Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311728 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • Certo
    • Errado

A pressão sanguínea deve ser monitorada constantemente, pois a hipertensão arterial, muitas vezes, não apresenta sintoma aparente, mas, a médio e longo prazo, pode causar problemas ao cérebro, aos rins e ao coração. Ao medir a pressão sanguínea, registram-se pressões máxima e mínima, que correspondem, respectivamente, à pressão na parede do(a)

Imagem 002.jpg

As duas leis apresentadas vêm ao encontro do que determinam os PCN para desenvolver o tema transversal

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, para o processo de avaliação em Artes Visuais, é necessário que se observem alguns critérios. Nessa perspectiva, analise os critérios a seguir.

I - Realizar fazeres artísticos por meio de poéticas pessoais.

II - Estabelecer relações entre o seu fazer artístico e o de outras pessoas, desprovidos de quaisquer ideias preconcebidas (artística, estética, ética e de gênero).

III - Identificar os elementos compositivos da Linguagem Visual, naturais e/ou fabricados.

IV - Conhecer e apreciar as produções artísticas com sensibilidade e cognição, criticidade e respeito à diversidade.

V - Valorizar a Memória e a Preservação do Patrimônio Cultural, Artístico e Ambiental, reconhecendo sua relevância como fonte de pesquisa.

Para avaliação em Arte, os PCN recomendam a adoção dos critérios

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte abordam a perspectiva da estratégia de trabalho com projetos e a relevância nas questões dialógicas entre os diferentes saberes. Essa abordagem favorece o(a)

A estética contemporânea apresenta em seu contexto uma sociedade que valoriza e preza o consumo, na qual a mídia atua como intermediária no processo de produção e apreciação de imagem. Cabe ao leitor questionar a intencionalidade dessas imagens e os valores éticos e estéticos veiculados pelas redes midiáticas. A reflexão acima faz referência à cultura

Imagem 003.jpg

Nas três obras apresentadas acima, existe uma interface poética e estética que suscita o leitor a refletir sobre Arte Brasileira e o(a)

O início do século XX teve como marca o surgimento de movimentos vanguardistas como Fauvismo, o Cubismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, dentre outros. Nesse contexto, analise suas características a seguir.

I - O Fauvismo, com suas formas distorcidas, exageradas e de cores impactantes, dominou a Arte alemã.

II - O Cubismo preocupava-se com a simultaneidade e a fragmentação da forma.

III - O Dadaísmo buscava subverter a autoridade e cultivar o absurdo.

IV - O Surrealismo apresentava, como temática, o movimento e a tecnologia.

São corretas APENAS as características

A Arte pode estar imersa na realidade, como expressaram Delacroix e Courbert. Pode, também, ser modo de fuga, conforme as obras de Rousseau e Miró. As expressões artísticas desses expoentes da História da Arte referem-se, respectivamente, aos seguintes movimentos artísticos:

“Os projetos de trabalho devem ser concebidos como uma postura pedagógica que se revela na busca da escola como espaço de cultura viva, que saiba acolher a diversidade das relações presentes na realidade cultural em que está inserida; uma postura que procura romper com uma concepção compartimentada da educação, centrada na fragmentação da vida escolar.” O que caracteriza a postura revelada pelos projetos de trabalho?

I. Trabalhar com projetos envolve sempre a resolução de problemas, possibilitando a análise, a interpretação e a crítica por parte dos alunos.
II. Os conteúdos das disciplinas são vistos como ferramentas necessárias para a compreensão e a intervenção na realidade, estudados dentro de um contexto que lhes dá sentido.
III. O projeto possibilita o trabalho com diversas fontes de informação, propondo atividades abertas e dando possibilidades aos alunos de estabelecerem suas próprias estratégias de aprendizagem e formas de registro e avaliação.
IV. A flexibilidade no uso do tempo e do espaço possibilita um repensar da organização escolar.
V. Alunos e professores são sujeitos do processo, gerando uma comunidade democrática dentro da sala de aula e criando um vínculo entre escola e realidade social.

Estão corretas apenas as afirmativas:

O processo de ensino, em sua estrutura e funcionamento, caracteriza-se como práxis, na qual teoria e prática se determinam, gerando juntamente com o objeto-sujeito desse processo – o aluno – um saber próprio da atividade docente que, ao incorporar-se àquele que exerce sua ação sobre um determinado objeto, visando a sua transformação, transforma também esse sujeito – no caso, o professor, que se enriquece durante o processo. Quando consideramos a sala de aula como um espaço privilegiado da ação docente e esta como uma práxis, é correto afirmar que:

Jacques Delors (1998), no livro Educação: “um tesouro a descobrir, aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda a vida fundada em quatro pilares que são ao mesmo tempo pilares do conhecimento e de formação continuada.” Esses pilares podem ser tomados também como bússola para nos orientar rumo ao futuro da educação. São eles:

Analise as afirmativas:

I. Pode-se afirmar que não há escolas pobres, pois os principais recursos da educação são pessoas, saberes e experiências.

II. Se todos os funcionários de uma escola otimizam sempre a utilização de recursos, será mais difícil fracassar.

III. Nem sempre o princípio da equidade pode ser usado nas ações escolares.

IV. A formação do professor não é verificada no exercício da profissão.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

“A clientela escolar está cada vez mais heterogênea. Isso é inevitável e também fundamental e desejável para a formação de todos.” Tal citação contribui para a seguinte dedução, EXCETO:

“As situações apontadas nesta questão são todas referentes à energia mecânica, que pode se apresentar de duas formas: potencial e cinética. A primeira forma refere-se à energia armazenada por um corpo devido à sua posição e a segunda é a energia devido ao movimento.” Analise as afirmativas e marque C para as corretas e I para as incorretas:

( ) A energia potencial gravitacional de uma carga de massa 20.000 N, que está suspensa a uma altura de 10m do solo, é de 200.000 J.
( ) A energia cinética de um automóvel que pesa 1000kg, quando ele atinge a velocidade de 72km/h, é de 200.000 J.
( ) Um corpo de massa 10kg, em queda livre, passa por um determinado ponto, a uma altura de 10m do solo, com velocidade de 8m/s. Considerando g = 10m/s 2 , podemos afirmar que a energia mecânica desse corpo em relação ao solo é de 320 J.
( ) De acordo com a lei de Hooke, podemos afirmar que uma mola de constante elástica k = 400 N/m, que sofre uma compressão de 5cm, tem sua energia potencial elástica de 0,5 J.
( ) Quando um corpo se movimenta em queda livre, a energia mecânica é constante. ( ) Em queda livre, uma pedra, apesar de não ter energia cinética, tem energia potencial gravitacional em relação ao solo.

A sequência está correta em:

No que se refere à síndrome de Burnout, considerada um dos fatores do estresse no volante, julgue os itens a seguir.


A síndrome de Burnout, também conhecida como estresse ocupacional ou síndrome do esgotamento profissional, tornou- se uma doença exclusiva de trabalhadores da área de saúde, caracterizando-se por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo e depressão.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282