A atividade que dá apoio e suporte à consecução das atividades-fim de uma instituição denomina-se
Julgue o item subsequente, acerca de noções de arquivamento
O tipo vertical de arquivamento permite rápida consulta aos documentos
Julgue o item subsequente, acerca de noções de arquivamento
O método de arquivamento numérico simples utiliza como elementos de busca o número e a data do documento.
Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, da política de arquivos, da legislação e das normas da área, julgue o item que se segue.
A diferença entre o documento de biblioteca e o de arquivo é que o primeiro instrui e ensina, e o segundo constitui-se como prova.
Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, da política de arquivos, da legislação e das normas da área, julgue o item que se segue.
É do Conselho Nacional de Arquivos a responsabilidade de propor diretrizes e normas relativas à gestão e à preservação de documentos e arquivos, no âmbito da administração pública federal
A respeito da gestão de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
O diagnóstico da situação arquivística do tipo minimalista tem como um de seus objetivos fornecer informações para elaboração do plano de classificação de documentos
Consiste em atividade de registro e movimentação de protocolo
Os documentos relativos à execução de uma obra contratada para o reparo das instalações do escritório, durante o andamento da obra, encontram-se em sua:
Figura 1
Sob o ângulo das relações entre os registros de descrição preconizadas pela norma internacional de descrição arquivística ISAD(G), pode-se verificar que o nível hierárquico referente às diretorias presentes no organograma (figura 1) corresponde ao nível de descrição de:
A aplicação das definições e do método da diplomática aos documentos contemporâneos permitiu identificar os elementos contidos e criar modelos que pudessem prover as características pretendidas: autenticidade e confiabilidade do registro.
Isso é feito por meio da diplomática:
Em um processo, o despacho é a forma por meio da qual a autoridade competente dá continuidade a uma ação administrativa ou firma decisões em documentos. Esses despachos são de dois tipos:
I – que objetiva dar prosseguimento ao documento;
II – que envolve uma decisão administrativa sobre matérias e assuntos submetidos à apreciação da autoridade competente.
Esses dois tipos de despachos são chamados, respectivamente, de:
Documentos, de acordo com a especificidade do seu material, devem ser preservados em mobiliários adequados.
Para arquivar documentos textuais em idade corrente, discos e cartazes, devem ser usados, respectivamente:
No contexto dos documentos arquivísticos digitais foram elaborados os conceitos de documento digital manifestado e documento digital armazenado.
As fotografias, as bases de dados e os relatórios são, respectivamente, exemplos de documentos digitais:
Um dos fundos do acervo de uma instituição tem lacunas e documentos faltantes que estão custodiados em outra instituição.
Esse problema pode ser minimizado por meio da microfilmagem de: