Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 470 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Julgue os itens subsecutivos, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.

A transição de serviço contém processo específico responsável por realizar avaliação formal de um serviço de TI a fim de determinar se a transição de serviços novos e modificados deverá ou não ser autorizada.

A direção de determinado órgão delegou ao analista de TI as seguintes atividades, para serem executadas em prol da implantação da gestão e governança de TI:
I avaliar os serviços e os níveis de serviços de TI atuais para identificar as lacunas existentes entre os serviços e as atividades empresariais;
II identificar áreas de melhoria dos serviços existentes e as opções de nível de serviço;
III analisar, estudar e estimar a demanda futura, de acordo com a capacidade dos serviços de TI habilitados e as atividades de processos de negócios.
Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo com o COBIT 5 e o ITIL v3 2011

Um cliente quer implantar uma intranet na empresa, então é preciso entrar em acordo quanto à disponibilidade, ao suporte ao

usuário, à implementação das solicitações de mudança, ao preço e formalizar tudo em um Acordo de Nível [ I] . Se a

empresa do cliente necessitar executar alterações, como expansão ou modificação nos serviços de TI incluídos no acordo

formalizado, deve apresentar [ II ] e o Gerenciamento de [ III ] processa o pedido. As alterações que estão fora dos

acordos vigentes devem ser tratadas no processo Gerenciamento de [ IV ] .

De acordo com a ITIL v3, as lacunas I, II, III e IV são, correta e respectivamente, preenchidas com

No contexto de ITIL, são feitas as seguintes afirmações: I A Estratégia de Serviços é a identificação de requisitos e necessidades de negócio que sejam “atendíveis” por serviços de TI. II A Estratégica de Serviços está apoiada em quatro pontos fundamentais: Perspectiva, Posição, Plano e Padrão. III Os serviços devem ter seus riscos gerenciados. É verdadeiro o que se afirma somente em

Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca

de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a

seguir.

O propósito da fase de transição de serviço é oferecer serviços

que sejam necessários ao uso operacional do negócio.

Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca

de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a

seguir.

Os processos de gerenciamento de capacidade e avaliação de

serviço fazem parte do ciclo de transição de serviço.

Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI.

Known error é um incidente cuja causa raiz é documentada e cuja solução de contorno identificada.

Julgue os itens seguintes, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.

O gerenciamento do portfólio de serviços, que pertence à área

de estratégia de serviços, visa gerenciar os projetos ou

programas voltados para atingir os objetivos organizacionais

por meio da inter-relação entre o desenho e a operação de

serviços.

Na Biblioteca ITIL v3 de gerenciamento de serviços de TI, o processo Gerenciamento de Mudança é executado

Determinado órgão solicitou ao analista de TI a execução

das seguintes atividades:

I implantar processo que vise gerenciar o escopo do projeto;

II implantar processo que vise, em relação a projetos e

serviços, estimar os custos e gerenciar cobrança;

III identificar as partes interessadas do projeto e dos serviços;

IV identificar os relacionamentos entre as atividades do

projeto.

Considerando as atividades descritas e tendo como referência

o PMBOK 5 e o ITIL v3 2011, assinale a opção correta.

Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca

de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a

seguir.

Após a investigação e detecção da origem de um problema, o

processo de gerenciamento de incidentes deve ser focado na

proposição de uma solução rápida, que pode ser uma solução

de contorno.

A ITIL v3 atualizada em 2011 estabelece que

Uma equipe de TI está trabalhando na mudança de serviços implantados, seguindo a proposta do estágio de Transição de Serviços

da ITIL v3 atualizada em 2011. Nesse processo de preparação, o banco de dados que deverá ser atualizado é o de

A Melhoria Contínua de Serviços não é considerada um Estágio do Ciclo de Vida dos Serviços pela ITIL v3, por se tratar de um paradigma, ou seja, uma forma de pensar e atuar e não um momento específico da vida do serviço. Essa afirmação, segundo as definições da ITIL v3 é

Na ITIL v3, definição, análise,

aprovação e oficialização são etapas de qual

processo da fase Estratégia de Serviço?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282