No que se refere à reforma do aparelho do Estado, ao Estado regulador, à gestão por resultados, à gestão de materiais e às agências reguladoras, julgue os itens de 61 a 65.
As agências reguladoras devem atuar na regulamentação, no controle e na fiscalização de serviços públicos cujas atividades e cujos bens estejam em poder do setor privado, em decorrência do fim do monopólio estatal.
Quanto aos aspectos de gestão de pessoas, de gestão da qualidade, de gestão de projetos, de gestão de administração financeira e de gestão de riscos, julgue os itens de 56 a 60.
A gestão de riscos nas organizações deve ser tratada como uma estratégia rotineira, cuja finalidade é a adoção de ações corretivas em relação às ameaças consumadas.
Quanto aos aspectos de gestão de pessoas, de gestão da qualidade, de gestão de projetos, de gestão de administração financeira e de gestão de riscos, julgue os itens de 56 a 60.
Para que as etapas de um projeto sejam concluídas dentro das datas estabelecidas, é ideal que as durações estimadas sejam planejadas com prazos dilatados.
Para aprender, isto é, organizar, estruturar, explicar e sistematizar o conhecimento, o sujeito relaciona os conhecimentos novos com os prévios, com a realidade e a cultura de forma crítica e reflexiva, é o que defende a prática educativa emergente.
A avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e
por uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre num vazio conceitual, mas está dimensionada por um
modelo teórico de sociedade, de homem, de educação e, consequentemente, de ensino e de aprendizagem,
expresso na teoria e na prática pedagógica.
O conhecimento deve ser o referente teórico que dá sentido global ao processo de realizar uma avaliação,
podendo diferir segundo a percepção teórica que guia a avaliação. Aqui está o sentido e o significado da avaliação e, como substrato, o da educação.
O planejamento participativo é o processo de organização do trabalho coletivo da unidade escolar, ou seja, todos participam e opinam, sem que haja necessariamente nenhum tipo de processo de replanejamento constante, pois as intercorrências que acontecem na escola não podem ser previstas.
A prática educativa é voltada para o ato educativo, ou seja, é uma ação que não exige planejamento, apenas um momento de avaliação das ações que acontecem no microssistema da sala de aula.
O Pedagogo é um profissional que está apto apenas para atuar como Educador Infantil e/ou como Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Paulo Freire defendia que ler é procurar buscar, criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leiturae da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão do mundo.
O bom acolhimento modifica a concepção de um atendimento técnico e mecânico para a de um que garanta maior proximidade do cidadão e abertura de um serviço mais humano em que haja preocupação com seu bem-estar.
A avaliação qualitativa pretende ultrapassar a avaliação quantitativa, sem dispensar esta. Entende que no espaço educativo os processos são mais relevantes que os produtos, não fazendo jus à realidade, se reduzida apenas às manifestações empiricamente mensuráveis.
Para Piaget, o conhecimento se dá a partir da bagagem que o sujeito já tem, ou seja, é primordial que o sujeito já tenha nascido com perspectivas de conhecimento e o meio irá moldá-lo de acordo com as próximas experiências.
Ao analisar uma determinada planilha com as idades de um grupo de pessoas, é possível constatar, entre outras coisas, a idade que mais se repetiu no conjunto de dados. Esse valor certamente foi obtido a partir do conceito estatístico de moda.
Na equação A * B = C, sabe-se que A < 100% e B < 80%. Assim, é correto afirmar que C > A.