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Provas: FGV - 2010 - CAERN - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Karl Marx

Com base no materialismo histórico de Karl Marx, o estudo da sociedade deve ter como ponto de partida

Provas: FGV - 2010 - CAERN - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

O livro Fundamentos empíricos da explicação sociológica é de autoria de

A questão mais discutida a respeito da nova gerência pública é, sem dúvida, a sua implicação para as relações de responsabilidade (accountability) entre os gerentes públicos e os empregados, os ministérios e os órgãos autônomos ou agências, entre a administração pública e as autoridades políticas, a administração pública e os cidadãos, o Poder Legislativo e o Poder Executivo do governo, e entre os setores público e privado para o fornecimento de serviços.

Derry Ormond e Elke Löffler. A nova gerência pública. In: Revista do Serviço Público - ENAP, 50 (02). Brasília, abr.-jun./1999, p. 66-96 (com adaptações).

A responsabilização do servidor público por seus atos é prevista no Brasil por intermédio de dispositivos constitucionais e legais e, internacionalmente, pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). A possibilidade de responsabilizar o servidor público por seus comportamentos e atitudes no desempenho da atividade pública está diretamente relacionada às normas de conduta ética. Com relação a essas normas, assinale a opção correta.

Observe o diálogo adaptado entre os personagens Morpheus e Neo, do 1º filme da série “Matrix”.

Neo: – O que é Matrix?
Morpheus: – Matrix está em toda parte — como
Deus está. É o mundo que foi criado para que não víssemos a verdade. O mundo que você acredita ser real.
Neo: – Que verdade?
Morpheus: – Que você é um escravo, Neo. Como
todo mundo. [...]
Nasceu em uma prisão que não pode ver, cheirar ou tocar. Uma prisão para sua mente.

Esse trecho conduz a algumas afirmações sobre as ideologias presentes em nossa sociedade, tais como as que podem ser analisadas a seguir.

I - Nem sempre nos damos conta de que aquilo que parece natural pode representar outra coisa, pois outros interesses que não os nossos legitimam relações de desigualdade.

II - As ideologias servem de apoio aos interesses de determinados grupos sociais para se beneficiarem da exploração e de sua condição de superioridade.

III - As verdades estabelecidas pelas classes dominantes levam à submissão dos grupos historicamente oprimidos.

IV - Existe uma ciência que nos controla e nos faz pensar que o mundo é assim e sempre será assim.

São corretas APENAS as afirmações

Um morador de um bairro popular de Salvador criou, em sua casa, uma biblioteca comunitária, na esperança de ver funcionar a primeira faculdade comunitária do país, para quem não tem condições de cursar uma faculdade pública ou pagar uma particular. A ideia é ensinar Língua Portuguesa aos alunos que terão que estagiar e passar seus conhecimentos para a população carente.
Esse fato corresponde a um tipo de ação social caracteri- zada sociologicamente como

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no tema transversal de Ética, dizem que a autonomia pressupõe uma relação com os outros. Dessa forma, não existe autonomia pura, como se fosse uma capacidade absoluta de um sujeito isolado.

Por isso, só é possível realizar autonomia como

Imagem 003.jpg

Considerando a ilustração acima, analise as afirmações a seguir sobre a educação na contemporaneidade.

I - A hora do recreio é prejudicial ao aluno uma vez que ele se dispersa e sua concentração fica bastante comprometida ao retornar para a sala de aula.

II - O recreio tem sido um espaço de muito conflito e brigas dentro da escola, sendo um dos elementos causadores do aumento da violência intra e extra- muros escolares.

III - Observar os alunos na hora do recreio nos permite conhecer melhor a comunidade escolar com a qual estamos trabalhando, pois é o momento em que representam, nas brincadeiras, seu cotidiano.

IV - É importante promover ambientes escolares agradáveis em que as brincadeiras façam parte desses espaços, tornando a aprendizagem prazerosa e significativa.

V - A educação deve estar voltada para o desenvolvimento do senso crítico, na proposição de desafios a partir de atividades lúdicas, dinâmicas e criativas.

Está correto APENAS o que se afirma em

A história e a humanidade são processos em constante construção, não podendo existir, sociologicamente, um só discurso puramente objetivo e absolutamente neutro. A partir dessa afirmação, conclui-se que

A ideia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe, pressiona o tempo todo. O cidadão precisa ter consciência de seu poder.

Com base nessa afirmação de Herbert de Souza (o Betinho), marque a alternativa cuja situação corresponde à cidadania ativa.

Sobre os movimentos sociais urbanos surgidos no Brasil,

no final dos anos 1970, sabe-se que

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