De um baralho comum contendo 52 cartas,13 de cada naipe (ouro e copas, paus e espadas)
assinale a alternativa que apresenta quantas combinações possíveis de duas cartas pretas (Espadas ou Paus) podem ser formadas.
De acordo com o previsto na Resolução 453/2012, do Conselho Nacional da Saúde,
assinale a alternativa incorreta.
Em “Pois ele virou pra ela encrespado”, o vocábulo destacado pode ser classificado, morfossintaticamente, como um:
Em “surgem perfis que não correspondem à realidade” (4º§), o verbo destacado, deve ser classificado, quanto à predicação como:
O vocábulo “que” destacado em “Uma elefanta mocetona que já estava carecendo de senhor
pra cumprir seu destino” cumpre um papel coesivo e introduz uma oração:
Considere que um servidor público, no exercício da função, exerça competência decisória acerca de restrição a direitos de terceiros. Nessa hipótese, é CORRETO afirmar que o princípio da legalidade determina:
Os Estados na Federação brasileira, no que se refere à organização das funções de sua competência, devem observar a seguinte imposição constitucional vigente quanto à separação de poderes:
A soberania, no âmbito do Estado como objeto de estudo e experiência moderna, expressa:
Com base no texto, todas as seguintes extrapolações podem ser feitas, EXCETO:
Observe a regência dos verbos destacados nas frases abaixo:
1- Lembro-me das pessoas passando em volta, apressadas e felizes.
Lembro das pessoas passando em volta, apressadas e felizes.
2- Lembro-me da mão dele segurando a minha.
Lembro a mão dele segurando a minha.
3- “Lembro-me apenas das sensações e das emoções daquele dia.”
Lembro apenas as sensações e as emoções daquele dia.
4 - Não me lembro do que aconteceu em campo.
Não me lembro o que aconteceu em campo.
Quanto à regência dos verbos, as frases acima poderiam ser reescritas, sem prejuízo sintático, em:
Paciente de 70 anos de idade, masculino, portador de Miocardiopatia Chagásica e Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA), em quadro crítico, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 10 dias. Ao exame físico foi evidenciado: paciente com sedação contínua, intubado, em ventilação mecânica, com diversas intervenções invasivas e não invasivas, em uso de drogas vasoativas, Frequência
Respiratória: 20 irpm controlada pelo respirador com FiO2: 100%, Sat O2: 84%, taquicárdico, FC: 140 bpm, pulso filiforme, chocado, Pressão Arterial Média (PAM): 40 mmHg, perfusão tissular diminuída, cianose de extremidades, hipotérmico: Temperatura de 35°C, oligúrico.
Ao ser avaliado pelo profissional enfermeiro, considerando a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem (PE), sinalizar o Diagnóstico de Enfermagem mais compatível com a condição clínica do paciente:
A identificação dos riscos biológicos deve seguir metodologia qualitativa, devendo ser considerados os agentes epidemiologicamente mais frequentes, tendo em vista o perfil epidemiológico da região, do próprio serviço e dos trabalhadores do serviço de saúde.
Informações relativas aos agentes biológicos epidemiologicamente mais frequentes podem ser obtidas em diversos serviços/setores, EXCETO:
As ações e os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art.198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, EXCETO:
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) tem alta prevalência e é um dos principais fatores de risco para as Doenças Cardiovasculares (DCV) e renais, apresentando determinantes genéticos, ambientais e sociais combinados. Mostra-se de fácil diagnóstico e seu tratamento é eficaz, utilizando-se um arsenal terapêutico diversificado, bastante eficiente. Mesmo assim, seu controle em todo o mundo é pífio, porque se trata de doença frequentemente assintomática, o que dificulta a adesão aos cuidados.
Analise as seguintes afirmativas:
I. Importância do controle do peso, pois a obesidade geral e a obesidade abdominal estão associadas ao aumento do risco de Hipertensão Arterial.
II. Importância da dieta saudável, há várias propostas de dietas para a prevenção da Hipertensão Arterial, que também favorecem o
controle dos hipertensos e contribuem para a saúde como um todo.
III. Redução da ingesta de sódio, pois o consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco modificáveis para a prevenção
e o controle da Hipertensão Arterial e das Doenças Cardiovasculares. A restrição de sódio tem um efeito redutor da Pressão Arterial em muitos estudos.
IV. Importância da atividade física, pois o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para a mortalidade global.
Está CORRETO o que se afirma em:
O processo de trabalho do enfermeiro deve estar embasado em uma metodologia científica que ofereça respaldo, segurança e o direcionamento para o desempenho das atividades, contribuindo para a credibilidade, competência e visibilidade da Enfermagem, consequentemente para a autonomia e satisfação profissional.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar: