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Questões de Concurso – Aprova Concursos
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A leitura do texto permite inferir que seu objetivo principal é:

Medo da eternidade

1. Jamais esquecerei o meu aflitivo e dramático contato com a eternidade. Quando eu era muito pequena ainda não tinha provado chicles e mesmo em Recife falava-se pouco deles. Eu nem sabia bem de que espécie de bala ou bombom se tratava. Mesmo o dinheiro que eu tinha não dava para comprar: com o mesmo dinheiro eu lucraria não sei quantas balas. Afinal minha irmã juntou dinheiro, comprou e ao sairmos de casa para a escola me explicou: 
– Tome cuidado para não perder, porque esta bala nunca se acaba. Dura a vida inteira. 
– Como não acaba? – Parei um instante na rua, perplexa. 
5. – Não acaba nunca, e pronto. 
Eu estava boba: parecia-me ter sido transportada para o reino de histórias de príncipes e fadas. Peguei a pequena pastilha cor-de-rosa que representava o elixir do longo prazer. Examinei-a, quase não podia acreditar no milagre. Eu que, como outras crianças, às vezes tirava da boca uma bala ainda inteira, para chupar depois, só para fazê-la durar mais. E eis-me com aquela coisa cor-de-rosa, de aparência tão inocente, tornando possível o mundo impossível do qual já começara a me dar conta. 
Com delicadeza, terminei afinal pondo o chicle na boca. 
– E agora que é que eu faço? – perguntei para não errar no ritual que certamente deveria haver. 
– Agora chupe o chicle para ir gostando do docinho dele, e só depois que passar o gosto você começa a mastigar. E aí mastiga a vida inteira. A menos que você perca, eu já perdi vários. 
10. Perder a eternidade? Nunca. 
O adocicado do chicle era bonzinho, não podia dizer que era ótimo. E, ainda perplexa, encaminhávamo-nos para a escola. 
– Acabou-se o docinho. E agora? 
– Agora mastigue para sempre. 
Assustei-me, não saberia dizer por quê. Comecei a mastigar e em breve tinha na boca aquele puxa-puxa cinzento de borracha que não tinha gosto de nada. Mastigava, mastigava. Mas me sentia contrafeita. Na verdade eu não estava gostando do gosto. E a vantagem de ser bala eterna me enchia de uma espécie de medo, como se tem diante da ideia de eternidade ou de infinito. 
15. Eu não quis confessar que não estava à altura da eternidade. Que só me dava aflição. Enquanto isso, eu mastigava obedientemente, sem parar. 
Até que não suportei mais, e, atravessando o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia. 
– Olha só o que me aconteceu! – disse eu em fingidos espanto e tristeza. – Agora não posso mastigar mais! A bala acabou! 
– Já lhe disse – repetiu minha irmã – que ela não acaba nunca. Mas a gente às vezes perde. Até de noite a gente pode ir mastigando, mas para não engolir no sono a gente prega o chicle na cama. Não fique triste, um dia lhe dou outro, e esse você não perderá. 
Eu estava envergonhada diante da bondade de minha irmã, envergonhada da mentira que pregara dizendo que o chicle caíra da boca por acaso. 
20. Mas aliviada. Sem o peso da eternidade sobre mim. 

                                                                                                                           (LISPECTOR, Clarice. Jornal do Brasil, 06 de jun. de 1970)

Leia as seguintes afirmações a respeito do texto. 

I. Os chicles continuam doces mesmo após se transformarem em puxa-puxa. 
II. Os chicles podem ser pregados na cama para que não sejam engolidos durante o sono. 
III. O docinho dos chicles é melhor do que o das balas. 
IV. Para algumas crianças, os chicles funcionam como uma bala eterna. 

De acordo com o texto, estão corretas APENAS as afirmações: 

De acordo com a leitura do texto, assinale a alternativa incorreta.

In the segment of 5th paragraph “the worst outcome would be to let inflation take root”, the words would be signal

The main purpose of the text is to

Durante o desenvolvimento de uma aplicação mobile em Java para Android, um programador detectou a necessidade de alterar o texto de um widget da classe TextView, chamado resultado, para "Sucesso!".

Para realizar essa ação, esse programador deve usar o seguinte fragmento de código:

De acordo com a Lei nº 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis Federais), analise o texto a seguir e assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

“______ é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor”.

Prestai atenção às coisas que vos contam, em família, na rua, nos cafés, em várias letras de forma, [...]” (4º§) A forma verbal “prestai” foi usada no texto com a finalidade de:

Qual é a categoria para a análise da relação entre concepções pedagógicas e os significados de avaliação ao qual se refere essa modalidade de avaliação descrita no texto?

O texto “Tecnologia” foi escrito:

________ é a conduta da criança em desenvolver a sua própria personalidade e aprender a tomar decisões, sem necessitar de ajuda, onde grande parte do comportamento da criança na escola é da sua interação com os colegas e professores, fase onde a criança tem seu próprio pensamento e se torna mais independente em função de seu maior desenvolvimento da linguagem, embora a ligação e a influência do convívio com os pais e familiares ainda, seja forte.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto: 

Dadas as afirmativas, considerando os aspectos normativos presentes nas falas do personagem Armandinho, quadrinhos, 

I. O pronome demonstrativo essas (primeiro quadrinho) indica distância da situação de fala.

II. O pronome demonstrativo essas (primeiro quadrinho) sugere retomada de informação distante no texto.

III. No último quadrinho, há um fator de ocorrência para próclise na norma-padrão, que é o advérbio de negação não.

IV. No primeiro quadrinho, até é uma palavra denotativa de inclusão e funciona como operador argumentativo.

verifica-se que estão corretas apenas

Analise as afirmativas que seguem, considerando alguns dos elementos da construção narrativa.

I. No texto, a postura do personagem-tipo é de um ressentimento individual, que, embora explicite as relações de poder entre os dominantes e seu subalternos, não reivindica uma mudança das relações de exploração em geral. 

II. O personagem-tipo pertence à classe dominante que, necessariamente, não tem condições de uma consciência plena como classe. 

III. O personagem Luís quer ser apenas prestigiado e, se possível, chegar ao mesmo patamar da classe que o oprime; por isso, reivindica uma mudança das relações de exploração. 

IV. No trecho: “Não grito: habituei-me a falar baixinho na presença dos chefes. [...] então eu não era nada?”, é possível reconhecer que são palavras ditas pelo personagem Luís, mas não há verbo de dizer, não há travessão nem aspas. Isso está integrado ao discurso indireto do narrador.

verifica-se que está/ão correta/s apenas

Complete a lacuna do texto, abaixo. Estando no Windows Explorer do Windows 7 ao usar o atalho para abrir uma nova janela o usuário usou a combinação de teclas _______.

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