A sociologia surgiu no final do século XIX, quando se tentava compreender a transição da sociedade tradicional para uma ordem social moderna. A respeito de aspectos relativos à sociologia como ciência, julgue o item que se segue.
Na Alemanha e na França, criaram-se duas abordagens distintas para a sociologia: enquanto Durkheim buscava leis coercitivas e exteriores aos indivíduos, Weber buscava compreender os sentidos que os agentes atribuíam às próprias ações.
O cartunista André Dahmer é conhecido pelo uso da ironia em seus trabalhos, voltados a uma crítica à homofobia, à xenofobia e a outras formas de discriminação. Com base na tirinha
precedente, de André Dahmer, e na teoria sociológica clássica, julgue o seguinte item.
Na tirinha, a separação entre mundo objetivo e mundo subjetivo pode ser depreendida da representação da aparência exterior do personagem que fala no segundo quadrinho em comparação com sua subjetividade interior, ilustrada no terceiro quadrinho.
Considerando o assunto do texto apresentado e aspectos a elerelacionados, julgue o item a seguir.
Durkheim, no diagnóstico que fazia de seu tempo, notava o risco da anomia social em uma possível ascensão desenfreada do individualismo.
Tendo como referência a tela apresentada, intitulada Trabalhadores no eito, de Lula Cardoso Ayres, e os aspectos sociológicos que ela suscita, julgue o seguinte item.
A estrutura social baseada em grupos de status (senhores e escravos), engendrada durante o período escravocrata, deixou de existir no Brasil, uma vez que a sociedade brasileira não mais se organiza por grupos de status, mas, sim, por classes sociais.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir.
Na sociologia das relações de gênero, está estabelecido que é necessário investigar, separadamente, cada fator que contribui para a violência.
A partir do texto precedente, julgue o próximo item.
Na relação entre ética protestante e espírito do capitalismo, elaborada por Max Weber, em sua obra clássica, pressupõe-se a prática religiosa como elemento fundador do capitalismo.
A partir das reflexões apresentadas no texto precedente, julgue o próximo item.
A “reivindicação do ‘direito à diferença’”, mencionada no texto e presente nos embates sociológicos atuais, está centrada, em especial, na maneira como os novos e os velhos movimentos sociais estão dando continuidade a uma disputa emanada da posição conservadora.
Considerando o tema tratado no texto precedente e os debates que lhe são pertinentes, julgue o item a seguir.
Ainda que não constituam uma instância de enfrentamento da discriminação racial, as políticas de ação afirmativa representam um poderoso instrumento de luta contra as desigualdades sociais, pois contribuem para o aumento das oportunidades de acesso da população negra à educação formal.
Julgue os itens seguintes, considerando o Currículo de Pernambuco para o ensino médio e metodologias de ensino da sociologia.
A sociologia no ensino médio possibilita a criação de condições intelectuais para o desenvolvimento da personalidade do estudante, o que se pode denominar de ação reprodutora.
Conforme as competências específicas dispostas no Currículo de Pernambuco para a área de ciências humanas e sociais aplicadas, espera-se que o estudante
seja capaz de posicionar-se criticamente em relação aos cenários econômico, social, político, cultural e ambiental.
Julgue o próximo item, em relação à metodologia do ensino da sociologia para o ensino médio.
O papel da sociologia é crucial para a formação da cidadania, fundamentando-se no respeito à pluralidade de opiniões, na prática de autonomia efetiva pelo sujeito moral e na prática efetiva da liberdade.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A didática abrange a educação não formal.
Enquanto a preocupação principal do positivismo foi com a manutenção e a preservação da nova sociedade capitalista, o marxismo procurou fazer uma crítica radical a esse tipo de ordem social, colocando em evidência seus antagonismos e suas contradições.
A respeito do pensamento desenvolvido por Marx e Engels, analise as afirmativas a seguir.
I. Na concepção de Marx e Engels, o estudo da sociedade deveria partir de sua base material, e a investigação de qualquer fenômeno social, da estrutura econômica da sociedade, que constituía a verdadeira base da história humana.
II. Desenvolveram a teoria de que os fatos econômicos são a base sobre a qual se apoiavam os outros níveis da realidade como a política, a cultura, a arte e a religião, devendo o conhecimento da realidade social converter-se em um instrumento político.
III. Ocuparam-se com os problemas da ordem social concentrando sua atenção principalmente na estabilidade social, privilegiando as situações presentes na sociedade industrial como a realidade mais evidente da sociedade capitalista.
IV. Desenvolveu o método dialético tendo proposto quatro características fundamentais do método: tudo se relaciona (lei da ação recíproca e da conexão universal); tudo se desenvolve (lei do desenvolvimento incessante); mudança quantitativa; e, luta dos contrários.
Está correto o que se afirma apenas em
A Sociologia, na interpretação de Max Weber, é uma ciência que tem por objetivo compreender claramente a conduta humana e fornecer explicação causal de sua origem e resultados. A conduta social seria, então, o caminho para compreensão da situação social e o entendimento das intenções na visão de Weber e, para tal, ele sugeriu dois tipos de compreensão; assinale-os.
A indústria cultural, os meios de comunicação de massa e a cultura de massa surgem como funções do fenômeno da industrialização.
Em relação à indústria cultural, assinale a afirmativa correta.