
Considerando a perspectiva de Paulo Freire sobre o ato de ler, apresentada no texto precedente, a dimensão didático-pedagógica do ensino de língua portuguesa, a formação para a cidadania e as disposições do Currículo de Pernambuco para o componente curricular de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, julgue o item a seguir.
A concepção freireana de leitura está de acordo com a ideia de alfabetizar letrando, que consiste em orientar a criança a aprender a ler e a escrever, levando-a a conviver com práticas sociais de leitura e de escrita.

Considerando as informações presentes nesse texto e os conceitos de semiótica, multiletramento e multimodalidade, bem como asdisposições do Currículo de Pernambuco para o componente curricular de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, julgue o item subsequente.
No que diz respeito à intersemioticidade no ensino da língua portuguesa, exige-se, do ponto de vista docente, uma ação mediadora em relação às adequações discursivas, aos propósitos comunicativos e ao nível da linguagem em relação ao contexto e aos interlocutores.
Em relação às competências específicas apresentadas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, bem como para aárea de linguagens e suas tecnologias, julgue o item a seguir.
No ensino de língua portuguesa no ensino fundamental, devem-se priorizar atividades que desenvolvam a linguagem escrita, seja do ponto de vista de reprodução de leituras, seja de produção textual, visto que, nessa fase do processo de ensino-aprendizagem, o trabalho pedagógico com outras formas de linguagem, tais como a oral ou a visual-motora, cabe a outros componentes curriculares, não estando previsto no currículo específico de língua portuguesa.

A partir do texto apresentado, e considerando que as massas molares do NaCl e do KCl valham, respectivamente, 58,5 g/mol e 74,6 g/mol e que a constante de Avogadro valha 6 × 1023 mol−1, julgue o item a seguir.
A adição de sal light à água, para o preparo de macarrão, diminui a temperatura de ebulição e aumenta a pressão máxima de vapor d’água, por isso ela ferveria mais rápido nessas condições.

Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue.
A transformação de metais citada no texto assemelha-se à atual transmutação dos elementos, como, por exemplo, aquela que ocorre na síntese dos elementos com número atômico maior que o do urânio na tabela periódica.

Com referência ao diagrama anterior, que apresenta as fases mais estáveis em pressões e temperaturas diferentes para o enxofre, julgue o item a seguir.
As três fases do enxofre podem coexistir nas temperaturas de 96 °C, 120 °C e 151 °C.

Com base no gráfico precedente, que apresenta as solubilidades em água de algumas substâncias, e considerando que as massas molares do NaNO3 e do KCl valham, respectivamente, 85,00 g/mol e 74,6 g/mol, julgue o próximo item.
A 50 °C, uma solução de 100 mL que contém 80 g de KNO3 é classificada como insaturada.
A respeito da tabela periódica e dos modelos atômicos, julgue o item seguinte.
Na tabela periódica moderna, não é utilizada a classificação semimetais.

Com base nessas informações, julgue o próximo item.
Considerando-se que 500 mg de comprimido de HAS tenham sido dissolvidos em água e que a titulação desse ácido com NaOH 0,100 mol/L tenha gasto 25,00 mL, é correto concluir que a porcentagem de HAS no comprimido é superior a 91%.

Com base nessas informações, julgue o próximo item.
Nessa reação, a dipirona atua como uma base de Brønsted-Lowry.
O ibuprofeno (M = 206 g/mol) é um analgésico e anti-inflamatório produzido a partir do ácido 3-fenilpropanoico. Em relação ao ibuprofeno e seu precursor, julgue o item a seguir.
A fórmula molecular do precursor do ibuprofeno é C9H10O2.
Acerca das abordagens metodológicas na construção do conhecimento no ensino de química e dos recursos didáticos voltados a esse ensino, julgue o item a seguir.
A resolução de problemas é uma estratégia que contempla a estruturação de atividades de laboratório como investigações ou problemas práticos que o educando deve resolver. Essa estratégia só admite problemas fechados, em que os procedimentos e os recursos são dados pelo professor, cabendo ao aluno a tarefa de tirar suas conclusões.
No que se refere a conceitos básicos de técnicas, materiais e normas de segurança laboratoriais, julgue o item subsequente.
Em laboratórios de ensino, deve-se evitar utilizar certas substâncias químicas, tais como hidrazina, hidroxilamina e alguns peróxidos, que podem sofrer decomposição espontânea de forma explosiva, induzida por aquecimento, catalisadores ou um simples toque mecânico.
As competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente curricular de química e ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio incluem
debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de ciências da natureza (tais como novas tecnologias genéticas, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas etc.), considerando aspectos legais e éticos, privilegiando a argumentação consistente e responsável e respeitando os diferentes pontos de vista.
A sociologia surgiu no final do século XIX, quando se tentava compreender a transição da sociedade tradicional para uma ordem social moderna. A respeito de aspectos relativos à sociologia como ciência, julgue o item que se segue.
Tanto Durkheim quanto Simmel se esforçaram para institucionalizar a sociologia em seus respectivos países e foram bem-sucedidos nisso, na medida em que fundaram cátedras, revistas e grupos de orientandos.