Julgue os itens subsecutivos, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.
A transição de serviço contém processo específico responsável por realizar avaliação formal de um serviço de TI a fim de determinar se a transição de serviços novos e modificados deverá ou não ser autorizada.
A direção de determinado órgão delegou ao analista de TI
as seguintes atividades, para serem executadas em prol da
implantação da gestão e governança de TI:
I avaliar os serviços e os níveis de serviços de TI atuais para
identificar as lacunas existentes entre os serviços e as
atividades empresariais;
II identificar áreas de melhoria dos serviços existentes e as
opções de nível de serviço;
III analisar, estudar e estimar a demanda futura, de acordo
com a capacidade dos serviços de TI habilitados e as
atividades de processos de negócios.
Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo
com o COBIT 5 e o ITIL v3 2011
Um cliente quer implantar uma intranet na empresa, então é preciso entrar em acordo quanto à disponibilidade, ao suporte ao
usuário, à implementação das solicitações de mudança, ao preço e formalizar tudo em um Acordo de Nível [ I] . Se a
empresa do cliente necessitar executar alterações, como expansão ou modificação nos serviços de TI incluídos no acordo
formalizado, deve apresentar [ II ] e o Gerenciamento de [ III ] processa o pedido. As alterações que estão fora dos
acordos vigentes devem ser tratadas no processo Gerenciamento de [ IV ] .
De acordo com a ITIL v3, as lacunas I, II, III e IV são, correta e respectivamente, preenchidas com
No contexto de ITIL, são feitas as seguintes afirmações: I A Estratégia de Serviços é a identificação de requisitos e necessidades de negócio que sejam “atendíveis” por serviços de TI. II A Estratégica de Serviços está apoiada em quatro pontos fundamentais: Perspectiva, Posição, Plano e Padrão. III Os serviços devem ter seus riscos gerenciados. É verdadeiro o que se afirma somente em
Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca
de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a
seguir.
O propósito da fase de transição de serviço é oferecer serviços
que sejam necessários ao uso operacional do negócio.
Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca
de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a
seguir.
Os processos de gerenciamento de capacidade e avaliação de
serviço fazem parte do ciclo de transição de serviço.
Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI.
Known error é um incidente cuja causa raiz é documentada e cuja solução de contorno identificada.
Julgue os itens seguintes, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.
O gerenciamento do portfólio de serviços, que pertence à área
de estratégia de serviços, visa gerenciar os projetos ou
programas voltados para atingir os objetivos organizacionais
por meio da inter-relação entre o desenho e a operação de
serviços.
Na Biblioteca ITIL v3 de gerenciamento de serviços de TI, o processo Gerenciamento de Mudança é executado
Determinado órgão solicitou ao analista de TI a execução
das seguintes atividades:
I implantar processo que vise gerenciar o escopo do projeto;
II implantar processo que vise, em relação a projetos e
serviços, estimar os custos e gerenciar cobrança;
III identificar as partes interessadas do projeto e dos serviços;
IV identificar os relacionamentos entre as atividades do
projeto.
Considerando as atividades descritas e tendo como referência
o PMBOK 5 e o ITIL v3 2011, assinale a opção correta.
Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca
de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a
seguir.
Após a investigação e detecção da origem de um problema, o
processo de gerenciamento de incidentes deve ser focado na
proposição de uma solução rápida, que pode ser uma solução
de contorno.
A ITIL v3 atualizada em 2011 estabelece que
Uma equipe de TI está trabalhando na mudança de serviços implantados, seguindo a proposta do estágio de Transição de Serviços
da ITIL v3 atualizada em 2011. Nesse processo de preparação, o banco de dados que deverá ser atualizado é o de
A Melhoria Contínua de Serviços não é considerada um Estágio do Ciclo de Vida dos Serviços pela ITIL v3, por se tratar de um paradigma, ou seja, uma forma de pensar e atuar e não um momento específico da vida do serviço. Essa afirmação, segundo as definições da ITIL v3 é
Na ITIL v3, definição, análise,
aprovação e oficialização são etapas de qual
processo da fase Estratégia de Serviço?