Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15111 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre "distribuição", analise e as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

  1. A distribuição será por prevenção no conflito negativo de competência, quando houver outro processo da mesma natureza, entre os mesmos juízes e sob o mesmo fundamento.
  2. A distribuição será por prevenção nos processos acessórios, quando o processo principal estiver pendente de julgamento.
  3. A distribuição será por prevenção nos casos de conexão ou continência.
  4. A distribuição será por prevenção no caso de restauração de autos.

Do texto, depreende-se que a decisão do STF sobre os artigos 124 a 126 do Código Penal:

Ao usar a voz passiva sintética em “Espera-se ainda muita discussão.” (L.41), o articulista:

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, essa modalidade tem sido considerada como instância em que o Brasil procura saldar uma dívida social que tem para com o cidadão que não estudou na idade própria. Destina-se, portanto, aos que se situam na faixa etária superior à considerada própria, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, trata-se:

Dentre as diversas tendências pedagógicas que visaram organizar a educação escolar ao longo da história, a Pedagogia Nova, sustentando fortes críticas à pedagogia tradicional, mantinha a crença no poder da escola e em sua função de equalização social (SAVIANI, 1981). Sobre as características que apresenta esta tendência pedagógica, esboçada no final do séc. XIX e fortalecida na primeira metade do séc. XX, analise os itens a seguir:

  1. Em lugar de classes confiadas a professores que dominavam os conteúdos, transmitindo-os aos alunos de forma que estes pudessem, progressivamente assimilá-los pela imitação, a escola deve agrupar os alunos segundo áreas de interesses decorrentes de sua atividade livre.
  2. O professor é um estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos próprios alunos. Tal aprendizagem é uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabelece entre os alunos e entre estes e o professor.
  3. Cada professor tem de trabalhar com pequenos grupos de alunos, sem o que a relação interpessoal, essência da atividade educativa, fica dificultada; e num ambiente estimulante, portanto, dotado de materiais didático ricos, biblioteca de classe, etc.
  4. A feição das escolas precisa mudar seu aspecto sombrio, disciplinado, silencioso e de paredes opacas, assumindo um ar alegre, movimentado, barulhento e multicolorido.

A única alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é:

 

Essa concepção tem o movimento como meio e fim importante para a Educação Física, pois os processos de aprendizagem e desenvolvimento
fundamentam o corpo de conhecimento da Educação Física Escolar, a progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora, sugerindo elementos para a estruturação desse componente curricular.

A abordagem citada acima é:

Os jogos __________ possuem como características o trabalho coletivo, a decisão conjunta, a união entre os participantes, o trabalho em grupo.

Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.

Essa concepção procura alcançar o aperfeiçoamento das qualidades físicas na Educação Física e nos desportos, traçando metas da pré-escola à universidade, fundamentando-se no pragmatismo norte-americano, no qual a preocupação com a eficiência técnica é o caminho para uma
esportivização maciça.

A abordagem da educação física citada acima é:

Nas partidas oficiais de futebol foi inserida a regra do árbitro de vídeo (VAR), que entrou em vigor na Copa do Mundo de 2018. Quais são as
intervenções que podem ser feitas pelo árbitro de vídeo durante uma partida?

No Futsal, o tiro lateral ocorre após a bola sair pela linha lateral da quadra, e sua cobrança é feita com

Os fundamentos do Handebol são essenciais para sua prática e como ocorre em todo esporte, são aprendidos e aplicados no momento do jogo.
São fundamentos do Handebol:

O jogo é uma atividade de caráter voluntário, em que a presença das regras adapta-se aos participantes, podendo ser classificados conforme o ambiente e o objetivo. Quanto à classificação por objetivo, têm-se os jogos cooperativos, sobre os quais pode se afirmar que:

A pluralidade cultural deve ser enfatizada nas aulas de educação física, a fim de valorizar a cultura dos envolvidos. Ao realizar uma aula envolvendo este tema, o professor deve

Os jogos têm em suas características, atividades que fazem bem para o desenvolvimento do indivíduo, por conta de sua diversidade e variações,e por ocorrerem de forma espontânea. O jogo em que a criança representa corporalmente o imaginário, usando o “faz de conta’’ e a fantasia é o jogo

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282