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Considere que um incidente foi identificado e registrado pela equipe de Técnicos que realizam o atendimento de primeiro nível da Central de Serviços. Seguindo o fluxo de atividades do ciclo de vida do incidente, após o diagnóstico, um Técnico não conseguiu aplicar uma Solução de Contorno ou Resolução. De acordo com a ITIL v3 edição 2011, o incidente deve ser

Em caso de indisponibilidade de um serviço de tecnologia da informação em uma organização, o processo que objetiva restabelecer o serviço o mais rápido possível é o gerenciamento

Considere, por hipótese, que um Tribunal utilize o serviço de uma empresa terceirizada cuja equipe de TI deve fornecer serviços por 200 horas mensais. De acordo com o processo Gerenciamento da Disponibilidade da ITIL v3 edição 2011, a Disponibilidade [D] pode ser medida como uma taxa percentual calculada em relação ao Tempo Total de Disponibilidade (TTD) de um período e o Tempo Total de Indisponibilidade (TTI) no mesmo período, de acordo com a fórmula: D = ((TTD – TTI) * 100)/ TTD Suponha que os serviços de TI ficaram indisponíveis 40 horas em um determinado mês e que a empresa tenha um Acordo de Nível de Serviço-ANS com meta de 95% de disponibilidade. A disponibilidade [D] oferecida pela empresa terceirizada e a meta de disponibilidade acordada são, correta e respectivamente,

Uma organização tem dificuldades constantes e recorrentes com o tempo de resposta do seu portal de intranet. A solução de contorno é sempre reiniciar o servidor web.

Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que a causa raiz da referida dificuldade pode ser identificada e solucionada por meio do processo de gerenciamento de

O volume de estratégia de serviço (service strategy) da ITIL V3 define o conceito de Portfólio de Serviços, que representa a habilidade e prontidão de um provedor de serviços para atender clientes e espaços de mercado. ITIL divide o Portfólio de Serviços em três fases: Catálogo de Serviços, Pipeline de Serviços e Serviços Aposentados (Retired Services). No Portfólio de Serviços, os serviços

Em relação ao ITIL V3, analise as afirmativas a seguir.

I. A melhoria contínua de serviço faz uso do ciclo PDCA para aperfeiçoar continuamente a qualidade dos serviços.

II. Matriz RACI é uma ferramenta que facilita a identificação dos responsáveis por cada tarefa dentro de cada processo do ITIL.

III. O processo de melhoria de serviço preocupa-se em definir o que se pode medir e não o que deve ser medido.

Está correto o que se afirma em:

Para disponibilizar um serviço de tecnologia da informação ao usuário final, será realizado o processo de gerenciamento de mudança de serviço do ambiente de homologação para o ambiente de produção.

Considerando-se essa situação, é correto afirmar que o processo de gerenciamento de mudança encontra-se no estágio de ciclo de vida de serviço denominado

Considere que um Tribunal adote as melhores práticas da ITIL v3 edição 2011 . O processo Gerenciamento de Segurança da Informação é responsável por garantir que a CID dos ativos, informações, dados e serviços de TI do Tribunal correspondam às necessidades acordadas do negócio. Antes da adoção da ITIL, ocorreram as seguintes violações de segurança: I. Um processo teve seu número alterado, sendo que o número do processo deveria ser inalterável. II. Um processo foi impresso, sendo que o funcionário não tinha autorização para acessá-lo nem imprimi-lo. III. Um juiz inseriu comentários em documentos comprobatórios de um processo, sendo que os documentos não poderiam ser apagados nem alterados. As violações I, II e III comprometeram, correta e respectivamente, a

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O termo de abertura mencionado no item I não pode ser utilizado para criação de um novo serviço de acordo com o ITIL v3, haja vista ser um documento para iniciar projetos segundo o PMBOK 5.

Considere que uma organização tenha implantado uma Central de Serviços-CS terceirizada, que funciona com base na ITIL v3 edição 2011. Tendo em vista que os funcionários desta CS acessam os sistemas da instituição contratante, surgiu a necessidade de controlar seus acessos, pois estas pessoas não estão na base de Recursos Humanos da contratante. Para isso, um Analista de Sistemas sugeriu a implantação de uma infraestrutura de autenticação e autorização na qual, ao acessar um provedor de serviço, o usuário seja redirecionado para uma página que lhe apresenta uma lista de provedores de identidade. O usuário escolhe sua instituição de origem e seu navegador é redirecionado para o provedor de identidade dessa instituição.

Após autenticar o usuário, o provedor de identidade repassa o resultado dessa autenticação ao provedor de serviço e cria uma sessão de uso associada ao usuário, de forma que acessos a novos serviços dentro de um determinado intervalo de tempo não gerem novas requisições de autenticação. Esse mecanismo é denominado

Considere que o TST tenha uma infraestrutura de monitoramento com telas de TV projetando imagens de pontos estratégicos. Mas, quando a ferramenta de monitoramento indica uma falha, não há um processo que determina as ações a serem acionadas. Um Analista de Sistemas sugeriu que o TST adotasse as melhores práticas da ITIL v3 edição 2011, pois o processo Gerenciamento de

De acordo com a ITIL v3 2011, este é um exemplo de

No COBIT 5 há, pelo menos, um domínio que possui expertise para controles focados na implantação de serviços de TI. Assim, o processo de Gerenciamento de Mudança da ITIL v3 edição 2011, por exemplo, pode ser orientado através dos controles que o COBIT entende como maduros para o processo, na seção Gerenciar Mudanças.
O domínio do COBIT onde se encontra o processo Gerenciar Mudanças e a fase do ciclo de vida de serviço da ITIL onde se encontra o processo de Gerenciamento de Mudança são, respectivamente,

No dia 30 do mês, foram abertos os seguintes chamados, nesta ordem:

I. Uma requisição de mudança de local da estação de trabalho, aberta pelo Prefeito.
II. Um incidente no servidor de NFs da Prefeitura, aberto pelo estagiário.
III. Uma mensagem de instalação de um software para uma reunião de hoje à noite, requisitado pelo Secretário de Saúde.

Analise os chamados e assinale a alternativa correta de acordo com a ordem de prioridade de atendimento, considerando as principais prerrogativas da metodologia ITIL.

Considere as ocorrências abaixo.

I. Tentativas de acesso não autorizado, ocorrência de infecções, ataques e vírus, controle de uso de licença de softwares, erros em logs, limites de desempenho de aplicativos, servidores, elementos de rede, etc.

II. A memória de um servidor atinge 85% de uso e é emitido um aviso.

III. Um link de comunicação cai e é emitido um aviso.

De acordo com a ITIL v3 2011, I, II e III as ocorrências são exemplos, respectivamente, de

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