O Conselho de Disciplina, criado pela Lei Estadual 3.729, de 27 de maio de 1980, é um processo administrativo disciplinar militar destinado às praças estáveis ou da inatividade que cometerem conduta irregular prevista nessa lei. Sobre ele, marque a opção CORRETA.
O instrumento Legal em que se estabelecerá as normas gerais a serem adotadas na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas.
A implantação do sistema de Policiamento Comunitário requer que todos na instituição policial conheçam os seus princípios, praticando-os permanentemente e com total honestidade de propósitos. São eles, EXCETO.
Não constitui princípios da abordagem policial.
Segundo a lei 9.784/99, o particular que requereu a instauração de processo administrativo:
A análise SWOT é um exercício de brainstorming realizado
por um grupo de gestores da organização. A elaboração da
matriz SWOT leva em conta aspectos ambientais internos e
externos à organização.
Sobre o tema, é INCORRETO o que se afirma em:
Segundo o Guia Referencial para Medição de Desempenho
e Manual para Construção de Indicadores do Ministério do
Planejamento, existem seis categorias básicas de indicadores
de desempenho:
Efetividade são os impactos gerados pelos produtos/serviços,
processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau
de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação
produzida no contexto em geral.
Eficácia é a quantidade e a qualidade de produtos e serviços
entregues ao usuário.
Eficiência é a relação entre os produtos/serviços gerados
(outputs) com os insumos utilizados, relacionando o que foi
entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a
forma de custos ou produtividade.
Execução refere-se à realização dos processos, projetos e
planos de ação conforme estabelecidos,
Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/
excelência para a realização dos processos, atividades e
projetos na busca da melhor execução e economicidade, sendo
um elemento transversal.
Economicidade está alinhada ao conceito de obtenção e uso de
recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da
quantidade exigidos pelo input, gerindo-se adequadamente os
recursos financeiros e físicos.
Avalie os exemplos abaixo fornecidos para cada tipo de
Indicador:
1)Efetividade – Índice de Desenvolvimento Humano (IDH);
2)Eficácia – percepção da população quanto à confiança nas
instituições públicas;
3)Eficiência – gastos em saúde per capita;
4)Execução – taxa de liquidação;
5)Excelência – percentual de organizações públicas da
administração direta e indireta candidatas no Prêmio
Nacional da Gestão Pública - PQGF;
6)Economicidade – custeio e outros gastos administrativos.
Estão corretos os exemplos:
Considere as seguintes informações sobre dois eventos de educação corporativa A e B:
A:ação de capacitação, promovida pela empresa, voltada para a aquisição de conhecimentos, com vistas a melhoria de desempenho no trabalho atual dos empregados;
B: aprendizagem voltada para o crescimento individual, sem relação com um trabalho específico, com vistas a promover aprendizagem nos empregados para o alcance de objetivos organizacionais,
Analisando-se a descrição de cada um desses eventos, conclui-se que:
o Governo do Estado XPTO deverá realizar licitação para a
contratação de obra pública, tendo como objeto a constmção de
uma nova arena esportiva. O projeto básico foi elaborado pela
Secretaria Estadual de Obras, com todos os seus componentes,
inclusive com o valor total estimado da contratação. A equipe
responsável pela elaboração do Edital de Concorrência está em
duvida se divulga ou não o valor estimado da contratação. Você
deve recomendar que a Comissão:
Diversos autores e mesmo a legislação educacional ressaltam a
importância da educação para cidadania, compreendida como a
possibilidade de o indivíduo usufruir de direitos e participar de
forma ativa da vida política. Esse objetivo coloca desafios para
o currículo escolar, que deve privilegiar o desenvolvimento de:
Na atualidade, especialistas assinalam que tecnologias como
computadores, televisões, rádios e jogos eletrônicos são
importantes ferramentas que merecem espaço nas salas de
aula. Entretanto, apesar da sua inserção ainda problemática
em muitas escolas, a presença dessas tecnologias desafia a
educação escolar, pois:
Maria estava abrindo uma escola privada de educação básica no município Q. No processo de construção do currículo escolar, ela descobriu, ao estudar a LDB, que o currículo deveria desenvolver:
A escola B, no processo de reconstrução de seu projeto político
pedagógico, ao prever atividades de Educação Patrimonial,
reportou-se aos PCN, quando neles a Pluralidade Cultural
aparece como tema transversal. Nesse documento, é disposto
que: “uma proposta curricular voltada para a cidadania deve
preocupar-se necessariamente com as diversidades existentes
na sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os
preceitos éticos". Assim, segundo os PCN:
Competências profissionais representam combinações
sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes (CH(A),
evidenciadas pelo desempenho profissional, no âmbito de
detemIinado contexto ou estratégia organizacional. Cada mlla
das dimensões do CHA diz respeito a mil tipo de aprendizagem
e pode utilizar diferentes estratégias de desenvolvimento, como
as descritas no quadro a seguir.

Considerando essas infonnações, a alternativa que contém
a correta associação das dimensões do CHA com o tipo de
aprendizagem e o tipo de estratégia de desenvolvimento é:
As competências podem ser classificadas de acordo com os objetivos educacionais. A seguir são apresentadas três taxonomias, denominadas A, B e C. Taxonomia A - percepção, posicionamento, execução acompanhada, mecanização e completo domínio de movimentos. Taxonomia B - conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Taxonomia C – aquiescência/receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. As taxonomias A, B e C correspondem, respectivamente, aos objetivos educacionais dos seguintes domínios: