Sobre os Projetos, como formas de organização da prática pedagógica para promover situações de aprendizagem, analise as afirmativas:
I.Projetos são atividades articuladas em torno da execução de um tema, uma curiosidade ou uma pergunta, planejadas e compartilhadas com os/as alunos/as, com a mediação do professor.
II.O envolvimento dos/as alunos/as é uma característica-chave do trabalho de projetos, que se caracteriza como aprendizagem ativa.
III.Um projeto percorre várias fases, realizadas com e pelos/as alunos/as: escolha do objetivo central, formulação dos problemas, planejamento, execução, avaliação e divulgação dos trabalhos.
IV.Um projeto pressupõe a previsibilidade, variando quanto à duração de tempo, conforme o objetivo principal, sem que se alterem os prazos previstos no planejamento elaborado pelos/as alunos/as.
É correto o que se afirma em:
Desde o fim da década de 1990, a educação inclusiva passa a fazer parte das discussões sobre políticas e direitos educacionais. Com relação aos conceitos de educação especial e educação inclusiva, assinale a alternativa correta:
É fundamental ao profissional da educação realizar, continuamente, reflexões sobre a função social da escola pública na contemporaneidade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I.Cabe à escola, na atualidade, promover a reflexão crítica sobre a sociedade e assumir um compromisso com: a educação integral; com a promoção da igualdade educacional sobre a qual as singularidades devem ser consideradas e atendidas; com a equidade, que pressupõe reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes e a escola tem papel fundamental na redução da desigualdade.
II.Cabe à escola, na atualidade, privilegiar a memorização de conteúdos de ensino a partir do exercício mecânico e da repetição.
III.Dentre as funções sociais da escola está privilegiar o cuidado com a criança em detrimento dos processos de ensino e aprendizagem, os quais podem ocorrer em outros espaços não escolares.
É correto o que se afirma em:
Analise as asserções a seguir:
I.A Educação das Relações Étnico Raciais não é uma política somente para os negros ou para sujeito nenhum, se os negros não estiverem fisicamente presentes.
PORQUE
II.A Educação das Relações Étnico Raciais é para todos e traz centralidade em torno de um sujeito e seus conteúdos como forma de equilibrar as relações sociais e étnicas na escola e, sobretudo, como forma de potencializar a formação de sujeitos que se compreendam iguais nas suas identidades específicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Normalmente, em qualquer empreendimento em equipe, seja ele pessoal ou profissional, tudo se inicia com um contrato de expectativas e responsabilidades. Nesse contrato, são definidas as normas de participação, as responsabilidades, as metas a alcançar, os prazos e afins. Enquanto todos os envolvidos cumprem sua parte, tudo segue bem. No momento em que alguém quebra um item do que foi acordado, inicia-se o processo de conflitos, que é um tópico comum a ser discutido nas relações humanas (Gramigna, 2004). Para as relações humanas, o conflito:
I.É um fator natural.
II.É algo inevitável.
III.Pode ser construtivo.
É correto o que se afirma em:
Considere as afirmativas relacionadas à Avaliação Formativa, de Jussara Hoffman (1993; 2002), apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O processo avaliativo deve observar, analisar e promover a construção dos conhecimentos e das aprendizagens dos educandos.
(__)A avaliação da aprendizagem se constitui como um processo objetivo, normativo e padronizado.
(__)O processo avaliativo se desenvolve concomitantemente ao desenvolvimento das aprendizagens dos alunos; portanto, a ação avaliativa é mediadora em benefício do aluno e se dá, undamentalmente, pela proximidade entre quem educa e quem é educado.
(__)A avaliação corresponde à aplicação de instrumentos avaliativos que devem ocorrer em etapas claramente delimitadas para expressar as notas ao término dos bimestres, trimestres e semestres letivos.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Analise as afirmativas quanto ao processo de apropriação do conhecimento pelo sujeito, segundo J. Piaget. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Proporciona aos alunos situações nas quais tenham possibilidade de manipular objetos concretos, aplicando seus esquemas mentais às situações reais e exercitando as operações concretas.
(__)Propõe atividades facilitadoras e organizadas que evitam situações-problema, pois a reflexão e a descoberta, por parte dos alunos, dificultam a ampliação dos esquemas mentais de pensamento.
(__)Observa as características de cada etapa do desenvolvimento e considera os interesses de cada fase estimulando a atividade funcional, natural do indivíduo.
(__)Utiliza métodos ativos de ensino e aprendizagem, de forma a ativar os esquemas mentais, ampliando as estruturas cognitivas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
São ações do Programa Saúde na Escola (PSE):
I.Alimentação saudável e prevenção da obesidade.
II.Promoção da cultura de paz e direitos humanos.
III.Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.
IV.Saúde bucal, auditiva, ocular e mental.
V.Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST.
É correto o que se afirma em:
Luckesi (2017) afirma que “um instrumento de coleta de dados para avaliação da aprendizagem deve ser elaborado de forma
sistemática (cobrir todo o conteúdo essencial ensinado), seguindo as regras da metodologia científica”.
De acordo com o autor, para que isso aconteça, o instrumento deve ter as seguintes características, à exceção de uma. Assinale-a.
O Art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Avalie se, para alcançar esse objetivo devem ser a eles assegurados os seguintes itens:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Direito de ser respeitado por seus educadores.
III. Impedimento de contestar critérios avaliativos em instâncias escolares superiores.
IV. Direito de organização e participação em entidades estudantis.
Estão corretos:
Zluhan e Raitz (2014, p.32) defendem que para “garantir a igualdade e a equidade entre os indivíduos, o Estado estabeleceu,
ao longo da história, várias políticas sociais de proteção a crianças e adolescentes. Faz-se necessário buscar propostas e
encaminhamentos que sustentem um fazer pedagógico que contribua para a construção de um presente mais solidário e de um futuro investido de valores de uma sociedade efetivamente mais justa e igualitária, numa ação conjunta de todos os órgãos sociais”.
As autoras destacam os ordenamentos legais que constituem as políticas de educação, prevenção, atenção e atendimento em relação às violências, entre os quais está incluído o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH.
As opções a seguir contêm princípios norteadores do PNEDH para a educação em direitos humanos na Educação Básica, à exceção de uma. Assinale-a.
O Art. 21 da Resolução CNE nº 4, de 13 de julho de 2013, trata das etapas da Educação Básica. Em seu parágrafo único, a resolução dispõe que “Essas etapas e fases têm previsão de idades próprias, as quais, no entanto, são diversas quando se atenta para sujeitos com características que fogem à norma”.
Assinale a alternativa que indica um caso que não está elencado no referido parágrafo.
Janela de oportunidade que ocorre quando há uma redução da razão de dependência demográfica, que é o coeficiente entre o segmento etário da população definido como economicamente dependente (os menores de 15 anos de idade e os maiores de
65 anos) e o segmento etário potencialmente produtivo (15 a 64 anos).
https://www.scielo.br/j/rbepop/a/M6ZjNHVZRfdcbBwbs9tBkhy/?lang=pt
A janela de oportunidades apresentada no texto refere-se ao conceito de
Por meio delas é possível a representação do relevo em diferentes partes do terreno, ajudando os profissionais a escolher áreas apropriadas para diferentes usos. Quando falamos em produção das curvas de nível, esta pode ser feita tanto através do levantamento topográfico convencional, quanto pela fotogrametria. De toda forma, seja pelo método tradicional ou
aerofotogramétrico, será necessário a criação de um modelo digital do terreno (MDT), contendo todas as informações do local
trabalhado. Por sua simplicidade e facilidade de reprodução, o uso de curvas de nível é a forma mais comum de se documentar o relevo na construção civil.
https://www.geosensori.com.br/2019/05/20/curvas-de-nivel-ponto-crucial-em-um-projeto/
De acordo com a técnica de mapeamento apresentada, relacione as curvas de nível apresentadas a seguir a seus respectivos perfis de relevo.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
A economia de escala, desenvolvida no interior de grandes fábricas com sistemas de produção rígidos, tem sido complementada pela economia de escopo, desenvolvida em fábricas menores e mais flexíveis. Nesta, a produção pode se descentralizar mais facilmente nacional e mundialmente. Ao mesmo tempo, disseminou-se a prática da terceirização, que consiste em repassar para outras empresas atividades de suporte e serviços, como limpeza, manutenção, alimentação e, muitas vezes, a própria produção.
https://www.scielo.br/j/prod/a/FD8rNqkDhCThKcmxmFJsRwL/?format=pdf&lang=pt.
Sobre as principais regiões industriais do planeta, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A região do Ruhr é uma aglomeração metropolitana localizada no oeste da Alemanha, sendo a maior região de indústrias
modernas na Europa, especializada em robótica e criação de inteligências artificiais.
( ) O Vale do Silício, na Califórnia, foi o primeiro parque tecnológico implantado no mundo, sendo um dos mais importantes e servindo de modelo para outros. Tem como destaque as indústrias de semicondutores, produtoras de microprocessadores para indústrias ligadas à informática: computadores e periféricos (hardware); sistemas e programas (software).
( ) O parque industrial japonês situa-se no interior do país, ligando largas e modernas autoestradas, bem como rápidas
ferrovias aos portos. Destaca-se a ilha Honshu, com a segunda aglomeração urbano-industrial do mundo no eixo Tóquio-Osaka, com grande importância para os parques tecnológicos: Tsukuba e Kansai.
As afirmativas são, respectivamente,