Texto II
Amanhã eu faço!
Ano novo, vida nova, novos planos para a futuro: cuidar melhor da saúde, aprender ou melhorar os conhecimentos de uma língua estrangeira, arrumar aquela peça quebrada do carro ou da casa e por aí vai. Mas, como bem sabemos, para a maioria das pessoas poucos desses planos terão realmente se concretizado ao final deste ano.
Dentro de todos nós (com variações, é claro) existe uma forte tendência ao adiamento, à ‘enrolação”, ao “amanhã eu começo”. Talvez não devesse haver qualquer surpresa nisso.
Mas não é só no país de Macunaíma ou dos nossos irmãos latino-americanos que viceja o “mañana”(= amanhã). Antes de ser um problema cultural regional, esse é um problema do ser humano.
A procrastinação, que é como se chama esse adiamento das tarefas ou das realizações, é, já há algum tempo, objeto de estudo da psicologia. Também, diversos desses livros de autoajuda ou guias de eficiência no trabalho ensinam como enfrentar e vencer a procrastinação. As estimativas disponíveis sugerem que entre 15% e 25% das pessoas adultas são, foram ou serão procrastinadoras em algum momento de suas vidas.
Nos Estados Unidos, berço da cultura antiprocrastinação, um estudo recente sugeriu que “a procrastinação se situa no núcleo de comportamentos, como o abuso de drogas, marcados por impulsividade e baixa capacidade de autocontrole”.
Nesse estudo, publicado na revista “Psychological Science” (novembro de 1997), Dianne Tice e Roy Baumeister compararam dados de estudantes universitários referentes ao estresse e aos sintomas gerais de saúde em relação às tarefas escolares daquele período. Os estudantes que se diziam procrastinadores tiveram notas piores e também relataram um maior estresse e uma frequência de gripes e resfriados. Na verdade, os procrastinadores se deram melhor no começo do ano, mas acabaram levando a pior no cômputo geral. Uma versão da fábula da cigarra e da formiga sob uma outra óptica. Assim, se, ao iniciar um trabalho, você precisa antes apontar todos os lápis, arrumar todos os papéis, tomar o último gole de água e resolver quaisquer outras coisas, cuidado (...).
Leia atentamente o fragmento do texto “Amanhã eu faço!”, como é comum em produções textuais, vários aspectos são abordados no seu desenvolvimento. Assim, dentre as alternativas abaixo, a que expõe o assunto geral tratado no texto.
“Ana analisou o trabalho de um recenseador e autorizou a prorrogação de seu contrato”. De acordo com a equivalência de proposições compostas, a negação da frase pode ser descrita como:
O Código de Ética Profissional do Servidor Público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trata dos deveres fundamentais do servidor do IBGE. Sobre o assunto, leia a disposição abaixo do capítulo I, seção II:
“XIV - São deveres fundamentais do servidor do IBGE: a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular; b) exercer suas atribuições com ______, ______ e ______, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;(...)” Código de Ética Profissional do Servidor Público do IBGE, Cap.I, Seção II.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Observe que ao pronunciar a palavra Empowerment (emponderamento) logo vem à memória características do Comando, do Poder, da Força, da Autoridade. Além de ser empregada ao trabalho, também está ligada a várias áreas de um indivíduo, desde grupos sociais, religiões, escolas. O Emponderamento pode ser definido como a utilização de recursos e de instrumentos pelos indivíduos, grupos e comunidades, mas principalmente pela formalidade / legalidade do processo de ________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Influenciar pessoas / grupos para a realização de atividades e alcance de resultados é o desafio do administrador e isso está ligado diretamente a (ao)_______. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
O Seis Sigma é uma ferramenta muito utilizada para a gestão da qualidade e traduz os esforços de melhoria das organizações na meta específica de reduzir defeitos para próximo de zero. Assinale a alternativa incorreta quanto aos objetivos do Seis Sigma:

Quanto ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item.
No texto, que se caracteriza como dissertativo-informativo, são apresentados percentuais que comprovam a expansão do setor de aquisição de imóveis residenciais no Brasil durante a pandemia de covid-19.

Quanto ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item.
Observados os mecanismos de coesão e coerência do texto, conclui-se que o emprego de preposição em “aos juros baixos” (linhas 8 e 9) deve-se à regência do termo “relacionados” (linha 8).

Quanto ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item.
O emprego do acento indicativo de crase em “às novas demandas sociais e econômicas” (linhas 18 e 19) justifica-se pela regência da forma verbal “adaptou-se” e pela anteposição do artigo feminino “as” a “novas demandas sociais e econômicas”.

Acerca da correção gramatical e da coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item.
“mesmo com a pandemia” (linha 16) por apesar de a pandemia
No que diz respeito aos conceitos de software, ao sistema operacional Windows 8 e ao Microsoft Excel 2013, julgue o item.
No Excel 2013, o procedimento de mesclar células é irreversível, ou seja, uma vez realizado, não é possível desfazê-lo.
Julgue o item.
Mais de 4% dos anagramas da palavra ODISSEIA começam com S e terminam com A.
Com velocidade média constante, em uma viagem de carro, Enzo fez um percurso de 500 km, da cidade A até a cidade B, em 6 horas e 15 minutos. Também com velocidade média constante, Maria Valentina fez o mesmo percurso de carro, porém no sentido oposto, em 8 horas e 20 minutos.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item.
Iniciando o percurso simultaneamente, eles se encontrariam após 3 horas e 35 minutos.
Sabendo que a proposição “Se Paulo não é atencioso, então Quércia é brilhante ou Ricardo é confiável” é falsa, julgue o item.
A proposição “Paulo é atencioso ou Quércia não é brilhante e Ricardo não é confiável” é verdadeira.
Acerca das disposições da Lei n.º 8.429/1992, julgue o item.
O sucessor ou o herdeiro daquele que causar dano ao erário ou que enriquecer ilicitamente estará sujeito apenas à obrigação de repará-lo até o limite do valor da herança ou do patrimônio transferido.