Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • Certo
    • Errado

Um engenheiro fiscal interrompeu a obra de execução de um aterro em razão de uma série de falhas de compactação, entre elas: o teor de umidade do solo, diferente do ideal; a inadequada espessura de camadas de compactação; e características do solo adotado fora do especificado.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Alturas de camada de solo pouco espessas prejudicam a dissipação de energia dos rolos compactadores, por isso é recomendável adotar as camadas mais altas possíveis, cujo limitador é a altura de lançamento do caminhão de transporte de solo.

Com relação às características dos solos adotados em obras de terraplenagem, julgue os itens a seguir.

As estruturas encontradas em solos não coesivos podem ser divididas em granular simples e em favos.

A licitação para a construção de determinado prédio público encontra-se na fase de divulgação. Faltando cinco dias úteis para findar o prazo de recebimento das propostas, que foi de cinquenta dias, uma licitante protocolou pedido de impugnação do edital. Quando do recebimento do pedido, a comissão de licitação observou que a licitante questiona a exigência de atestados emitidos no máximo há dez anos e por pessoas jurídicas para a comprovação de aptidão, assim como a proibição da utilização de atestados emitidos por pessoas físicas para tal fim.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, à luz do disposto na Lei n.º 8.666/1993.

A exigência de atestados emitidos apenas por pessoas jurídicas fere os princípios da legalidade e da isonomia.

A empresa X foi contratada para executar uma obra de dez milhões de reais em dezembro, no final do exercício financeiro do ano anterior. A ordem de serviço emitida previu o início da obra no mês de janeiro do ano seguinte. Foram empenhados cinco milhões em dezembro, quando da assinatura do contrato, tendo o valor sido inscrito em restos a pagar. O restante do valor da obra, que estava previsto no orçamento do exercício financeiro seguinte, foi empenhado no início do ano. A empresa X executou um milhão de reais em serviços e abandonou a obra em março. A administração então convidou a segunda colocada no certame, a empresa Y, para concluir o objeto do contrato. A empresa Y prontamente aceitou.

A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes.

Os quatro milhões restantes inscritos em restos a pagar devem ser anulados e novamente empenhados para a empresa Y executar a obra.

A respeito de engenharia de segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.

No caso de atividades que provoquem sujidade como poeiras, exigem-se, no conjunto de instalações sanitárias do canteiro de obras, um lavatório e um chuveiro para cada dez trabalhadores.

Considerando a legislação profissional do sistema CONFEA-CREA, julgue os itens subsequentes.

A contratação de um profissional de engenharia para a emissão de laudo, mesmo que por contrato verbal, está sujeita a anotação de responsabilidade técnica.

Leia as afirmativas a seguir:

I. A gestão dos centros de distribuição é responsável pelas atividades de recebimento, armazenagem, distribuição e movimentação de materiais.

II. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá unicamente aos princípios de legalidade e eficiência.

III. Inventário é o ato de arrolar e descrever, coordenadamente, todos os bens e valores do Patrimônio, num determinando instante. O resumo do inventário é registrado no Balanço Patrimonial da Contabilidade do ente público.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O agente público deve ser cortês, ter boa vontade no atendimento, atenção nas atividades, dedicação no serviço público, entre outras características que demonstram o seu crescimento profissional.

II. O método "Just in Time" é uma filosofia de gestão de estoque que defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdícios.

III. Os quatro atributos essenciais em uma Gestão de Compras eficiente são: preço exorbitante, quantidade, qualidade e celeridade.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para trabalhar com atendimento ao público, alguns requisitos são essenciais, como gostar de servir, de lidar com gente e cultivar um estado de espírito positivo.

II. Fazer uso da empatia e atenuar a burocracia são atitudes que dificultam o bom atendimento no serviço público.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O comando Alt+Esc permite percorrer os itens na ordem em que foram abertos. Pressionar a tecla F6 permite percorrer os elementos da tela em uma janela ou na área de trabalho.

II. O Processador é o principal e único componente do computador responsável pelo processamento dos dados.

III. Os programas de computadores podem ser categorizados como software de sistema e software de aplicativo. O software de sistema é o principal software que existe em um computador.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A grafia dos vocábulos seguintes está correta: adiar, adentrar, adéga, adága.

II. Na frase “responda calmamente" ocorre um substantivo concreto que denomina um estado.

III. Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. A grafia do adjetivo seguinte está correta: fêxado.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Na oração "as irmãs caminhavam juntas, mas, em determinada rua, separaram-se", a conjunção "mas" apresenta uma função coordenativa.

II. A sílaba que recebe o acento circunflexo deve ser pronunciada de forma fechada. O emprego correto do acento está presente no vocábulo: restânte.

III. Os pronomes ME, TE, NOS e VOS podem tanto ser objetos diretos como objetos indiretos.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Adjetivo explicativo é aquele que exprime qualidade que não é própria do ser.

II. As palavras seguintes estão grafadas corretamente: braveza; esperteza; franqueza.

III. Na frase seguinte, há uma locução adjetiva que indica posse: Os pronomes nos libertam da repetição excessiva.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Se um triângulo possui base igual a 10 cm e altura igual a 12 cm, então sua área será igual a 72 cm2.

II. Uma taxa de juros é definida ou entendida como uma taxa de juros efetiva quando ela estiver expressa em unidade de tempo igual à unidade de tempo do período de capitalização.

III. Um capital foi aplicado a juro simples com taxa de 20% ao mês, durante 10 meses. Se no fim desse período o juro produzido foi de R$ 800,00, podemos afirmar que o capital aplicado foi de R$ 400,00.

Marque a alternativa CORRETA:

No que se refere à teoria dos materiais semicondutores e aos componentes fabricados com o uso desses materiais, julgue os itens subsequentes.

Nos transistores de uso geral do tipo NPN, a base, que deve ser fabricada com a maior largura possível, apresenta um grau de dopagem bem mais alto do que o coletor, característica essa importante por favorecer a minimização da recombinação dos portadores majoritários e minoritários na base.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282