transição dos modos de vida e de trabalho motivada pela Revolução Industrial, o problema técnico organizacional, de especialização e divisão do trabalho estava intimamente ligado a outro: o da gestão do fator humano.
III. Com a Revolução Industrial ficou claro o aumento da produtividade que se originou do aumento da habilidade individual do trabalhador; como consequência houve melhores condições de trabalho e remuneração da classe operária.
IV. A introdução da máquina no processo industrial, durante o século XVIII, impulsionou a organização racional das tarefas produtivas em primeiro lugar, ordenando a divisão do trabalho.
Está correto o que se afirma apenas em
Em diferentes sociedades, a cultura estrutura-se formando sistemas complexos que apresentam um conjunto de elementos interdependentes que se inter-relacionam. Sobre os elementos que caracterizam uma cultura, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Traço cultural.
2. Complexo cultural.
3. Subcultura.
4. Padrão cultural.
( ) É um elemento simples e unitário, que pode distinguir uma determinada cultura.
( ) Representam consensos que orientam a conduta diante de determinada situação.
( ) Caracteriza-se pela combinação de elementos culturais, tendo uma empresa como um exemplo.
( ) Constitui um segmento que se difere de um complexo maior.
A sequência está correta em
Como instituição social, a família preenche várias funções em qualquer sociedade. A natureza dessas funções e o nível de desempenho variam de grupo para grupo. Dentre as funções da família, assinale a afirmativa INCORRETA.
Considerando que na sociologia estudamos a religião fundamentalmente no que diz respeito às funções que cumpre na sociedade, é possível considerar que a religião está exercendo a função de:
Sozinho o indivíduo pouco pode fazer, mas, juntos, os indivíduos podem unir seus recursos e afetar a sociedade. O poder social emana de várias fontes.
Sobre as fontes do poder social e sua respectiva concepção, analise as afirmativas a seguir.
I. O poder emana da autoridade, a autoridade significa que o indivíduo ocupa na organização uma posição que os outros consideram legítima. Ele tem o direito reconhecido de comandar.
II. O poder emana da natureza, ao ponto que todos os poderes possuem funções distintas, tornando-os poderes harmônicos e independentes.
III. O poder emana da riqueza, da posição de classe na sociedade, a pobreza implica impotência.
IV. O poder emana da própria organização; pessoas bem organizadas têm maior habilidade de fazer valer a vontade do que as não organizadas.
Está correto o que se afirma apenas em
A partir da segunda Revolução Industrial no século XIX e prosseguindo no que hoje em dia se denomina sociedade pós-industrial ou pós-moderna, as artes, que haviam se tornado autônomas ou se liberado da submissão à religião, foram submetidas a uma nova servidão: as regras do mercado capitalista e a ideologia da indústria cultural.
Em relação ao efeito da indústria cultural, assinale a afirmativa INCORRETA.
O tema religião também foi abordado por Max Weber. Assinale a alternativa correta sobre o pensamento do autor.
Sobre as condições históricas do desenvolvimento do pensamento sociológico, assinale a alternativa correta.
Sobre as principais teorias que envolvem modernidade, pós-modernidade e sociologia, assinale a alternativa correta.
Considerando os Direitos Humanos e as discussões sociológicas sobre o tema, assinale a alternativa correta