As alternativas a seguir representam uma característica da gestão pública empreendedora no Brasil, à exceção de uma. Assinale-a.
A respeito da descentralização do processo decisório em uma
organização, analise as afirmativas a seguir.
I. A descentralização permite decisões mais ágeis, fazendo com
que as respostas aos clientes sejam mais rápidas.
II. A descentralização estimula à criatividade das pessoas,
preparando candidatos para posições mais elevadas.
III. A descentralização, graças às novas tecnologias, permite que
a autoridade seja delegada aos níveis inferiores, enquanto a
alta administração recebe informações em tempo real.
Assinale:
O grau de endividamento geral e a composição da exigibilidade são, respectivamente,
Analise os fatos a seguir e responda à questão:
• Alienação de bens = $10;
• Aquisição de Equipamentos = $15;
• Pessoal Ativo de $50 com retenção das consignações no valor de $10;
• Arrecadação de Tributos = $80;
• Depósito de terceiros recebidos = $30;
• Empréstimos Concedidos = $30;
• Amortização de empréstimos contraídos = $10
O valor que não constará da demonstração do fluxo de caixa, independente do período e dos fatos geradores futuros, será de
“A especificação adquire preponderância visto que dela depende o ressuprimento necessário às atividades da organização.
Detalhada e completa, evita a compra de material em desacordo com as necessidades e, por outro lado, os compradores não precisam distribuir “amostras” para cotação.”
(in J. J. Viana. Administração de materiais. Elsevier, 4ª ed. 2013, pg 73)
Um aspecto fundamental para se estruturar a especificação é a normalização. Os objetivos da normalização estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Quanto às convergências e diferenças entre a gestão pública e a
gestão privada, analise as afirmativas a seguir.
I. Somente na Administração Pública é possível encontrar
receitas derivadas, pois na Administração Privada têm-se
apenas receitas originárias que também são fontes de
recursos na Administração Pública.
II. O processo de tomada de decisão na Administração Pública é
mais lento por envolver também os aspectos político e
jurídico para definição de suas políticas públicas prioritárias e
seus programas de ação diante da escassez de recursos
orçamentários, enquanto na Administração Privada as
decisões são mais rápidas, flexíveis e com foco na estratégia
de mercado.
III. O “cliente”, mesmo com a adoção das novas tecnologias
gerenciais na Administração Pública, continuará a pagar pelos
serviços colocados à sua disposição por força da coletividade,
mesmo que ele não faça uso de todos esses serviços,
enquanto na Administração Privada, o “cliente” somente
paga pelos serviços que de fato utiliza.
Assinale:
Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos,
analise as afirmativas a seguir.
I. É composta pelos instrumentos de contratualização do
desempenho que prescrevem os resultados e as sanções
positivas e negativas diante do desempenho alcançado.
II. O modelo de gestão por resultados não confere autonomia
processual aos agentes executores e sim estimula, por meio
de aplicação de indicadores, o alcance das metas e dos
objetivos traçados no plano plurianual priorizados pela
diretriz orçamentária.
III. Adota a avaliação dos resultados e retro-alimentação do
sistema de gestão para eventuais correções de rota,
constituindo assim uma ferramenta gerencial.
Assinale:
A respeito das normas constitucionais e de seu controle, assinale a afirmativa correta.
Com relação aos regimes jurídicos dos agentes públicos, analise
as afirmativas a seguir:
I. As constituições estaduais e as leis orgânicas municipais
podem, originariamente, regular aspectos próprios do regime
jurídico único dos seus servidores públicos.
II. Um Secretário Estadual de Saúde é considerado, de acordo
com a classificação doutrinária, agente político.
III. A lei da cada ente político estabelecerá os casos de
contratação por tempo determinado para atender à
necessidade temporária de excepcional interesse público.
Assinale:
A respeito dos defeitos do negócio jurídico, analise as afirmativas
a seguir.
I. O erro é considerado substancial quando, sendo de direito e
não implicando recusa à aplicação da lei, for o motivo único
ou principal do negócio jurídico.
II. A coação consiste na ameaça do exercício normal de um
direito, assim como o simples amor reverencial.
III. A lesão é configurada quando uma pessoa, sob premente
necessidade ou por inexperiência, se obriga a prestação
manifestante desproporcional ao valor da prestação oposta.
Assinale:
Com relação à Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos),
analise os itens a seguir.
I. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em
lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à
dispensa ou à inexigibilidade.
II. Impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de
procedimento licitatório.
III. Admitir à licitação ou celebrar contrato com empresa ou
profissional que tenha sido declarado inidôneo, suspenso
temporariamente de participar de licitação ou impedido de
contratar com a Administração.
Assinale a alternativa que indica o(s) item(ns) que apresenta(m)
condutas criminalizadas por essa Lei.
Considerando uma receita líquida de $2.000 e o lucro bruto de $1.200, o ciclo operacional em dias foi de
Quanto às evidências apropriadas e suficientes da estrutura
conceitual de certificação de auditoria, analise as afirmativas a
seguir.
I. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua fonte de
obtenção, sendo a confirmação de fonte externa ou
independente um fator que aumenta o grau de
confiabilidade.
II. A evidência gerada internamente é mais confiável quando os
controles internos são eficazes.
III. A declaração subsequente do que foi discutido é mais
confiável do que a evidência documental.
Assinale:
O parecer prévio circunstanciado do Tribunal de Contas sobre a prestação de contas de uma Prefeitura é o resultado do controle do tipo
Quanto ao Fundo de Modernização do Tribunal de Contas do
Estado da Bahia – FUNTCE, analise as afirmativas a seguir.
I. O FUNTCE tem a finalidade de obter recursos para o
aperfeiçoamento técnico-profissional do Tribunal de Contas.
II. As fontes de recursos serão exclusivamente oriundas de
recursos provenientes de multas e sanções pecuniárias
aplicadas pelo Tribunal e de taxas de inscrição em eventos
realizados pelo Tribunal.
III. O Fundo será administrado pelo Presidente do Tribunal, com
apoio do Diretor Administrativo e Financeiro e por mais três
servidores escolhidos pelo próprio Presidente do Tribunal.
Assinale: