Avaliação é um elemento do processo de ensino e aprendizagem que deve ser considerado em direta associação com os
demais. Baseando–se nas informações do documento de Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação
informa ao professor o que foi aprendido pelo estudante; informa ao estudante quais são seus avanços, dificuldades e
possibilidades; encaminha o professor para a reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa e, desse modo, orienta
o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda. Possibilita também à equipe escolar definir
prioridades em suas ações educativas.
I – A avaliação ao final de um período de trabalho é o resultado tanto de um acompanhamento contínuo e sistemático pelo
professor como de momentos específicos de formalização, ou seja, a demonstração de que as metas de formação de
cada etapa foram alcançadas.
II – Nas provas que demandam definição de conceitos, as perguntas precisam estar contextualizadas para que o estudante
não interprete a aprendizagem em Ciências Naturais como a aprendizagem de trechos de textos decorados para a
prova.
III – Perguntas objetivas do tipo: O que é...?., nos primeiros ciclos do ensino fundamental, podem vir a ser respondidas
com: – Por exemplo..... E o professor não deveria aceitar os exemplos como forma de os alunos revelarem suas
primeiras elaborações.
IV –A avaliação se constitui no momento final do processo de ensino–aprendizagem, quando os estudantes põem em jogo
seus conhecimentos adquiridos durante toda a situação escolar.
V – Avaliar também é buscar compreender, do ponto de vista do professor, a lógica do erro, que tradicionalmente expressa
discrepâncias com conceitos e procedimentos da Ciência, de quem aprende, bem como compreender sua razão
constitutiva como parte do processo, explicitá–la para quem está aprendendo.
Como está informado nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC, SEF, 1998, são
afirmativas CORRETAS, apenas:
A Educação a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que a
comunicação e a construção do conhecimento entre os usuários envolvidos
possam acontecer em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias
cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino não presencial, com
vistas à crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio
de novas relações de ensino-aprendizagem.
O Censo da Educação Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta
para o aumento expressivo do número de matrículas nessa modalidade. Entre
2004 e 2009, a participação da EaD na Educação Superior passou de 1,4%
para 14,1%, totalizando 838 mil matrículas, das quais 50% em cursos de
licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EaD
estão na pós-graduação e que 42% estão fora do seu estado de origem.
Considerando as informações acima, enumere três vantagens de um curso a
distância, justificando brevemente cada uma delas.
Considera la cita abajo.
Quizás sea éste uno de los factores que hacen que la enseñanza de la lengua y de su gramática sea, con tanta
frecuencia, un fracaso y quizás se deban a esto las expresiones de disgusto, de enfado, de aburrimiento, que notamos
en las personas cuando se les pronuncia la palabra gramática: algo que asocian inmediatamente a ese conjunto de
reglas vacías de contenido y arbitrarias que los profesores les hacemos memorizar.
Brasil. MEC/SEB. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Mec, 2006, p. 144
La cita está de acuerdo con el Texto I, una vez que
No texto dos Parâmetros Curriculares para o ensino fundamental (terceiro e quarto ciclos) está escrito: No atual momento em que se discute a globalização, dialeticamente ressurge o interesse de desvendar a possibilidade das resistências que nascem no interior de certos espaços, evidenciando que as regiões, como conjunto de lugares que interagem solidariamente na busca de uma autonomia e identidade, não desapareceram. Segundo Paulo Cesar da Costa Gomes: “ De qualquer forma, se a região é um conceito que funda uma reflexão política de base territorial, se ela coloca em jogo comunidades de interesses identificadas a uma certa área e, finalmente, se ela é sempre uma discussão entre os limites da autonomia face a um poder central, parece que estes elementos devem fazer parte dessa nova definição ao invés de assumirmos de imediato uma solidariedade total com o senso comum que, nesse caso da região, pode obscurecer um dado essencial: o fundamento [...] de controle e gestão do território. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografi a/Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 20 Segundo a perspectiva de análise do autor citado nesse trecho do documento oficial, no caso da região, é preciso transpor o senso comum e colocar em evidência a dimensão de ordem
A respeito da autonomia universitária, julgue os itens seguintes.
As universidades públicas federais, entidades da administração indireta, são constituídas sob a forma de autarquias ou fundações públicas. Seus atos, além de sofrerem a fiscalização do TCU, submetem-se ao controle interno exercido pelo MEC, porque tais universidades são subordinadas a esse ministério.
A respeito da autonomia universitária, julgue os itens seguintes.
Considere que determinado estudante tenha impetrado mandado de segurança contra ato omissivo do ministro da Educação em razão de seu diploma não ter sido expedido porque o curso de pós-graduação que esse estudante frequentou não estava credenciado no MEC. Nessa situação, o ministro não é autoridade competente para determinar a expedição do diploma, não detendo legitimidade passiva para a mencionada ação; a universidade tem autonomia específica para a prática desse ato.
Para nos auxiliar na localização dos diversos sítios
na Internet, eles são identificados por “nomes de domínios".
No endereço inep.gov.br, “br" indica o país, Brasil, “gov" indica
um órgão do governo, “inep" é a sigla do órgão. Os domínios
“.com" ou “.com.br" são comerciais, os domínios “.org" ou
“.org.br" são de organizações não governamentais (ONGs),
sem fins de lucro. Um endereço de correio eletrônico
jurua@inep.gov.br localiza a pessoa conhecida como “jurua"
dentro do Inep. Os domínios terminados em “.com", “.org",
“.edu" não se referem a nenhum país específico e, por isso,
são conhecidos como domínios genéricos.
Com base nessas informações, é correto afirmar que, se uma
pessoa tivesse de localizar o endereço eletrônico de outra,
sabendo que ela é do Ministério da Educação (MEC) e que
seu endereço começa por “jurua", ela deveria escrever para
A identidade negra não surge da tomada de
consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma
diferença biológica entre populações negras e brancas
e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo
histórico que começa com o descobrimento, no século XV,
do continente africano e de seus habitantes pelos
navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o
caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico
negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do
continente africano e de seus povos.
K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade
negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e
experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37
Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto
afirmar que